A inovação digital está em todos os lugares. Basta olharmos ao redor para ver o quanto a sociedade está diferente e mais conectada à questão tecnológica. Nas empresas, essa transformação tem um papel fundamental para o desempenho sustentável e crescimento do negócio.
Embora a inovação seja necessária, o uso de aplicativos, sistemas e softwares traz riscos. Os ataques cibernéticos são cada vez mais frequentes e sofisticados. De acordo com a AV-TEST, uma instituição independente de segurança digital, todos os dias são detectadas mais de 400 mil ameaças digitais, entre malwares e aplicações potencialmente perigosas, proporcionando um cenário perigoso.
Estamos todos conectados. Não é necessário sair do escritório para fazer um serviço de banco ou ir até o mercado para realizar suas compras, por exemplo. Por meio de aplicativos, sites e sistemas é possível pagar contas, fazer transferências, realizar compras, preencher cadastro ou registrar uma opinião ou reclamação.
A inovação digital simplificou os processos, permitindo avanços e eficiência gerencial e operacional. No entanto, cada vez que se acessa qualquer sistema, você deixa uma série de dados sensíveis no ambiente digital, como senha de banco, dados pessoais e informações confidenciais da organização.
Esses dados, quando hackeados, transformam o usuário em vítimas de criminosos que roubam, sequestram, sabotam e impedem o funcionamento de sistemas e de toda a operação corporativa.
A segurança de dados é um importante segmento de TI que vem justamente para bloquear as ameaças, propondo proteção com o suporte de medidas e parâmetros de segurança.
Existem inúmeras alternativas para proteger o ambiente digital e as práticas de segurança de dados vão desde procedimentos básicos, até os mais sofisticados. Para que sua empresa não se perca na hora de implantar medidas de proteção, selecionamos alguns pontos de atenção que vão fazer a diferença no momento que for utilizar seu computador, celular ou tablet. Veja!
Realizar cópias de segurança das informações corporativas não é uma prática recente. No passado, tudo era armazenado em fitas, CDs, DVDs e HD externo, por exemplo. Por serem dispositivos físicos, são passíveis de perda, roubo ou algum tipo de dano.
Com a inovação digital é possível se resguardar das
, guardando os seus dados na nuvem, ou seja, em servidores remotos que podem ser acessados a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo. Basta ter conexão com a internet e senha para acessar os conteúdos.
Autenticação em dois fatores é uma possibilidade de compor camada extra de proteção que pode ser ativada em contas online. Muitos usuários ainda resistem em usar esse procedimento, mas ele oferece bons resultados, já que dificulta o acesso do invasor às contas corporativas.
Essa prática tem por objetivo confirmar a identidade do usuário. A ativação em duas etapas requer que a pessoa forneça uma segunda informação após inserir o login e senha.
Ao acessar algum serviço digital, além da senha, que já é habitual, o sistema vai te pedir uma outra verificação que pode ser um código enviado por SMS, uma resposta a alguma pergunta secreta, biometria, leitor da íris ou dispositivos como token.
É um mecanismo de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso sem impedir que os dados importantes continuem fluindo. Ele trabalha com protocolos de segurança que garantem o correto funcionamento da comunicação, visando barrar intrusões.
O Firewall foi criado para controlar os dados de uma rede, sendo responsável por conferir tudo que chega. Assim, garante que nada que ofereça perigo invada os sistemas da empresa.
É uma técnica de identificação biométrica utilizada para desbloquear alguma aplicação. A tecnologia registra as características únicas do rosto de cada usuário, garantindo que quem está tentando acessar a conta ou o serviço é realmente a pessoa autorizada para tal.
O reconhecimento facial oferece níveis extras de camada de segurança, tornando assertivos e confiáveis os processos de validação de identidade. Isso acontece porque os dados biométricos são mais difíceis de serem roubados, dificultando assim invasões nas redes da empresa.
Agora que você já conhece alguns pontos de atenção com segurança de dados e inovação digital, que tal entender como eles se aplicam na sua empresa? O mercado possui uma série de opções interessantes, mas na hora de escolher e implementar é importante ter o auxílio de uma consultoria em TI, como a 4Infra.
Com base em um diagnóstico, vamos sugerir as ferramentas que fazem mais sentido para o seu negócio, sempre visando a relação custo-benefício. Entre em contato com a gente! Vamos encontrar a solução perfeita para a sua empresa.