(031) 3195-0580
4infra

5 Formas de tornar a rede mais segura em 2019

5 Formas de tornar a rede mais segura em 2019

Hoje em dia é impossível imaginar qualquer tipo de negócio sem internet. Ela é fundamental na rotina das empresas das mais diversas frentes de atuação. Das pesquisas à execução de programas, atualização de dados e tomadas de decisões, estar em rede é fundamental para a sobrevida de uma companhia.

O impacto das ferramentas digitais nas organizações é algo importante, que gera uma série de vantagens, como otimização do tempo, aumento da produtividade, monitoramento dos recursos e agilidade da comunicação com funcionários, clientes e parceiros. Em outras palavras, a internet resolve praticamente tudo.

No entanto, por mais que seja essencial para a continuidade do negócio, muitos ambientes em rede não são totalmente seguros, fazendo com que os sistemas fiquem vulneráveis a vírus, spywares e malwares. Independentemente do tipo de negócio, ou do tamanho da sua empresa, as falhas na rede ou sequestro de informações podem comprometer o andamento das operações.

Para proteger seus dados dos ataques virtuais, confira as 5 formas de tornar sua rede mais segura em 2019.

 

1 – Armazenamento em nuvem

 

Os ataques cibernéticos são cada vez mais constantes, deixando os dados e contas bancárias totalmente vulneráveis. Isso pode trazer grandes prejuízos para as empresas, impactando seus orçamentos e a perenidade do negócio.

A maioria das empresas tem adotado uma infraestrutura baseada na nuvem que, além de se adequar a cada tipo organização, garante um bom custo benefício e segurança.

Com esse modelo é possível armazenar arquivos na internet e criar diversas pastas para salvar fotos, vídeos e documentos de forma remota. Tudo isso fica guardado em um dispositivo que pode ser acessado quando e onde o usuário quiser.

As informações que estiverem na nuvem podem ser acessadas pelo celular, computador ou tablet, desde que você tenha conexão com a internet e login de acesso aos documentos.

 

2 – Escolha um bom Firewall

 

Por melhor que a internet seja, ela é um território cheio de perigos. Sempre ouvimos histórias de roubos de senha, falsificação de e-mails, sequestros de informação ou bloqueio de um sistema muito importante para a sua empresa. Isso tudo desestabiliza a operação do seu negócio e pode trazer muitos prejuízos.

O Firewall é uma das ferramentas mais eficazes no combate ao ataque de hackers em sua rede de dados, aumentando a segurança de todo o ambiente contra invasão e quebra de segurança no sistema.

 

3 – Tenha o melhor antivírus

 

Mesmo com um software tão poderoso como o Firewall, não se pode dispensar o antivírus. Ele verifica os arquivos e consegue identificar programas maliciosos que possam trazer danos aos sistemas da companhia.

 

4 – Cabeamento estruturado

 

Outra forma de tornar a rede mais segura é a instalação de cabos estruturados e certificados. Esse sistema permite que conectores, cabos, condutas e dispositivos sejam organizados em uma infraestrutura de rede, considerando normas de segurança e aproveitamento dos recursos e equipamentos.

Dentre as diversas vantagens do cabeamento estruturado, podemos citar as seguintes:

  • O material utilizado é mais resistente que os cabeamentos comuns;
  • Fácil localização de cabos para reparos;
  • Melhora na produtividade da empresa, já que as interrupções de sinal praticamente deixam de existir;
  • Maior segurança na transmissão de dados;
  • Facilidade de manutenção e substituição.

 

5 – Invista em treinamento

 

É muito importante tomar todas as providências técnicas para tornar a rede mais segura. Contudo, de nada adianta fazer grandes investimentos em compra de softwares e equipamentos se funcionários e colaboradores não forem devidamente treinados.

Prover capacitação de todos que manuseiam os dados e sistemas da companhia é uma maneira de proteger os dados, já que é preciso compreender de onde vem o perigo das ameaças digitais e quais os prejuízos que elas podem causar para a empresa.

Para implementar essas e outras formas de segurança em sua organização, contate uma consultoria de TI, como a 4infra. Ela vai dar o suporte necessário na escolha das melhores alternativas que se adequam à realidade do seu negócio.

Entre em contato com a gente!


29 de maio de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Phishing: saiba como evitar esse ataque 
27 de setembro de 2021
Segurança digital: 3 sinais para investir  
27 de setembro de 2021
Conheça a Data Mesh: a inovação na arquitetura de dados 
24 de setembro de 2021
Conheça o Xaas e saiba como aplicá-lo 
22 de setembro de 2021
1 2 3 114
chevron-down