5 Formas de tornar a rede mais segura

5 Formas de tornar a rede mais segura

Hoje em dia é impossível imaginar qualquer tipo de negócio sem internet. Ela é fundamental na rotina das empresas das mais diversas frentes de atuação. Das pesquisas à execução de programas, atualização de dados e tomadas de decisões, estar em rede é fundamental para a sobrevida de uma companhia.

O impacto das ferramentas digitais nas organizações é algo importante, que gera uma série de vantagens, como otimização do tempo, aumento da produtividade, monitoramento dos recursos e agilidade da comunicação com funcionários, clientes e parceiros. Em outras palavras, a internet resolve praticamente tudo.

No entanto, por mais que seja essencial para a continuidade do negócio, muitos ambientes em rede não são totalmente seguros, fazendo com que os sistemas fiquem vulneráveis a vírus, spywares e malwares. Independentemente do tipo de negócio, ou do tamanho da sua empresa, as falhas na rede ou sequestro de informações podem comprometer o andamento das operações.

Para proteger seus dados dos ataques virtuais, confira as 5 formas de tornar sua rede mais segura em 2019.

5 Formas de tornar a rede mais segura

 

1 – Armazenamento em nuvem

 

Os ataques cibernéticos são cada vez mais constantes, deixando os dados e contas bancárias totalmente vulneráveis. Isso pode trazer grandes prejuízos para as empresas, impactando seus orçamentos e a perenidade do negócio.

A maioria das empresas tem adotado uma infraestrutura baseada na nuvem que, além de se adequar a cada tipo organização, garante um bom custo benefício e segurança.

Com esse modelo é possível armazenar arquivos na internet e criar diversas pastas para salvar fotos, vídeos e documentos de forma remota. Tudo isso fica guardado em um dispositivo que pode ser acessado quando e onde o usuário quiser.

As informações que estiverem na nuvem podem ser acessadas pelo celular, computador ou tablet, desde que você tenha conexão com a internet e login de acesso aos documentos.

 

2 – Escolha um bom Firewall

 

Por melhor que a internet seja, ela é um território cheio de perigos. Sempre ouvimos histórias de roubos de senha, falsificação de e-mails, sequestros de informação ou bloqueio de um sistema muito importante para a sua empresa. Isso tudo desestabiliza a operação do seu negócio e pode trazer muitos prejuízos.

O Firewall é uma das ferramentas mais eficazes no combate ao ataque de hackers em sua rede de dados, aumentando a segurança de todo o ambiente contra invasão e quebra de segurança no sistema.

 

3 – Tenha o melhor antivírus

 

Mesmo com um software tão poderoso como o Firewall, não se pode dispensar o antivírus. Ele verifica os arquivos e consegue identificar programas maliciosos que possam trazer danos aos sistemas da companhia.

 

4 – Cabeamento estruturado

 

Outra forma de tornar a rede mais segura é a instalação de cabos estruturados e certificados. Esse sistema permite que conectores, cabos, condutas e dispositivos sejam organizados em uma infraestrutura de rede, considerando normas de segurança e aproveitamento dos recursos e equipamentos.

Dentre as diversas vantagens do cabeamento estruturado, podemos citar as seguintes:

  • O material utilizado é mais resistente que os cabeamentos comuns;
  • Fácil localização de cabos para reparos;
  • Melhora na produtividade da empresa, já que as interrupções de sinal praticamente deixam de existir;
  • Maior segurança na transmissão de dados;
  • Facilidade de manutenção e substituição.

 

5 – Invista em treinamento

 

É muito importante tomar todas as providências técnicas para tornar a rede mais segura. Contudo, de nada adianta fazer grandes investimentos em compra de softwares e equipamentos se funcionários e colaboradores não forem devidamente treinados.

Prover capacitação de todos que manuseiam os dados e sistemas da companhia é uma maneira de proteger os dados, já que é preciso compreender de onde vem o perigo das ameaças digitais e quais os prejuízos que elas podem causar para a empresa.

Para implementar essas e outras formas de segurança em sua organização, contate uma consultoria de TI, como a 4infra. Ela vai dar o suporte necessário na escolha das melhores alternativas que se adequam à realidade do seu negócio.

Entre em contato com a gente!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
29 de maio de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Voip: o que é e como funciona | Telefonia VoIP | 4infra
30 de novembro de 2023
Conceitos fundamentais de banco de dados
29 de novembro de 2023
Wi-Fi 6 vs. Wi-Fi 6E: entendendo as diferenças
27 de novembro de 2023
Protocolos de segurança Wi-Fi: o que precisamos saber sobre isso?
24 de novembro de 2023
1 2 3 153

chevron-down