(031) 3195-0580
4infra

Passo a passo do plano de recuperação de desastres

Passo a passo do plano de recuperação de desastres

A perda de dados corporativos é um dos maiores temores dos gestores. Afinal, tudo que se construiu em anos pode deixar de existir em poucos minutos. Pensar na recuperação de desastres não é um exagero, já que as ameaças aos dados não são infundadas.

Toda empresa está sujeita a sofrer algum tipo de desastre, que pode ocorrer de várias formas, seja através de causas naturais, como enchentes, desabamentos, terremoto, vendaval e raios, ou por intervenção humana, como erros, ataques, sabotagem e explosões.

Acidentes acontecem. E isso é a mais pura verdade! O problema é que muitas organizações não estão preparadas para se recuperar dos desastres e voltar logo às suas atividades. A falta de planejamento é algo que pode comprometer a sobrevivência do negócio.

Como fazer um plano de recuperação de desastres?

Falhas e vulnerabilidades são pontos fracos que rodeiam as empresas o tempo todo. É claro que nenhum empresário quer passar por um cenário adverso. Por isso, o recomendado é ter um plano de recuperação de desastres.

Trata-se de uma estratégia que contém medidas e ações para recuperar as informações diante de situações em que a integridade dos dados está sob ameaça. O objetivo é restabelecer os serviços, o mais rápido possível, visando redução de impactos e diminuição dos custos.

Veja, abaixo, o passo a passo do planejamento necessário para a recuperação de desastres:

Faça backup regularmente

Não é segredo para ninguém que fazer cópias de seguranças é uma das maneiras de se resguardar de possíveis ataques ou desastres. O recomendado é que a empresa defina quais informações e sistemas são prioritários e programe backup diários desse conteúdo.

Antigamente, essas cópias eram armazenadas em computadores fora da rede, servidores, HDs externos, etc. Hoje, com a tecnologia baseada em nuvem, esse processo ficou mais fácil. Os backups são automatizados e a TI pode configurar todo o processo, incluindo a frequência em que as cópias são feitas.

Assim, as informações ficam armazenadas em um Data Center fora da empresa, aumentando a segurança contra perdas acidentais e ataques cibernéticos.

Crie redundância de arquivos e recursos

Um dos passos do plano de recuperação de desastres é a criação de redundância de arquivos e recursos.

O que é isso? Normalmente, a empresa já conta com um Data Center, um recurso com fonte alternativa de energia, geradores, armazenamento de dados e outros mecanismos que impedem que arquivos e aplicações sejam perdidos ou corrompidos.

Para maior segurança, é recomendado o uso de um outro Data Center com a redundância de dados e recursos, ou seja, a replicação de todos os arquivos e sistemas da empresa.

Tenha políticas de procedimentos

Em um momento de desastre, o clima de urgência é sentido por todos. Por isso, é fundamental criar políticas de procedimentos que definam funções para gestores e colaboradores durante a ocorrência do evento.

Nesse sentido, cada um vai ter responsabilidades que devem ser cumpridas para não comprometer o planejamento, já que uma ação depende da outra.

Conte com a ajuda de uma consultoria em TI

Elaborar e colocar em prática um plano de recuperação de desastres não é tarefa fácil. É preciso estudo do negócio, avaliação de risco e experiência para definir as estratégias para a empresa.

O ideal é fazer parceria com uma consultoria em TI para ter esse apoio, tanto no planejamento quanto na execução da recuperação de desastres. Nós, da 4Infra, nos colocamos à disposição para te atender nesse e em outros serviços.

Entre em contato com a gente e converse com um dos nossos consultores!


25 de janeiro de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down