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Para que serve telefonia IP?

Para que serve telefonia IP?

A adoção de tecnologia em uma empresa proporciona inúmeras vantagens, que vão desde a redução de custos ao aumento da produtividade. A telefonia IP ou VoIP é uma solução que vem sendo cada vez mais adotadas por diversos empreendimentos pela sua funcionalidade.

Você já ouviu falar sobre essa tecnologia e seu funcionamento? Confira!

O que é telefonia IP?

Telefonia IP ou Telefonia VoIP (Voice over Internet Protocol), ou ainda Voz sobre IP, são termos utilizados para designar a tecnologia que permite fazer e receber chamada de voz ou de vídeo por meio de conexão com a internet.

Por isso, o usuário que está conectado pode utilizar o serviço de qualquer lugar do mundo.

Apesar de não ser recente, o mercado de telefonia IP está em crescimento diante da internet de altíssima velocidade, e os provedores do serviço oferecem a cada dia mais equipamentos e complementos para utilizar nas chamadas.

Como funciona a telefonia IP?

A grosso modo, o VoIP se parece com um telefone convencional que utiliza a rede de internet para transmitir voz ou imagem. Se o cliente fosse fazer uma chamada de longa distância pelo telefone, passaria por inúmeras centrais telefônicas das operadoras, tornando a chamada mais cara. Mas com a telefonia IP isso não ocorre.

Ela converte um sinal de voz analógico em um conjunto de sinais digitais. Este, por sua vez, é enviado pela internet, preferencialmente por banda larga (alta velocidade).

Uma empresa pode, com essa tecnologia, realizar chamadas de VoIP para VoIP de forma gratuita. Mas, para tanto, deve se equipar.

A telefonia IP demanda alguns componentes essenciais para seu funcionamento, além de um computador, como:

  • Rede/Internet: existem redes de IP de tecnologia VoIP públicas (internet, utilizada por todos que contam com conexão banda larga) e privadas (redes corporativas, acessadas somente por pessoas autorizadas, seja LAN ou WAN);
  • Softphone: programas de computador transformam o sinal analógico no conjunto de sinais digitais que serão transmitidos pela web (como o Skype e o Hangouts). Para usá-lo, é preciso ter um dispositivo equipado com microfone, alto-falante, conexão de banda larga e placa de som;
  • Aplicativos: similares ao softphone, mas aplicáveis a dispositivos móveis.
  • Adaptador de telefone analógico (ATA): possibilita fazer e receber ligações VoIP no telefone convencional. Esse aparelho conecta um telefone comum à rede VoIP;
  • Telefone IP: semelhante ao ATA, porém mais sofisticado. Assemelha-se a um aparelho telefônico, mas se conecta à rede automaticamente, sem necessidade de periférico.

Quais as melhores aplicações dessa tecnologia no ramo empresarial?

Para sobreviver e crescer no mercado, as empresas devem adotar tecnologias que conferem vantagem competitiva a elas. A telefonia IP consegue oferecer um conjunto de benefícios que otimizam a atividade, como:

  • Oferecimento de recursos a pequenas empresas que antes eram inerentes às grandes;
  • Redução de custos, já que o serviço é praticado a baixos preços (custo fica em cerca de ¼ do custo da ligação por telefonia tradicional) ou são, muitas vezes, completamente gratuitos;
  • Mobilidade aos colaboradores, uma vez que as chamadas via VoIP podem ser feitas por meio de aplicativos em smartphones, ATA ou Telefone IP;
  • Integração com outros programas e aplicativos para trazer mais comodidade e produtividade aos usuários, como acontece com programas (WhatsApp é um exemplo) que melhoram a visualização de gráficos, tabelas e outros documentos necessário para a conversação;
  • Otimização do processo de comunicação, já que a transmissão de dados da ligação VoIP possui tempo consideravelmente inferior se comparada à telefonia tradicional, o que deixa mais tempo livre para outras chamadas;
  • Versatilidade, já que o VoIP permite realizar ligações para inúmeros dispositivos, e não só telefones fixos ou celulares, mas também tablets, smartphones, computadores.
  • Integração entre matriz e filiais usando apenas um central de telefonia possibilitando ligações a custo zero.
  • Gravações de ligações para auditorias internas.
  • Relatórios de chamadas perdidas, discadas, por setores ou por ramais.

Além dos benefícios, por ser um serviço em rede, o VoIP permite a adição de recursos que otimizam processos de comunicação nas empresas. O PABX Virtual é um deles, reduzindo custos de ligações de DDD e DDI e aumentando a produtividade da equipe.

Se você ainda não utiliza a telefonia IP em sua empresa, está perdendo a chance de utilizar uma tecnologia que pode lhe conferir muitas vantagens. Conte com a consultoria da 4infra para fazer uma avaliação do seu ambiente de TI e sugerir as melhores soluções e recursos desta tecnologia!


23 de setembro de 2018

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