(031) 3195-0580
4infra

Suporte remoto de TI é ágil?

Suporte remoto de TI é ágil?

Uma das principais preocupações da equipe de TI de uma empresa é ter os sistemas sempre disponíveis para subsidiar as decisões e as transações de um negócio. Entretanto, considerando que incidentes acontecem, é preciso considerar a agilidade das soluções de suporte. Uma delas é o suporte remoto de TI.

Esse modelo, que vem sendo utilizado com sucesso por empresas de pequeno e médio porte, se baseia na assistência técnica à distância. Basta ao gestor do negócio acionar o responsável por telefone ou videoconferência para que a assistência se inicie. Além do corte de gastos e da escalabilidade da equipe remota, o suporte remoto de TI é ágil. Veja a seguir!

Suporte remoto de TI é ágil

Imagine que os colaboradores de determinadas estações de trabalho relataram dificuldades de acesso à internet, ou problemas com aplicações, impressora ou e-mail. Esse problemas simples de TI, de baixa complexidade, podem ser resolvidos em apenas alguns minutos com o suporte remoto de TI.

Isso porque não é preciso aguardar o deslocamento do profissional até o local, já que o serviço é prestado totalmente online. Um software compartilha a área de trabalho com o técnico de TI, que resolve o problema remotamente.

Obviamente, quanto mais complexo o problema, mais tempo o profissional pode demorar para encontrar uma solução. Mas, de toda forma, o mero fato de economizar tempo já contribui para que o sistema esteja novamente disponível.

Imagine que o gestor entre em contato com a assistência técnica presencial e relate o problema. É muito comum que ele não consiga se comunicar de forma completa, já que não possui tanto conhecimento técnico sobre o assunto. Mesmo assim, o profissional se dirige à empresa para prestar a assistência.

Ao chegar lá, percebe que o problema não é exatamente o que foi relatado, mas algo mais complexo, que demandaria outras soluções além daquelas que ele levou. Um software mais completo, por exemplo. Ele precisaria retornar à base de trabalho para pegar o necessário, para só depois conseguir resolver o problema. Só com deslocamento, pode ter sido gasto mais de uma hora e meia. Esse tempo de indisponibilidade causa um enorme prejuízo.

Preparo para receber suporte remoto

A situação acima descrita é somente um ponto que ilustra como o suporte remoto de TI é ágil. Como ele varia conforme a complexidade do problema, é interessante que a empresa possua uma estrutura boa para facilitar a assistência. Isso inclui uma boa análise de rede e um bom firewall.

Análise de rede

A análise de redes corporativas é o entendimento da infraestrutura empresarial. Ela possibilita determinar soluções e recursos de segurança e potencialização do ambiente. Baseada em planejamento, a análise define medidas para garantir que a infraestrutura de TI funcione corretamente e estabelece normas para utilização dos recursos.

Quando há uma análise de rede bem feita, o suporte remoto de TI é ainda mais ágil, porque o profissional consegue ter um mapeamento às mãos da infraestrutura empresarial. Isso o auxilia a identificar melhor a origem do incidente ou do problema, qualquer que seja sua complexidade.

Firewall

O firewall é um dispositivo de segurança de rede que funciona como filtro, monitorando o tráfego de entrada e saída, permitindo ou bloqueando tráfegos específicos conforme definição das regras internas de segurança.

E qual sua relação com o suporte remoto de TI? Simples. O usuário do equipamento precisa autorizar e configurar o acesso remoto no sistema operacional, liberando as permissões de acesso no Firewall para que o profissional consiga prestar a assistência.

É uma atitude simples que muitas empresas não fazem ideia da importância.

O suporte remoto de TI é ágil e pode acelerar o crescimento da sua empresa. Seja um problema simples ou complexo, a assistência remota é vantajosa em vários aspectos. O ideal é contar com uma solução que oferece um serviço completo, com a assistência presencial quando necessário.

A 4infra pode ser uma parceira importante da sua empresa ao oferecer uma solução completa. Conheça nosso trabalho de suporte!


10 de setembro de 2018

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down