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Por que incluir chatbots na infraestrutura de atendimento?

Por que incluir chatbots na infraestrutura de atendimento?

A inteligência artificial tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas, principalmente por se tratar de um facilitador na rotina de trabalho, como acontece com o uso dos chatbots. Esse é o nome dado para os programas computadorizados que se assemelham ao atendimento humano. Ao atender uma pessoa e dialogar com ela por mensagens, é possível diminuir a frieza e distância do recurso de IA.

O chatbot permite que clientes e usuários de plataformas online façam solicitações e tirem dúvidas junto a empresa a qualquer momento do dia, independentemente da localização. Uma das vantagens é a rapidez em que o software se comunica, oferecendo mensagens quase instantâneas às perguntas feitas.

Até que um atendente real possa conversar com o cliente, o chatbot adianta bastante o trabalho, sem que seja criada a sensação de demora no atendimento, já que existe algo semelhante a uma pessoa em busca de solucionar questões. A experiência do usuário, fator de grande importância nas empresas que aderiram o uso da tecnologia, é muito bem avaliada por isso.

O objetivo principal da ferramenta é a redução do tempo de resposta, melhorando a nota no atendimento e ampliando as chances de compra do consumidor, além de abrir portas para a fidelização. Aos finais de semana, no meio da madrugada, sem limite de usuários por vez, o chatbot está sempre disponível, evitando o custo com grande equipes de telemarketing, por exemplo.

O software é bastante útil na resolução de demandas simples, que costuma ter um enorme volume de procura, como a segunda via de boletos e o rastreamento de pedidos.

Chatbots podem melhorar o relacionamento com o público

Não apenas o número de compras pela internet cresceu, esse também se tornou um dos principais canais de atendimento para dúvidas pós compra e acompanhamento de prestação de serviços. Com os consumidores cada vez mais conectados digitalmente, investir em chatbots aumenta consideravelmente a percepção de proximidade do cliente com a companhia.

Oferecer respostas rápidas e um canal ativo 24 horas estreita relacionamentos e melhora a experiência de compra e uso geral da plataforma. Quanto melhor treinada for a ferramenta para parecer cada vez mais humanizada, melhor será a avaliação do atendimento e menor a necessidade de contratação de call centers.

Um chatbot eficiente leva os usuários a encontrarem a resposta certa, indicado links de redefinição de senha, alteração de endereço e agendamento de contato. Ações como essa desafogam a equipe de atendimento, que passam a concentrar-se em resolver problemas mais complexos.

O personagem que se passará por funcionário da empresa no chat, pode ser construído de acordo com o perfil do público e em conformidade com a identidade da empresa. É importante pensar em um perfil que pareça confiável e, nesse caso, as ações de marketing são fortes aliadas no processo.

Relação entre call center e chatbots

É inegável que, há anos, os call centers são opções muito úteis para empresas com alto volume de procura. Entretanto, as reclamações por atendimentos ineficientes nesse canal são crescentes e quase intermináveis. Dentre as principais queixas está a demora para ser atendido, mesmo que para resolução de questões simples, sendo jogado de um atendente a outro.

O chatbot surge como solução ao entrave. Basta que o cliente diga o que precisa e, com o uso de frases e palavras chave, o sistema interpreta a solicitação e oferece, em segundos, a resposta. A mensagem pode ser enviada do modo que o programador entender mais eficiente, sendo por áudio, texto, arquivos e links.

Basicamente, podemos elevar o significado do software como um atendente que não carece de espaço ou infraestrutura para trabalhar. Mesmo com os benefícios do chatbot, a qualquer momento da conversa, alguém humano pode assumir o bate papo sem prejuízos ao andamento da conversa.

A tecnologia deve ser usada em prol da melhoria da vida das pessoas, diminuindo o tempo com burocracias e permitindo nos dedicar ao que realmente importa. Também, é ótima saída para enxugar as demandas dos atarefados call centers. Ainda, para as empresas, o chatbot é sinônimo de economia, diminuindo o custo com estruturas e pessoal.

Seja qual for o porte da companhia, o apoio de softwares de chatbot é imprescindível para colaborar com o crescimento da empresa. Para quem busca algo parecido e deseja Implementar o programa em sua empresa, mas ainda tem dúvidas sobre o custo e uso, entre em contato com a 4Infra. Temos profissionais de TI capacitados para lhe atender e mostrar mais detalhes sobre a ferramenta!


17 de agosto de 2020

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