(031) 3195-0580
4infra

Tendências de TI para o pós-pandemia

Tendências de TI para o pós-pandemia

Várias das empresas que resistiram à crise causada pela pandemia do novo coronavírus tiveram que passar por grandes mudanças, recorrendo a tendências de TI modernas e menos custosas.

Aos setores de serviços não essenciais, por exemplo, o home office foi uma das saídas adotadas para tentar desacelerar o contágio da população. Com isso, os negócios que puderam se adaptar à rotina de trabalho a distância o fizeram, deixando de depender da estrutura física da companhia.

Para que as atividades remotas não fossem prejudicadas, o auxílio dos profissionais de TI tornou-se imprescindível na organização das tarefas e orientação dos colaboradores. Afinal, gerenciar tudo de longe requer melhorias na comunicação, simplicidade na resolução de problemas e sistemas cada vez mais otimizados à produtividade.

Pensando assim, fica fácil classificar a TI como peça importante na parte estratégica da companhia, trabalhando para que a empresa seja funcional presencialmente ou a distância. É fundamental que a equipe de tecnologia da informação atue de modo a facilitar a integração tecnológica dos colaboradores, sem que nenhum processo seja deixado para trás.

Infraestrutura inteligente e adaptável

De um jeito inesperado, a crise causada pela Covid-19 acabou acelerando a transformação tecnológica em muitas frentes de negócios, até mesmo os não ligados diretamente à tecnologia. Restaurantes e lojas de roupas, por exemplo, tiveram de buscar por meios de vendas que não dependessem da presença dos clientes, como as compras pela internet.

Alguns segmentos do mercado se viram obrigados a realizar demissões ou redução na carga horária dos funcionários, buscando reduzir os custos em tempos de baixa nas vendas. Agora, mesmo antes do fim da crise, as contrações voltaram timidamente a aparecer, mas com necessidades bem diferentes de antigamente.

Enquanto a vacina contra o coronavírus não é uma possibilidade, as lojas permanecem focadas em vendas online, já que menos pessoas têm se arriscado a sair de casa. Sendo assim, a prioridade passou a ser a interação no ambiente online. A escolha requer especialistas de TI focados em venda online.

Nesse cenário, a demanda pela criação de sites, atendentes virtuais, desenvolvedores de aplicativos de comunicação interna e uma série de outros profissionais da TI se fez urgente. A boa notícia é que o investimento na especialização da equipe não será perdido.

Para o pós-pandemia, dificilmente os hábitos de compra pela internet serão abandonados. Ao contrário: a tendência é manter o volume de vendas e buscar por novas tecnologias que colaborem para a expansão virtual do negócio.

Diferente do que muitos acreditam, a tecnologia não visa tirar o emprego de ninguém. O propósito da estrutura de TI é facilitar processos diários e promover menos esforço às pessoas, dando oportunidade para que se dediquem às tarefas importantes e menos automatizadas.

Armazenamento em nuvem

Outra das principais tendência de TI para o período pós-pandemia é a ampliação do salvamento em nuvem.

Para muitas frentes de negócio é possível não se limitar a apenas um local para trabalhar. No aeroporto, cafeteria, em casa ou na empresa, qualquer lugar com acesso à internet torna-se propício para desenvolver atividades profissionais.

Esses são benefícios disponibilizados pelo armazenamento em nuvem, que permite que documentos sejam acessados, compartilhados e salvos sem depender da memória do computador ou celular. São os especialistas de TI os responsáveis pela seleção do que deve ser levado para a nuvem, concedendo acesso a pessoas autorizadas, sem colocar em risco dados sensíveis.

Além de tornar o trabalho mais célere e colaborar com a produtividade dos funcionários, o armazenamento em nuvem reforça a segurança das informações e permite a execução correta de tarefas entre diferentes equipes.

Vantagens do Protocolo SIP entre as tendências de TI

O modo de comunicar-se também tem mudado desde que o país foi atingido pela crise do novo coronavírus. Meios eficientes e em conta foram adotados para facilitar a comunicação entre clientes, funcionários e fornecedores. O Protocolo SIP é um bom exemplo.

Mesmo tendo surgido bem antes da Covid-19, o SIP se mostrou ainda mais útil na condução do diálogo a distância, já que depende quase que exclusivamente da internet.

Para as empresas, o Protocolo SIP proporciona inúmeras vantagens – e vale a pena dar uma olhada nessa tendência que promete continuar em alta na pós-pandemia. Alguns dos benefícios imediatos do SIP na sua estrutura de TI são o redirecionamento de chamadas, mobilidade e flexibilidade, sem depender de linhas telefônicas ou de um aparelho específico.

 

Inclusive, se você quiser saber mais sobre SIP, a 4Infra tem um texto só sobre ela, abordando tudo que você precisa saber sobre Protocolo SIP. Dê uma olhada e, precisando de ajuda, pode contar com a gente!


24 de agosto de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down