(031) 3195-0580
4infra

Tendências de TI para 2021

Tendências de TI para 2021

Acompanhar as tendências de TI é algo complexo até mesmo para quem atua na área. Tudo muda muito rápido e o que era considerado avanço pode passar a ser obsoleto de uma hora para a outra.

Mas o ano de 2020 está sendo atípico - e propício a observações. O isolamento social do novo coronavírus deixou praticamente todo mundo em casa. E a tecnologia, até então vista como apenas ferramenta de diversão e trabalho, passou a ser instrumento de extrema necessidade para a sobrevivência de pessoas e negócios.

Talvez nunca tenha se usado tanto a tecnologia como em 2020: aplicativos de entregas, supermercados, farmácia e táxi. Além de chamadas de vídeo, consultas online e reuniões virtuais.

Observações sobre 2020

Por mais que a tecnologia tenha segurado as pontas durante o período turbulento da pandemia, nem tudo foram flores. Mas foi aí que se percebeu que as inovações e melhorias na área não precisam ser só constantes, mas acima de tudo rápidas

Trabalhar no modelo home office, por exemplo, é o sonho de quase todos os profissionais, mas acabou virando um pesadelo durante a quarentena:

  • Lentidão da internet devido ao grande número de usuários;
  • Sobrecarga em sites de serviços que recebem mais demandas do que conseguem suportar;
  • Problemas com conexão que reduz a qualidade de áudio e vídeo;
  • Dificuldades em fazer downloads de arquivos;
  • Cyber ataques para derrubar sites;
  • A rede domiciliar não funciona como a rede corporativa, o que impede manter o padrão e a agilidade do serviço;
  • Muitas empresas não trabalhavam em home office e tiveram que se adequar quase que de forma instantânea.
  • Serviços médicos, escolas e até audiências jurídicas que desconheciam o conceito de trabalho a distância, tiveram que se adaptar.

O que esperar de tendências de TI para 2021?

O mundo não pode parar! Essa talvez seja a grande lição que tiramos dessa pandemia. Mesmo diante de algumas dificuldades de ter que lidar com o inesperado, tudo caminhou. Afinal, as contas não pararam de chegar, ninguém deixou de se alimentar, pessoas precisaram usar o serviço de saúde, transporte e banco.

Diante disso, o mercado entendeu que as infraestruturas dedicadas à TI em 2021 vão precisar estar mais ágeis e específicas do que nunca, com a digitalização de uma série de processos que, antes, eram conduzidos fora do virtual.

Tecnologia 5G

A telecomunicação móvel precisa melhorar, e a solução está na tecnologia 5G. Ela é a evolução natural das gerações 3G e 4G, porém com muitas vantagens. O seu diferencial não é apenas a velocidade que conecta o celular muito mais rápido na internet, mas traz aplicações que podem melhorar a interação das pessoas e dos negócios, como objetos conectados e cidades inteligentes.

A ideia do 5G é deixar tudo conectado, celulares, carros, câmeras de segurança entre outros eletrodomésticos, permitindo que mais aparelhos acessem a internet móvel ao mesmo tempo. Alguns especialistas admitem que a tecnologia  pode permitir que mais de um milhão de aparelhos se conectem por metro quadrado.

Social Business

Uma das fortes tendências para 2021 é o investimento no relacionamento entre empresas e consumidores.

Aplicações em TI estão sendo criadas e melhoradas para analisar dados de perfil de consumidor, otimizando o trabalho das empresas que objetivam bons relacionamentos com clientes e dar a eles respostas personalizadas e imediatas sobre algum desejo ou necessidade.

Para melhorar a experiência com o usuário, a proposta é criar e aumentar o uso de chatbots e softwares de automação de marketing.

Internet das coisas

A internet das coisas é uma tendência de TI que vai facilitar a vida de todo mundo.

Imagina que você tenha um consultório e com o acesso a aplicativos, é possível abrir as cortinas, acender as luzes, ligar o computador e ainda fazer com que ele separe a ficha do próximo paciente.

Isso não é nenhum enredo de filme de ficção científica. A cada ano que passa, objetos e assistentes virtuais vêm se tornando realidade.

Segurança da informação

Com tanta novidade que está por vir, a segurança da informação não poderia ficar de fora. A tendência para 2021 e também para os próximos anos, é o investimento pesado em segurança da informação.

Pensa em milhares de conexões partindo de tudo quanto é lado, escritórios, clínicas e área jurídica fazendo atendimentos, deixando portas abertas para invasores mal-intencionados que podem roubar seus dados, seu dinheiro e tudo o que você levou anos para construir.

Quando falamos em segurança da informação, não estamos apenas colocando um antivírus no computador. Ele também é importante, mas existem um conjunto de outras aplicações e ferramentas que vão te dar mais tranquilidade no trabalho.  Elas são capazes de monitorar acessos, bloquear determinados tipos de sites, arquivar documentos na nuvem e impedir ciberataques, entre outras funcionalidades.

É claro que sua empresa não precisa saber de todas essas definições e procedimentos. Por isso que a 4Infra se coloca à sua disposição para avaliar estrutura de negócio e montar um projeto de segurança que atenda às suas necessidades.Entre em contato com a gente e converse com nossos consultores!


30 de setembro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Phishing: saiba como evitar esse ataque 
27 de setembro de 2021
Segurança digital: 3 sinais para investir  
27 de setembro de 2021
Conheça a Data Mesh: a inovação na arquitetura de dados 
24 de setembro de 2021
Conheça o Xaas e saiba como aplicá-lo 
22 de setembro de 2021
1 2 3 114
chevron-down