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Por que utilizar o suporte remoto de TI?

Por que utilizar o suporte remoto de TI?

O suporte remoto tem se provado uma excelente alternativa para resolver questões da Tecnologia da Informação (ou o famoso TI) em tempos de isolamento.

Hoje em dia, você não precisa utilizar sua sala de reunião para alugar para conseguir efetuar seu trabalho. O mercado está se atualizando, e a internet tem se mostrado importante.

Com os ambientes de trabalho se tornando cada vez mais dinâmicos, não existe mais a necessidade de uma equipe de suporte que esteja presencialmente atuando em uma empresa.

A comodidade de um atendimento muito mais rápido e dinâmico, à distância de um clique, tem tornado cada vez mais bem aceito o suporte remoto.

Pensando nisso, para saber como funciona o suporte remoto e quais os benefícios de utilizar esse serviço, elaboramos esse artigo. Então, continue a leitura!

Por que utilizar suporte remoto?

Atualmente, é impossível não falar de tecnologia da informação, não importa qual seja a área de atuação da sua empresa.

Isso porque os avanços tecnológicos estão cada vez mais integrados ao ambiente corporativo, com inteligências artificiais (IA) e softwares avançados realizando grande parte do trabalho de uma empresa.

Assim, seus funcionários acabaram por tomar o cargo de analistas e especialistas.

Um equipamento de ponta, como cabeamento furukawa, é fundamental para trabalhar pela internet. Por isso, para evitar complicações durante o desenvolvimento do trabalho, o suporte acaba se tornando uma prioridade no campo empresarial.

Entretanto, especialistas em TI podem gerar um custo elevado para sua empresa, sendo uma boa possibilidade a terceirização desses serviços.

Por conta disso, muitos profissionais do ramo têm oferecido seus serviços de forma remota, apresentando soluções mais rápidas e modernas.

Hoje em dia, a maioria dos problemas de TI são simples para um suporte técnico especializado, e contar com esse tipo de profissional sempre à disposição pode evitar uma série de problemas.

Se você tiver um computador e conexão com a internet, ao entrar em contato com o suporte remoto, você poderá começar a ter sua demanda atendida em instantes.

Não sendo necessário, portanto, parar o trabalho ou a produção até o técnico se locomover ao escritório para verificar o problema.

Para realizar a manutenção de cabine primária, muitas vezes tudo o que é necessário é que um técnico consiga acessar os dados remotamente e resolver qualquer complicação sem ao menos precisar ir até o escritório.

Além disso, esse tipo de operação costuma ser muito menos custoso para a empresa, oferecendo soluções que cabem em seu orçamento sem prejudicar a qualidade técnica do trabalho.

Por conta da pandemia do COVID-19, uma série de medidas foram adotadas para atualizar o mundo corporativo. Isso porque, com o isolamento, diversas atividades tiveram que começar a ser executadas de forma remota.

O mercado não deixou essas mudanças passarem, identificando as inúmeras vantagens do trabalho em home office. Por isso, especialistas já conseguem pensar em padrões que ultrapassam o período de quarentena e se tornarão padrão daqui para frente.

Nesses casos, é essencial poder contar com a qualidade de profissionais que possam atender remotamente, para que o andamento do trabalho não seja prejudicado caso haja algum tipo de problema técnico na casa de um funcionário.

Isso porque imprevistos sempre podem acontecer, e quando seu colaborador está em casa, ele não pode contar com uma equipe próxima ou outros equipamentos para realizar o trabalho.

Em um espaço de coworking, você pode se juntar às outras pessoas que o utilizam para contratarem juntos os serviços de um suporte remoto, facilitando para todos as questões de manutenção de equipamentos eletrônicos.

Nestas situações, uma empresa de tecnologia que ofereça soluções remotamente pode ser a saída para seus problemas, conseguindo uma resposta rápida para o colaborador em necessidade e sem gerar problemas de locomoção para os reparos necessários.

Vantagens do suporte remoto

Existe uma série de vantagens em considerar um bom serviço de suporte de TI remoto. Isso porque, nos dias de hoje, esse tipo de atendimento tornou-se essencial para o bom andamento da produção empresarial.

1. Redução de custos

Uma das principais qualidades do suporte remoto é a diminuição de custos para a empresa.

Ao escolher essa modalidade, você pode trabalhar com uma estrutura mais reduzida, com poucas mesas e equipamentos eletrônicos em uma sede, concentrando seus esforços nos colaboradores que estão trabalhando de suas casas.

Mesmo em situações onde um suporte presencial precisa ser realizado, caso o atendimento remoto não tenha conseguido concluir a resolução do problema, ainda é um custo bem abaixo do que o de manter uma equipe de TI presencial em sua empresa.

