(031) 3195-0580
4infra

Phishing: saiba como evitar esse ataque 

Phishing: saiba como evitar esse ataque 

Prática que consiste no roubo de dados e informações sigilosas, o phishing é um crime virtual mais comum do que você imagina. Um dos inúmeros perigos do meio virtual, a prática pode prejudicar a vida de usuários e empresas.

Termo em inglês semelhante a expressão fishing, que significa pescar, o crime cibernético “fisga” informações e dados sigilosos de usuários e empresas. Para isso, criminosos encaminham iscas virtuais, que são informações falsas e atrativas.

Depois de ser fisgado pela armadilha, os usuários podem ceder dados sensíveis e sigilosos.  Provavelmente, você já recebeu e-mails e até mesmo telefonemas desses cibercriminosos. Com uma estética semelhante a de outras empresas ou usuários, muitas pessoas são enganadas e compartilham dados como senhas e informações bancárias. 

Prepare os funcionários para evitar o ataque

Um dos pontos que levam muitas pessoas a cair nas mãos de cibercriminosos, é o despreparo. Por isso, é importante que a equipe de colaboradores da empresa saiba como lidar e identificar esse tipo de crime. Uma das práticas usadas é o envio de links e arquivos por-mail. Neles, pode conter softwares maliciosos como o cavalo de tróia. 

Por isso, é importante informar a equipe da existência desses golpes e auxiliá-los. Uma instrução básica que irá ajudar é pedir para sempre verificar o remetente do e-mail. Ao receber arquivos de e-mails suspeitos, é recomendado não abrir. 

Outra prática que pode ajudar na preparação dos colaboradores é testar o conhecimento da equipe. Para isso, a empresa pode encaminhar e-mails tipo phishing para que os colaboradores saibam como lidar com essa situação.  A partir dessa experiência, a empresa pode desenvolver feedbacks e apresentar pontos que podem melhorar 

Use autenticação de dois fatores e senhas forte

Senhas fáceis e óbvias podem facilitar o acesso de cibercriminosos. Por isso, é importante instruir a equipe, que no momentos de criar senhas, inserir com letras, números e caracteres especiais. Além disso, não é  recomendável usar uma mesma senha para todas as contas

Outra ferramenta importante é a autenticação de dois fatores. Para isso, a função pode ser habilitada no e-mail e em outros sistemas que a equipe utiliza. Dessa forma, será possível evitar a entrada de invasores. 

Proteja celulares e outros dispositivos móveis

Além do computador de trabalho, muitos funcionários têm acesso a dispositivos móveis da empresa. Celulares e tablets, por exemplo, são ferramentas que podem ser usadas por empresas no meio corporativo. 

No caso dos aparelhos, é importante adotar estratégias de segurança para evitar possíveis ataques. Para isso, a empresa pode buscar soluções de proteção de dados que funcionem em dispositivos móveis. 

Outra maneira de proteger suas informações do phishing é procurando o apoio de empresas na área de tecnologia. A 4infra oferece soluções que irão ajudar sua empresa a proteger dados importantes. Fale com a nossa equipe!

 


27 de setembro de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Phishing: saiba como evitar esse ataque 
27 de setembro de 2021
Segurança digital: 3 sinais para investir  
27 de setembro de 2021
Conheça a Data Mesh: a inovação na arquitetura de dados 
24 de setembro de 2021
Conheça o Xaas e saiba como aplicá-lo 
22 de setembro de 2021
1 2 3 114
chevron-down