(031) 3195-0580
4infra

Principais diferenciais da nuvem híbrida

Principais diferenciais da nuvem híbrida

Serviços em nuvem híbrida já fazem parte do dia a dia das empresas, sendo uma ferramenta eficaz na expansão das PMEs. O recurso tem se tornado estratégico e, portanto, constantemente relacionado à competitividade dos negócios.

Para seu melhor uso, o cloud computing demanda base de fornecimento de serviços, armazenamento de dados e plataformas. Dentre elas está a nuvem híbrida, um ambiente com melhor produtividade e custo-benefício.

De modo geral, existem três tipos de modelos que suportam os serviços remotos: a nuvem pública, que é a mais barata, pois a empresa paga somente pela capacidade utilizada, a nuvem privada, que é implementada para atender um negócio em específico, e a nuvem híbrida, que a união das duas citadas.

Vantagens da nuvem híbrida

A principal vantagem da nuvem híbrida é que ela extrai o melhor de cada um dos modelos disponíveis, desempenhando funções distintas dentro de uma mesma empresa. Isso possibilita proteção avançada e compartilhamento de informações, dando ao setor de TI agilidade e segurança para estabelecer as diretrizes de como suas informações e recursos serão manuseados.

Atualmente, 87% das empresas adotam a nuvem híbrida como estratégia, por sua escalabilidade, flexibilidade e gerenciamento mais intuitivo.

Por utilizar os benefícios da nuvem pública e privada, a empresa consegue criar processos mais inteligentes e ter atuações personalizadas na nuvem híbrida. Funciona assim: na nuvem pública, uma empresa provedora mantém quase todo o controle sobre a infraestrutura, manutenção e atualização de sistemas e segurança. O usuário fica responsável pelo uso das aplicações e por manter a política de governança e de TI.

Como muita coisa fica por conta da organização, o preço para manter os serviços acaba caindo. Porém, personalizar a infraestrutura é impossível nesse tipo de modelo, inviabilizando alterar aspectos que podem ser úteis para o negócio.

Já na nuvem privada, a empresa é a grande responsável por todo o controle da TI, que vai desde a troca de máquinas e dispositivos até a realização de backup. Ou seja, tudo será realizado internamente, sem interferência de provedores.

O melhor dos dois mundos

Embora o ambiente de TI seja mais personalizado na nuvem privada, a empresa precisa ter recurso financeiro extra para arcar com sua integração ao ambiente de trabalho, aumentando o orçamento corporativo.

A nuvem híbrida se destaca por atuar com fatores combinados. Isso é, ela puxa o baixo custo com manutenção e a escalabilidade da nuvem pública ao mesmo tempo em que absorve do ambiente privado o controle do armazenamento de backup e a restauração de dados da infraestrutura.

No entanto, a nuvem híbrida traz outros diferenciais bastante vantajosos para o seu negócio. São eles:

Crescimento com segurança

O objetivo de toda empresa é o crescimento do negócio. No entanto, para vender e produzir mais, é preciso que a TI consiga executar serviços com segurança e boa performance.

Ou seja, não adianta querer atender todos os clientes, fechar pedidos online ou desenvolver diversas atividades simultâneas se o ambiente digital é ineficaz e apresenta vários tipos de falhas.

A computação em nuvem baseada em modelo híbrido é a maneira mais segura de atender às demandas do mercado, pois a infraestrutura tem baixo índice de erro, melhor capacidade de desempenho e o armazenamento é feito em ambiente privado, protegendo os dados dos ataques virtuais.

Rotinas mais flexíveis

Por falar em flexibilidade, esse é um dos grandes diferenciais da nuvem híbrida. Para atender com mais agilidade às demandas do mercado, a infraestrutura de TI deve se moldar às necessidades do momento.

A nuvem híbrida garante às organizações o uso de inúmeras possibilidades de modelo de gestão e serviço, permitindo que ela tome a liberdade de alterar entre a computação pública e privada sem perder a qualidade e o retorno dos investimentos.

Melhora a experiência do cliente

Garantir que o cliente tenha uma experiência significativa com a sua empresa é um grande diferencial para o negócio. Isso só é possível devido à nuvem híbrida, que permite a interação do consumidor e o retorno da organização de forma rápida às solicitações dos usuários.

 

Se você deseja usufruir dos benefícios da nuvem híbrida ou saber mais sobre o assunto, entre em contato com a 4Infra. Nossos consultores estão aptos a responder todas as dúvidas e montar um projeto de acordo com o seu negócio.

 


26 de março de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down