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Potenciais prejuízos com erros de gestão 

Potenciais prejuízos com erros de gestão 

É possível medir a eficácia da TI em uma empresa e identificar, a partir dela, os erros de gestão? Hoje, praticamente, todos os negócios usufruem dos recursos digitais para ganhar agilidade, flexibilidade, redução de custo e impulsionamento econômico.

No entanto, a tecnologia não pode ser baseada apenas em computadores e um pacote básico de programas, como planilha, editor de textos e e-mails. É claro que ter qualquer recurso é melhor do que não ter nenhum recurso, mas se a empresa quer ter presença no mercado, o investimento em soluções mais avançadas é inevitável.

 

Acontece que a transformação digital é dinâmica e demanda esforços contínuos dos especialistas em TI voltados à inovação, pesquisa e capacitação. E, para que a tecnologia cumpra o seu papel de potencializar os processos corporativos, ela deve ser capaz de ajudar a organização a evitar erros muito comuns em gestão de TI.

E quais são eles? Vamos com calma que a lista pode ser longa...

Falta de planejamento estratégico

A TI é uma área estratégica por si só, mas a falta de um planejamento sólido para evitar erros de gestão pode impactar negativamente no desenvolvimento dos negócios. Isso significa que toda ação tecnológica deve ser minuciosamente avaliada antes de ser colocada em prática.

Por que? Porque a implantação de novos sistemas e processos refletem em dois vieses bem importantes: o financeiro e o produtivo. No primeiro a empresa pode gerar um custo desnecessário, enquanto o segundo está ligado à mudança de rotina das atividades, em que os colaboradores devem se adaptar a algo que pode não dar certo.

Deixar de planejar as estratégias de TI é um erro que pode custar caro para as organizações. Dentre alguns exemplos, podemos citar:

  • compras desnecessárias,
  • preços altos de softwares e equipamentos,
  • mudanças nos procedimentos,
  • perda de produtividade
  • e investimentos mal dimensionados para o perfil do negócio.

As vantagens do planejamento estratégico estão na possibilidade de testar ferramentas, bem como investir em treinamentos, pois isso mostra que tudo vai estar amparado em diretrizes e cronogramas corporativos.

Subestimar a segurança dos dados

Na era da informação, qualquer dado produzido ou recebido pela empresa é um ativo valioso. Esse é o motivo do crescimento dos ataques mal intencionados que invadem as redes, bloqueiam, sequestram e roubam arquivos corporativos, submetendo a organização a chantagens, ameaças e extorsão.

Estamos falando, claro, de um erro de gestão em TI gravíssimo esse negócio de subestimar a segurança dos dados. Infelizmente, para muitos empresários, a proteção dos documentos corporativos se resume à simples utilização de um antivírus – que nem sempre é atualizado conforme o necessário.

Guarde isso: com tantas ameaças circulando, não se pode confiar em apenas um instrumento de proteção. Os prejuízos podem ser enormes! Na contramão deles, garanta que todos os dados sejam armazenados e protegidos com o auxílio de firewalls, controles de acessos, senhas fortes, criptografia, backup em nuvem e outros procedimentos digitais de segurança.

Descartar automação de processos operacionais

Perder tempo no preenchimento de planilhas e trabalhos realizados de maneira manual é um atraso na produção operacional, gerando retrabalhos e prejuízos para as empresas.

A implantação de sistemas automatizados é um ganho enorme para a organização, pois libera os colaboradores de atividades repetitivas e demoradas. Além de aumentar a produtividade, a equipe usa o tempo no fortalecimento de ações estratégicas e no desenvolvimento de novos produtos.

Cometer erros de gestão de recursos e equipes

Esse é um dos erros de gestão em TI que mais gera prejuízo para as organizações.

Recrutar profissionais especializados, treinar, adquirir softwares e aplicações, observar falhas nos processos e ainda lidar com a essência do negócio é fundamental e, ao mesmo tempo, não é tarefa fácil. Ou o administrador cuida da empresa ou ele foca nos assuntos de TI. As duas atividades juntas podem inviabilizar a gestão.

A solução para esse impasse pode estar na terceirização de serviços de tecnologia. Por meio de uma consultoria de TI, como a 4Infra, é possível terceirizar toda a estrutura da tecnologia da informação, colocando a empresa em patamar competitivo e sem que ela se preocupe com o gerenciamento do setor.

Além disso, a consultoria em TI terceirizada também pode desenvolver planejamentos que vão otimizar a utilização dos recursos disponíveis, criando metas mês a mês para o acompanhamento da produtividade geral da organização.

 

Se a intenção é evitar potenciais prejuízos com erros de gestão em TI, o melhor é buscar soluções no outsourcing. Com a terceirização sua empresa vai ganhar tempo, segurança, melhores recursos e ainda vai economizar no orçamento.

Ficou interessado? Entre em contato com a 4Infra e converse com nossos consultores!

 


27 de janeiro de 2021

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