PABX ainda é um bom recurso de TI?

PABX ainda é um bom recurso de TI?

Se uma corporação estiver à procura de uma central de telefonia própria, sem precisar recorrer a terceiros, o PABX é ideal. O call center, por exemplo, que é atividade essencial, não para com a quarentena. Contudo, a organização precisa se adaptar para proteger os colaboradores.

Por isso, um serviço que facilite e aproxime a comunicação com o cliente é extremamente importante. E o PABX pode atender bem nessas circunstâncias. 

PABX é uma sigla para Private Automatic Branch Exchange, serviço comercial que atua como operadora telefônica de modo privado. Dessa forma, o recurso serve como uma rede de ligações, possibilitando que todas as linhas dos colaboradores de uma empresa estejam conectadas em um único sistema. 

Comumente, surge a dúvida sobre a diferença entre o PABX e o PBX. A principal é que o PBAX - que é o sistema mais recente - funciona de forma automática. Antes de conhecer melhor suas opções, entenda como ele funciona.

Como o PABX funciona

Com o PABX, a discagem e as ligações dentro da empresa se tornam mais simples, uma vez que não precisam de intervenção manual. Em outras palavras, ninguém precisa fazer as trocas entre ramais privados, já que o próprio PABX já oferece isso. 

O recurso conecta os ramais da empresa separadamente à rede telefônica pública e garante que todas as chamadas internas sejam encaminhadas por meio desse sistema, sendo, portanto, mais econômico. 

Seu funcionamento ocorre da seguinte forma: assim que uma chamada chega, ela é encaminhada através da estação de controle central. Cada uma delas recebe um código. O PABX é programado com números de ramais correspondentes a todos os telefones usados no local e, assim, pode transferir chamadas para qualquer uma das linhas com base no seu número exclusivo. 

Quando alguém faz uma ligação, indica o ramal desejado e o próprio sistema faz a troca. Alguns, inclusive, possuem mensagens gravadas para saudar ao atender as chamadas recebidas. Nas chamadas internas, basta teclar o ramal desejado. E, nas externas, normalmente é necessário digitar algum algarismo específico. 

Quais os benefícios do PABX? 

O PABX, como dito, facilita bastante o serviço das corporações e, por isso, oferece diversos benefícios, como produtividade e redução dos custos.

Mais rapidez e produtividade 

Com o PABX é possível acessar os recursos de qualquer lugar, basta ter um dispositivo conectado à internet. Isso porque o sistema fica amparado pela rede. 

É dessa forma ocorre a rapidez de acesso por parte de funcionários que precisam do sistema de telefonia de locais externos à empresa. Com essa rapidez, o trabalho dos colaboradores também se torna mais produtivo. 

Reduz custos

Já que o sistema é ancorado à internet, os custos com as ligações são menores do que com uma linha tradicional. Por isso, o PABX pode colaborar com a redução de custos da corporação. 

Melhorias na Comunicação Interna e Externa

O fato de as ligações não interferirem nos gastos motiva a comunicação interna da empresa. Com a possibilidade de ligar livremente, torna-se mais fácil fazer utilizar o recurso para comunicação, dada a rapidez da troca de informações e a própria comunicação entre os setores. 

As ligações externas também são facilitadas. Alguns dados mostram que o tempo utilizado na comunicação VOIP é, aproximadamente, 50% menor em relação a uma comunicação tradicional feita de modo analógico. 

Melhora na gestão

Com os ramais de telefonia integrados em uma única rede de dados, a administração da comunicação se torna mais fluida. Qualquer erro pode ser identificado rapidamente e logo corrigido. As funcionalidades do sistema permite que a gestão seja simplificada, evitando prejuízos na comunicação empresarial. 

Além disso, o sistema permite que a rede seja gerenciada através de interface na web. Desse modo, o gestor consegue alterar a qualquer momento e da forma que preferir os grupos, filas e outros aspectos do atendimento. 

Diferentes tipos de PABX

O PABX pode ser em versão analógica ou digital. O análogico é um dos mais usados, principalmente, por ter baixo custo de investimento. Contudo, os recursos são limitados e necessita de um especialista para a manutenção.  

Já o PABX digital conta com mais recursos. Dessa forma, se comparado ao análogico, ele tem mais vantagens, mas o investimento exigido é maior. Entre seus recursos diferenciais, oferece a discagem direta para ramais (DDR), entroncamento digital, seleção automática de linhas e ramal econômico. 

Além dessas versões, é possível optar pelo PABX IP. Este possui as mesmas funcionalidades, mas tem recursos extras, e trabalha com qualquer tipo de linha telefônica. Além disso, o atendimento ao cliente pode se tornar ainda melhor por meio do sistema de URA (Unidade de Resposta Audível). 

Tal sistema permite atender as chamadas com uma gravação personalizada e encaminhar as ligações para o setor responsável - que pode estar, inclusive, até em outro estado, sem que se considere uma ligação interurbana. 

Agora que você já sabe quais as opções e as vantagens do PABX como recurso de TI, não deixe de otimizar sua comunicação. Para saber mais sobre TI corporativo, entre em contato com a nossa equipe e peça uma consultoria personalizada. 

 

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
6 de maio de 2020

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