Um notebook para escritório precisará de uma manutenção adequada, e fazer isso remotamente pode diminuir ainda mais os custos que você teria com um suporte tradicional.

Negócios pequenos ou que estão começando agora, normalmente tem um orçamento bem limitado, e ter que manter uma estrutura de TI pode prejudicar a saúde financeira da empresa.

Nesses casos, o suporte remoto acaba sendo a melhor solução para esse tipo de empreendimento, que pode funcionar normalmente sem se preocupar com gastos extraordinários.

2. Produtividade

Se você não possui a estrutura necessária para manter uma equipe de TI integralmente em seu escritório, depender de atendimentos presenciais pode ser bem prejudicial para sua produtividade.

Isso porque tanto o equipamento quanto o funcionário que o opera ficarão sem poder executar suas funções durante o período de trabalho em que o profissional de TI precisará para se transportar ao local.

Se sua empresa possui uma máquina de automação, o suporte poderá ajudar muito para qualquer tipo de eventualidade, mantendo a produção em andamento.

Ao utilizar o serviço remoto de suporte, há a possibilidade de ser atendido em alguns instantes, conseguindo solucionar uma série de problemas e melhorando a efetividade e a produtividade.

O mesmo pode ser dito do home office, por sinal. Ao invés de forçar seu funcionário a se locomover até a assistência técnica ou solicitar que um membro do suporte vá até a casa do colaborador, as questões podem ser resolvidas facilmente usando a tecnologia remota.

3. Profissionais atualizados

Nos dias de hoje, um dos pilares do mundo corporativo é o aproveitamento pessoal de sua equipe. Funcionários que possuam equipamentos sempre atualizados e com a manutenção em dia conseguem dedicar-se mais tempo aos estudos e à construção de sua carreira.

Para que seus funcionários consigam estar sempre em dia com as atualizações tecnológicas e competitivos no mercado de atividade, é preciso que tenham a confiança de que podem contar com seus equipamentos.

Uma transportadora pequenas cargas poderá contar com profissionais mais qualificados se eles não precisarem se preocupar com elementos como a manutenção constante de seus equipamentos.

Portanto, investir em uma equipe de TI que possa solucionar problemas de forma rápida e remota pode acabar dando mais tempo para sua equipe se desenvolver, além de criar neles o sentimento de valorização da empresa, mantendo uma retenção maior de talentos.

4. Desburocratização de processos

Um dos principais recursos para a melhoria da ação em trabalhos remotos é a desburocratização.

Contar com a ajuda de uma equipe de suporte remota pode ser muito benéfico para sua empresa, uma vez que uma série de trâmites podem ser deixados de lado.

Isso permite uma concentração muito maior do esforço de sua equipe na obtenção de resultados, uma vez que não precisarão ficar presos na burocracia de uma solicitação de suporte.

Ao mesmo tempo, as empresas de TI que oferecem o serviço remoto exigem uma burocracia menor para conseguir utilizar suas ferramentas adequadamente.

Esse processo agiliza o atendimento e permite que em um tempo muito curto os equipamentos já tenham sido tratados e estejam prontos para operar com normalidade.

5. Mais economia

Gastos devem ser sempre evitados quando pensamos na saúde financeira de uma empresa. Por isso, os custos de um serviço de manutenção presencial podem muitas vezes tirar o eixo da saúde financeira de uma empresa.

Isso porque os gastos não envolvem só equipamentos e softwares, mas a mão de obra qualificada, transporte, alimentação e uma série de outros fatores ao solicitar um técnico para sua empresa.

Você não precisa de uma camiseta personalizada com logo para seus funcionários que estão em home office, além de uma série de outros elementos que podem gerar uma maior economia para a empresa. É possível economizar em:

  • Transporte;
  • Alimentação;
  • Energia;
  • Descartáveis;
  • Entre outros.

No suporte remoto, entretanto, esses custos reduzem drasticamente. Não só porque você economiza com deslocamentos e outros pormenores, mas porque é possível contratar um serviço que cobre apenas pelas horas trabalhadas.

Dessa forma, você pagará apenas pelo tempo que o especialista estará atuando na empresa.

Essa economia pode ser acordada em contrato com uma terceirizada que ofereça a modalidade de trabalho por hora, permitindo uma flexibilidade e tranquilidade muito maior para sua equipe de gestão

Atualmente, com aplicativos dos mais diversos para reuniões e organizações de equipe, é muito mais fácil utilizar a internet para resolver a maior parte dos problemas.

Em um mundo como o que estamos vivendo agora, saber se atualizar e migrar para o mundo digital não é apenas uma forma de compreender a realidade.

Mas sim, um jeito de estar na frente da competição e tornar-se líder de mercado, com uma equipe que se sente valorizada e empenhada em alcançar um bom resultado.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


3 de dezembro de 2020

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