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Qual a vantagem da telefonia VOIP para PMEs?

Qual a vantagem da telefonia VOIP para PMEs?

Em tempos de crise, qualquer ferramenta que possa conferir vantagem competitiva a uma PME é bem vinda. Por isso, há uma grande vantagem da telefonia VoIP quando comparada à telefonia tradicional, que é a redução de custos.

Esse é o principal valor agregado desta tecnologia para empresas pequenas, que precisam focar os investimentos em atividades-chave. Mas existem outras, e você pode conferir tudo neste post!

Redução de custos

O uso de linhas telefônicas tradicionais em uma empresa demanda alguns gastos com o serviço: mais funcionários para atendimento das linhas, custos com as ligações locais e de longa distância, recursos adicionais como conferência, identificador de chamadas, rediscagem automática e redirecionamento de chamadas.

A telefonia VoIP para PMEs se torna uma tecnologia especialmente atraente quando o assunto é redução de custos. Por ser baseada na internet, é possível centralizar as chamadas, em uma espécie de central telefônica, o que diminui os custos com mão de obra, infraestrutura física, manutenção de cabos e fios, e ligações entre ramais (inclusive entre filiais de estados diferentes).

O valor das ligações por VoIP são muito menores do que pela telefonia tradicional. As tarifas são mais acessíveis, e o corte nos gastos atinge facilmente 40% para ligações nacionais e 80% para ligações internacionais. Certamente, as porcentagens são variáveis conforme o número de ligações, o horário em que são feitas e o tempo das chamadas. Mas é uma média confiável.

Outro ponto de economia da telefonia VoIP para PMEs é a possibilidade de fazer reuniões online, o que diminui os gastos com de viagens e deslocamentos, além de aumentar a produtividade (e consequentemente os lucros).

Otimização da comunicação interna e externa

Outra grande vantagem da telefonia VoIP para PMEs é a otimização da comunicação interna e externa. Uma empresa que preza pelo contato interno entre os colaboradores usufrui de enormes ganhos de produtividade, já que é mais fácil direcionar as demandas em torno do objetivo do negócio. Da mesma forma, a comunicação via VoIP melhora o contato com parceiros, clientes e fornecedores.

Como é baseada na internet, a telefonia VoIP consegue agregar a seus sistemas outros tipos de serviços além da comunicação por voz, como envio de dados, mensageiros eletrônicos, identificador e redirecionamento de chamadas, videoconferências, entre outros.

Esse contato mais estreito e personalizado ainda pode ser integrado com ferramentas importantes, como o CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), o que amplia o poder de venda do seu negócio.

Aumento da produtividade

Uma das características da telefonia VoIP é a mobilidade. Basta um dispositivo móvel e uma conexão com a internet que é possível utilizar esse sistema. O Messenger, do Facebook, o WhatsApp, o Skype, o Hangouts do Google, são alguns exemplos de aplicativos que permitem fazer e receber chamadas gratuitas de voz e vídeo direto de um smartphone.

Com essas ferramentas, os executivos e colaboradores da empresa podem acessar o sistema de telefonia IP de qualquer lugar, basta estar conectado à internet. Isso aumenta a produtividade de todos, porque diminui o tempo ocioso de trabalho.

Neste mesmo sentido, a vantagem da telefonia IP para PMEs em comparação à telefonia tradicional é a integração das mensagens de voz com e-mail e outros recursos (chamada em espera e transferência de chamadas, por exemplo), que tornam as equipes mais produtivas.

Gestão otimizada

Em um sistema tradicional de telefonia, o gestor gasta não só com as chamadas, mas também com manutenção e administração. Esses custos são expressivos no orçamento das pequenas e médias empresas, que não dispõem de tantos recursos. Por isso, a vantagem da telefonia VoIP para PMEs é também fazer uma gestão otimizada do sistema.

Ao estar conectado à internet, os problemas são identificados em tempo real por ferramentas online, permitindo uma resolução mais ágil do problema e economia para a empresa.

Maior competitividade

Diante de todas essas vantagens da telefonia VoIP para PMEs, é possível imaginar que ela possibilita à empresa se tornar mais competitiva no mercado. Especialmente devido à redução de custos. Com mais recursos em mãos, é possível destiná-los às áreas que realmente podem fazer a diferença no negócio.

Em suma, a telefonia IP fortalece a gestão empresarial e contribui para seu crescimento, gerando bons resultados.

 

A vantagem da telefonia VoIP para PMEs vai além da redução de custos. Ela é uma grande aliada da transformação digital, uma vez que é uma tecnologia que se agrega a vários outros recursos tecnológicos. Porém, para garantir que sua empresa usufruirá dessas vantagens, é preciso contar com o auxílio de profissionais capacitados para encontrar as melhores soluções para seu negócio.

Converse com a 4infra!


17 de setembro de 2018

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