(031) 3195-0580
4infra

SD-WAN: o que é - e para que serve?

SD-WAN: o que é - e para que serve?

SD-WAN, é uma tecnologia de implantações de redes WAN baseadas em software via internet. 

Essa tecnologia promete resolver os atuais desafios de TI, já que apresenta uma nova abordagem de conectividade de rede que permite aos administradores usar a largura de banda de maneira mais eficiente. Além disso, a SD-WAN também garante altos níveis de desempenho para aplicações essenciais.

Para entender melhor o que é essa tecnologia, e para que ela serve, continue a leitura.

Trocando em miúdos, SD-WAN é uma rede que, através da nuvem, conecta as filiais das empresas por meio de um software. Com isso, simplifica e otimiza o uso dos serviços em cloud com mais segurança. 

Essa tecnologia utiliza de maneira inteligente as conexões de dados e, por isso, garante a qualidade da conexão, independentemente do tipo de acesso. Pode ser  banda larga, 4g ou qualquer outro modelo de conexão via IP, não importa: a SD-WAN vai encontrar o caminho mais rápido e seguro para transmitir as informações. 

Além disso, com ela, o acesso às nuvens de serviço é melhorado consideravelmente, dando mais qualidade ao uso das aplicações em cloud. Em suma, trata-se de uma rede que facilita a colaboração e a mobilidade dos dados e recurso de TI com economia e segurança.

Para que serve a SD-WAN?

Tecnologias baseadas em nuvem, nessa aplicação, simplificam a entrega de serviços de WAN para filiais. Portanto, a SD-WAN serve, em linhas gerais, para agilizar e aumentar a capacidade de uso da largura de banda da Internet.

Para completar, permite que as empresas aproveitem a banda larga de baixo custo sem prejudicar a qualidade de serviço e, ainda, garantir rapidez e segurança nos processos. Dentre seus principais benefícios, a economia de banda figura como estrela da festa. 

E tem mais.

Simplifica o gerenciamento

A SD-WAN é gerenciada por meio de um único Data Center, o que deixa a operação precisa, garantindo alta performance e qualidade das conexões. Isso faz com que  a área de TI tenha capacidade de realizar implantação automática, utilizando uma única interface de gerenciamento.

Aumenta a segurança

Qualquer empresa que lide com informações preocupa-se (ou deveria) em mantê-las bem armazenadas e garantir a segurança dos dados. Frente a isso, a SD-WAN é acompanhada por recursos de segurança, como criptografia avançada, que garantem acesso aos dados apenas a pessoas autorizadas.

Mais produtividade e melhor desempenho

A SD-WAN é uma tecnologia que dinamiza o tráfego de informações, tornando-o automático. Para tanto, a própria WAN encontra o caminho mais adequado, encontrado pela WAN, conforme a tecnologia avalia as condições de segurança e qualidade.

Com essas características, os processos interligados são otimizados e o desempenho e produtividade melhoram significativamente.

 

Quer saber quais são as melhores opções de produtos e serviços para otimizar a sua infraestrutura de TI? , Conte com a 4Infra! Entre em contato e agende uma consultoria com um de nossos especialistas! 

 

 

 

 

 

 

 

 


3 de junho de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down