Passo a passo para remover código de ransomware

Passo a passo para remover código de ransomware

O ransomware é um malware que impede que os usuários acessem os arquivos pessoais e o sistema central de um computador. Na maioria dos casos, quando o ransomware ocorre, é exigido um pagamento de resgate para a recuperação do acesso. 

O ransomware apresentou suas primeiras variantes no final da década de 1980, quando o pagamento pelo "sequestro de dados" era enviado por meio do correio tradicional. Atualmente, o resgate (ransom) é feito através de cartão de crédito ou criptomoeda.

Um dos métodos mais comuns de infecção em computadores é por meio de spam malicioso - que, por sua vez, geralmente aparece como um e-mail não solicitado, de conteúdo duvidoso, com o intuito de entregar o malware. Dentro do e-mail, encontram-se PDFs, documentos do Word ou links que contém armadilhas.

Mas, para diminuir sua preocupação, a boa notícia é que existem métodos para conseguir remover o código de ransomware, de forma eficiente, do seu dispositivo.

Tipos de ransomware

Existem três tipos principais de ransomware, que variam em níveis de severidade. 

São eles:

Scareware

O Scareware inclui trapaças em softwares de segurança e um suporte técnico fraudulento. A mensagem pode ser recebida via pop-up, onde existirá uma afirmação dizendo que o malware foi descoberto e que um pagamento é necessário. 

Se o usuário não fizer nada, é provável que continue recebendo pop-ups. Porém, seus arquivos estarão seguros. 

Bloqueadores de tela

Quando o ransomware de bloqueio de tela invade seu computador, o acesso ao computador está impedido. É provável que, ao iniciar o equipamento, uma janela apareça com o selo do Departamento de Justiça Americano, ou do FBI, com uma mensagem afirmando que foi detectada atividade ilegal e que o usuário deve pagar uma multa.

Contudo, vale lembrar que o FBI não impede o acesso ao computador ou pede qualquer pagamento devido às supostas atividades ilegais. Em casos de suspeita de crimes cibernéticos, a agência de inteligência e segurança do país em que os crimes são cometidos utilizam meios apropriados, e dentro da legalidade, para combatê-los.

Ransomware de criptografia

No caso do ransomware de criptografia, os arquivos são invadidos e criptografados. Um pagamento é exigido para que os dados sejam devolvidos. 

Esse tipo de ransomware é um dos mais perigosos, já que os criminosos tomam posse dos arquivos de forma que nenhum software ou sistema possa reparar o prejuízo.

Como remover ransomware

Se o malware for um scareware, é suficiente apenas entrar no Modo de Segurança do sistema operacional da máquina e rodar um antivírus. Contudo, caso o vírus impeça que o sistema seja executado, será necessário restaurar o sistema. 

Para iniciar a restauração, siga os passos a seguir:

No Windows 7:

  1. Ligue o computador e, assim que surgir a tela de inicialização, aperte a tecla F8 repetidamente. No equipamento irá aparece o menu de Opções Avançadas de Boot;
  2. Selecione a opção "Reparar Seu Computador";
  3. Crie um novo usuário de acesso. Preencha os campos com nome e senha;
  4. Em seguida, clique em "Restauração Sistema".

No Windows 8, 8.1 ou 10:

  1. Quando o computador iniciar a tela de login do Windows, pressione a tecla Shift e, em seguida, clique no ícone de energia selecionando "Restaurar";
  2. Posteriormente selecione as opções "Solução de Problemas", "Opções Avançadas"  e por último "Restauração de Sistema".

Se o problema persistir, abra um antivírus a partir de um disco externo ou pen drive, certificando-se de que a máquina não está conectada à internet. Em último caso, caso nenhuma alternativa funcione, a melhor solução é buscar um profissional para garantir a total segurança de seus dados e sistema. 

Assim, se deseja minimizar os riscos de ataques de ransomware, invista em segurança. Há empresas especializadas em oferecer serviços de prevenção a ameaças e invasões com soluções personalizadas a partir da consultoria de sua infraestrutura de TI.

4INFRA é uma delas - e pode fornecer tanto os serviços de prevenção e consultoria para o seu negócio quanto de recuperação de desastres. Se precisar, entre em contato conosco.

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
24 de dezembro de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

chevron-down