Uma das principais preocupações da equipe de TI de uma empresa é ter os sistemas sempre disponíveis para subsidiar as decisões e as transações de um negócio. Entretanto, considerando que incidentes acontecem, é preciso considerar a agilidade das soluções de bi. Uma delas é o suporte remoto de TI.
Esse modelo, que vem sendo utilizado com sucesso por empresas de pequeno e médio porte, se baseia na assistência técnica à distância. Basta ao gestor do negócio acionar o responsável por telefone ou videoconferência para que a assistência se inicie. Além do corte de gastos e da escalabilidade da equipe remota, o suporte remoto de TI é ágil. Veja a seguir!
Imagine que os colaboradores de determinadas estações de trabalho relataram dificuldades de acesso à internet, ou problemas com aplicações, impressora ou e-mail. Esse problemas simples de TI, de baixa complexidade, podem ser resolvidos em apenas alguns minutos com o suporte remoto de TI.
Isso porque não é preciso aguardar o deslocamento do profissional até o local, já que o serviço é prestado totalmente online. Um software compartilha a área de trabalho com o técnico de TI, que resolve o problema remotamente.
Obviamente, quanto mais complexo o problema, mais tempo o profissional pode demorar para encontrar uma solução. Mas, de toda forma, o mero fato de economizar tempo já contribui para que o sistema esteja novamente disponível.
Imagine que o gestor entre em contato com a assistência técnica presencial e relate o problema. É muito comum que ele não consiga se comunicar de forma completa, já que não possui tanto conhecimento técnico sobre o assunto. Mesmo assim, o profissional se dirige à empresa para prestar a assistência.
Ao chegar lá, percebe que o problema não é exatamente o que foi relatado, mas algo mais complexo, que demandaria outras soluções além daquelas que ele levou. Um software mais completo, por exemplo. Ele precisaria retornar à base de trabalho para pegar o necessário, para só depois conseguir resolver o problema. Só com deslocamento, pode ter sido gasto mais de uma hora e meia. Esse tempo de indisponibilidade causa um enorme prejuízo.
A situação acima descrita é somente um ponto que ilustra como o suporte remoto de TI é ágil. Como ele varia conforme a complexidade do problema, é interessante que a empresa possua uma estrutura boa para facilitar a assistência. Isso inclui uma boa análise de rede e um bom firewall.
A análise de redes corporativas é o entendimento da infraestrutura empresarial. Ela possibilita determinar soluções e recursos de segurança e potencialização do ambiente. Baseada em planejamento, a análise define medidas para garantir que a infraestrutura de TI funcione corretamente e estabelece normas para utilização dos recursos.
Quando há uma análise de rede bem feita, o suporte remoto de TI é ainda mais ágil, porque o profissional consegue ter um mapeamento às mãos da infraestrutura empresarial. Isso o auxilia a identificar melhor a origem do incidente ou do problema, qualquer que seja sua complexidade.
O firewall é um dispositivo de segurança de rede que funciona como filtro, monitorando o tráfego de entrada e saída, permitindo ou bloqueando tráfegos específicos conforme definição das regras internas de segurança.
E qual sua relação com o suporte remoto de TI? Simples. O usuário do equipamento precisa autorizar e configurar o acesso remoto no sistema operacional, liberando as permissões de acesso no Firewall para que o profissional consiga prestar a assistência.
É uma atitude simples que muitas empresas não fazem ideia da importância.
O suporte remoto de TI é ágil e pode acelerar o crescimento da sua empresa. Seja um problema simples ou complexo, a assistência remota é vantajosa em vários aspectos. O ideal é contar com uma solução que oferece um serviço completo, com a assistência presencial quando necessário.
A 4infra pode ser uma parceira importante da sua empresa ao oferecer uma solução completa. Conheça nosso trabalho de suporte!