Com a pandemia e a adoção do home office, as pequenas e médias empresas perceberam que é possível conservar a produtividade, aumentar os lucros e ainda manter a equipe focada sem que, necessariamente, todos estejam em um mesmo espaço físico.
O trabalho remoto facilitou a vida de todo mundo, reduzindo custos para os negócios e evitando o estresse dos colaboradores. Mas nem tudo nesse modelo é só alegria.
Uma das preocupações consideradas no home office é o fato de que redes pessoais podem apresentar riscos à segurança da informação empresarial.
Acontece que as empresas não têm controle amplo em relação à segurança local onde o trabalho é realizado, gerando receios referentes à perda e ao roubo de dados. Isso porque o ambiente doméstico é bem mais vulnerável que o corporativo. Fora do escritório, os vazamentos podem acontecer por falhas no sistema, exclusão de arquivos por falta de cópia de segurança, roubo de senha e até mesmo problemas na máquina do colaborador.
Por outro lado, a gente sabe que o orçamento das PMEs costuma ser mais reduzido - o que torna inviável o alto investimento em segurança. Contudo, é possível adotar práticas que garantam a proteção dos dados sem afetar tanto os custos corporativos.
Nesse sentido, apresentamos tecnologias essenciais para a segurança dos dados das PMEs. Veja!
A VPN (Rede Virtual Privada) é um serviço que protege não somente a sua conexão com a internet, como também a privacidade online. Isso porque cria um túnel criptografado, protegendo a identidade e o endereço de IP e permitindo que o usuário utilize os pontos de acesso de WiFi com segurança.
Como a maioria das violações de dados são realizadas por meio da internet, as pequenas e médias empresas podem aumentar a proteção utilizando não só uma ferramenta eficiente, como também de baixo custo.
A perda de informações pode ocorrer por diversos motivos: sequestro ou roubo de dados em função de ataque de hackers, falta de atualização dos sistemas operacionais ou por catástrofes, como incêndio, inundações e quebra de equipamentos, entre outros fatores.
O backup em nuvem é uma das formas mais eficazes para evitar que isso aconteça, compartilhando e armazenando de maneira segura os arquivos corporativos. Geralmente esse tipo de serviço é fornecido por uma empresa terceirizada que define a taxa com base na escalabilidade, largura de banda e número de usuários.
A maioria das empresas possui regras para proteger os dados corporativos, principalmente os mais confidenciais contra ameaças, sabotagens, espionagem e qualquer incidente malicioso.
No trabalho remoto, essas diretrizes devem ser revisadas, só assim você garante privacidade das informações e não corre o risco de vazamentos mesmo com os colaboradores em home office.
Mesmo com as vantagens do home office, as PMEs buscam reduzir seus custos e deixar o orçamento mais enxuto. Manter uma equipe própria para cuidar da segurança tecnológica do seu negócio é um gasto enorme que a gestão não precisa ter; a terceirização resolve tudo pra você.
Trata-se da subcontratação de serviços e mão de obra especializada nas atividades do setor. Ou seja, é contratar uma empresa que vai trabalhar e gerar resultado para o seu negócio, sem vínculo empregatício.
Esse tipo de modalidade traz a vantagem da inovação. Nele, as ferramentas utilizadas para garantir a segurança dos dados são sempre as mais modernas e voltadas para a necessidade do cliente, de forma a otimizar as operações e o trabalho administrativo.
Quer entender mais sobre como promover segurança dos dados no trabalho home office? Entre em contato com a 4Infra e nossos consultores vão te ajudar no que for preciso.
#SegurancadeDados #segurancacibernetica #4infra