(031) 3195-0580
4infra

Telefone IP garante a segurança em TI?

Telefone IP garante a segurança em TI?

A tecnologia permite que as empresas tenham um melhor desempenho e aumento da produtividade. Por esse motivo, é importante investir em soluções que agreguem e tragam resultados positivos - principalmente quando falamos de segurança em TI.

Para muitas corporações, o modelo PABX IP é considerado a melhor solução para gerenciar e controlar a central telefônica da companhia. Quando não é virtual, o PABX é instalado como suporte de alguns aparelhos físicos.

Um deles é o telefone IP, item essencial para o funcionamento do sistema de comunicação empresarial. Mas como essa tecnologia funciona - e qual é a importância dela para o setor de tecnologia da informação?

O que é telefone IP?

O telefone IP foi criado nos anos 1970. Todavia, a tecnologia só começou a ser usada no meio corporativo na década de 1990. A principal ideia trabalhada neste serviço é a de telefonia por meio de Internet Protocol (protocolo de internet).

Para que isso aconteça é preciso utilizar um aparelho específico, que vai se conectar a uma série de computadores para receber informações, imagens e sons. Dessa forma, os áudios serão convertidos em dados que podem ser, futuramente, transmitidos em rede. 

Os equipamentos são muito semelhantes ao telefones comuns. O que muda é que eles utilizam um conector RJ-45 nas placas dos computadores, ao invés de usar o padrão RJ-11.

Desconsiderando as funcionalidades, a grande diferença entre esses dois conectores é que o cabo RJ-45 utiliza 8 pinos para se conectar e o RJ-11 usa a metade.

Qual é a diferença do telefone IP para o VoIP?

Ambas tecnologias são muito semelhantes. A VoIP, ou voz sobre o protocolo de internet, é um modelo que possibilita a transmissão de voz digital. O que a difere é que, através do VoIP, não é necessário usar um aparelho específico. Assim, ao instalar o software, o sistema já está pronto. 

Por mais que os dois modelos, muitas vezes, sejam vistos como iguais, existe essa sutil divergência. O telefone IP precisa de um equipamento que faz a transmissão dos dados, enquanto o VoIP não.

Benefícios de utilizar um telefone IP

A partir do momento em que a corporação adota o telefone IP, ela passa a contar com um grande número de vantagens. Esses benefícios podem ser tanto operacionais e técnicos quanto econômicos. 

Para que você consiga visualizar o cenário, na prática, separamos os principais benefícios do telefone IP: 

Diminuição dos custos

Na maioria das vezes, o contato com números de operadoras diferentes é muito caro. Com o uso desse recurso é possível se conectar várias operadoras sem ter que arcar com o alto custo desse serviço, já que o contato é feito através da rede.  

Contato com outros PABX IP

A tecnologia PABX possibilita a criação de uma rede de comunicação qualquer - contanto que o receptor use a mesma tecnologia - sem nenhum gasto. Lembrando que isso só é possível se a internet de ambos lados estiver em bom funcionamento. Dessa forma, a empresa consegue se comunicar facilmente com outras unidades.

Mobilidade

Outra funcionalidade interessante que a telefonia IP oferece é a mobilidade. Por meio do VoIP é possível que uma conexão de internet qualquer se comunique com aparelhos em PABX ao redor do mundo. 

Ou seja, essa solução encurta as distâncias, possibilitando o contato com outros colaboradores e sedes, independentemente do lugar em que estejam.

Flexibilidade 

Desenvolver um PABX IP não é uma tarefa impossível nos dias de hoje. Qualquer pessoa que queira desenvolvê-lo é capaz, já que existem códigos abertos e soluções em bom funcionamento para tanto. 

Os únicos requisitos, nesses casos, são: ter um breve conhecimento dos sistemas operacionais e de rede, ter habilidade com softwares e estar disponível para aprender a usar a ferramenta. 

Como o telefone IP garante segurança em TI

A segurança em TI é um dos tópicos mais discutidos em setores de informação. As ameaças e invasões cibernéticas são perigos frequentes e, se sua corporação não estiver preparada, ela pode ser vítima dos mais diversos ataques. 

Em relação a isso, a telefonia IP desempenha um papel muito importante. Nesse modelo, as ligações são transformadas em dados e transmitidos via IP. Dessa maneira, o protocolo de internet pode se transformar em dados codificados, graças aos sistemas de VoIP, garantindo segurança às informações. 

Agora que você tem conhecimento de todos os benefícios da telefonia IP, e como ela proporciona segurança, não perca tempo. Para evitar problemas na instalação e execução, você pode terceirizar esse serviço. 


Para adquirir essa tecnologia, entre em contato com a nossa equipe e tire as suas dúvidas.

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down