(031) 3195-0580
4infra

Passo a passo da transformação digital nas PMEs

Passo a passo da transformação digital nas PMEs

Há quem pense que apenas as grandes empresas têm acesso às novas tecnologias, em virtude dos altos orçamentos e da capacitação técnica dos colaboradores. Mas a transformação digital não é privilégio para poucos: ela abrange todos os tipos e portes de negócio, garantindo melhoria na performance, nos custos e na administração de maneira geral.

Com a chegada da pandemia e a necessidade do isolamento social, muitas PMEs tiveram que fechar as portas do escritório físico e trabalhar em home office. Mas foi nesse momento que os desafios começaram a surgir. Afinal, como trabalhar em um ambiente remoto se a empresa não está preparada para isso?

A quarentena trouxe para o pequeno empreendedor uma série de desafios, exigindo uma tomada de decisão rápida para não perder vendas – e, nesse ponto, a transformação digital emergiu como a grande aliada das organizações.

A transformação digital não ocorre da noite para o dia

A da pandemia, que pegou todo mundo de surpresa, só veio reforçar a necessidade de um planejamento para a transformação digital nas pequenas e médias empresas.

O que acontece é que as PMEs, em sua maioria, não contam com uma equipe de TI em sua estrutura, nem colaboradores especializados em tecnologia da informação, levando a organização a uma limitação operacional que só a prejudica.

Para entrar de cabeça na transformação digital, as PMEs vão precisar:

Mapear as necessidades do negócio

Antes de instalar programas, aplicações e sistemas, é importante mapear as reais necessidades da sua empresa.

Ou seja, não adianta inserir no orçamento o serviço de um servidor robusto, sendo que a transmissão de dados é pequena. Então, avalie o que pode ser necessário para um primeiro momento e vá agregando novas soluções à medida que o negócio for crescendo.

Virtualizar servidores

Independentemente do tamanho do seu negócio, a virtualização de servidores é um recurso que faz toda a diferença, principalmente se você trabalha em home office.

A virtualização nada mais é que a versão virtual de um sistema operacional, um servidor ou um sistema de armazenamento. Em outras palavras, é dividir os recursos de um hardware em diversos servidores remotos por meio de um aplicativo de software.

Cada servidor virtual executa seus próprios sistemas operacionais de forma independente. Algumas das vantagens que essa mudança traz são redução de custos, maior disponibilização de serviços, reduzindo o tempo de paradas e manutenções programadas.

Investir em segurança da informação

As informações têm grande relevância para as PMEs, já que englobam dados importantes como cadastros de clientes, de potenciais clientes e registros confidenciais de contas bancárias da empresa. A vulnerabilidade dos sistemas de armazenamento pode deixar os dados expostos e sujeitos a ataques.

Por isso a importância de avaliar a melhor forma de segurança digital para o seu negócio, como antivírus, backup em nuvem, firewall, controle de senhas e criptografia, entre outros.

Disseminar a cultura digital

Mudanças sempre provocam resistência, ainda mais em se tratando de transformação digital. Por isso é essencial que os colaboradores entendam a necessidade da adaptação à tecnologia escolhida: a equipe precisa caminhar junta, na mesma direção, para o sucesso das novas implementações.

Dessa maneira, tenha conversas transparentes sobre o novo modelo de trabalho, fornecendo treinamentos e acompanhamentos periódicos durante a transição dos meios analógicos para o digital.

Terceirize os serviços de TI para a transformação digital

A maioria das PMEs não possui expertise para lidar com a implementação de recursos de TI, ainda mais em se tratando de toda a transformação digital do negócio. É por essa razão que o mais indicado é contar com uma parceria que tenha vasta experiência em tecnologia.

A 4Infra é uma empresa de outsourcing em TI que atua nas mais diversas frentes tecnológicas, com o objetivo de apoiar as PMEs e ajudá-las a crescer em um mercado cada vez mais competitivo.

O nosso trabalho é fazer um diagnóstico completo do negócio, levantar as demandas e oferecer propostas que tragam qualidade, performance e redução de custos.

A transformação digital e o investimento constante em TI fazem parte de uma realidade que veio para ficar, mas não precisa ficar preocupado em entender as inovações do momento.  O ideal é focar nas estratégias do negócio e deixar essa parte técnica com a 4Infra.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente!


22 de março de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down