(031) 3195-0580
4infra

Por que o backup em nuvem é a melhor solução de TI empresarial?

Por que o backup em nuvem é a melhor solução de TI empresarial?

Com o extravio de informações sigilosas, o negócio pode perder a confiança dos clientes, fornecedores e colaboradores, o que seria devastador. Para fugir de possibilidades como essa e garantir benefícios que vão além da segurança de dados, surge o backup em nuvem para salvar o dia parte das empresas.

Nesse tipo de armazenamento, a segurança é reforçada devido o ambiente contratado, o qual é protegido por barreiras de software  e hardware. Outra vantagem está no acesso descentralizados dos dados.

Sempre que uma máquina tiver algum problema, os documentos permanecem acessíveis em servidores online, permitindo que um terceiro servidor controle a plataforma e conceda acesso aos demais usuários. Dessa maneira, o backup das informações é contínuo e sem chances de perda dos arquivos salvos.

Ter um processo de armazenamento de dados seguro é indispensável para o crescimento e gestão empresarial. Além disso, também é fundamental para proteger legalmente a companhia, principalmente após a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Backup em nuvem flexibiliza os processos

Com o salvamento automático, a rotina dos usuários não é interrompida para backups manuais, tampouco corre o risco de perda do andamento do trabalho. Outra questão importante é poder contar com a capacidade quase infinita de memória da ferramenta. Assim, a capacidade dos computadores com a chegada de novos arquivos não é comprometida.

A medida que a empresa cresce, mais espaço de armazenamento pode ser adquirido, independentemente do volume. Tudo isso acontece sem riscos à estrutura física do local de trabalho, bastando apenas o uso de smartphones, tablets, computadores ou notebooks conectados à internet para acessar os documentos.

Em qualquer lugar do mundo, em viagem, trabalhando de casa ou na troca de máquinas, os arquivos em nuvem podem ser acessados. Dessa maneira, não é preciso prender-se a um computador específico ou escritório para desenvolver as atividades da empresa.

Desde que a senha de acesso não seja compartilhada com pessoas sem vínculos à organização, não há motivo para preocupar-se com o extravio de dados e acesso indevido de terceiros. Também, é importante atentar-se para questões de segurança como não acessar a nuvem em rede de Wi-Fi aberta e tomar cuidado ao usar computadores desconhecidos.

Redução de custos com infraestrutura de TI

Empresas muito grandes, como nos casos das multinacionais, costumam locar um espaço para construírem seu próprio sistema de armazenamento de dados. Assim, criam pequenos Data Centers com servidores, contratação de softwares de backup, refrigeração e sistema de segurança 24 horas.

Um investimento desse porte não é nada barato, o que é inviável para empresas menores. Além do alto custo com equipamentos e refrigeração, também é preciso contratar profissionais de TI para oferecerem suporte e manutenção às máquinas. 

A solução para quem não pode se dar ao luxo de um Data Center próprio, é contar com a compra de backup em nuvem, que também se mostra uma opção segura e em conta para o caixa da companhia. O pagamento acontece mensalmente e os custos com manutenção ou melhoria no programa são de responsabilidade da contratada.

Contar com o armazenamento em nuvem evita problemas de lentidão às respostas de buscas por documentos antigos e colabora para o aumento da produtividade da equipe. Os benefícios são muitos para quem opta por essa facilidade e modernidade, como a agilidade dos projetos da empresa.

Melhorar os processos internos também é importante para o crescimento de uma empresa, já que os profissionais que se dedicam a ela tem mais chances de competitividade no mercado ao contarem com auxílio da tecnologia.

Caso esteja pensando em aderir serviços como esses para a sua organização, entre em contato com a 4Infra e tire suas dúvidas. Faça um orçamento e experimente os benefícios que as soluções em TI trazem para o desenvolvimento das organizações em todo o mundo.


19 de agosto de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down