(031) 3195-0580
4infra

Terceirizar ou contratar um técnico de TI? Qual a melhor solução para a sua empresa?

Terceirizar ou contratar um técnico de TI? Qual a melhor solução para a sua empresa?

Decidir entre terceirizar ou contratar um técnico de TI? Saber escolher a melhor solução para a sua empresa é essencial para o funcionamento do seu negócio.

A tecnologia é parte fundamental de uma empresa. Independente do ramo de atuação, todo negócio atual precisa de computadores para se manter operante ou possuem até mesmo grandes servidores com dados importantes e que precisam de atenção constante.  

Para evitar possíveis contratempos, garantir o funcionamento de todos os dispositivos e resolver quaisquer problemas técnicos, é preciso ter um especialista em TI sempre a seu dispor.

Para isso, existem duas opções: terceirizar ou contratar um técnico de TI.

Escolher entre essas duas opções pode não ser uma tarefa fácil, afinal ambas trazem benefícios, como também possuem pontos negativos que devem ser averiguados com calma antes de se tomar uma decisão.

O primeiro passo para realizar essa escolha é saber mais sobre cada uma das opções e a partir disso decidir qual se enquadra melhor no padrão da empresa.

 

As demandas de uma equipe interna de TI

 

Contratar um ou mais técnicos de TI pode trazer diversos benefícios. Entre eles, podemos citar:

  • Segurança em caso de informações sigilosas
  • Monitoramento direto de processos internos
  • Controle de atividades
  • Possibilidade de integração entre equipes
  • Possibilidade de uma maior agilidade no atendimento

Por outro lado, essa opção demanda um maior investimento inicial, com infraestrutura e técnicos especializados. Ela pode também não ser viável caso haja a necessidade de contratar especialistas em muitas áreas, por exemplo.

 

Terceirizando a TI da sua empresa

 

Ao optar pela terceirização do serviço os benefícios iniciais são principalmente a redução dos custos e a possibilidade da flexibilização do atendimento conforme a necessidade do negócio em si.

Além disso, por meio da terceirização é possível ter acesso a profissionais especializados em diferentes áreas de maneira mais econômica e eficaz.

Por outro lado, empresas que optam por esse tipo de serviço podem se deparar com a menos segurança e menos controle das atividades que estão sendo realizadas.

 

Mas então, terceirizar ou contratar um técnico de TI?

 

Para responder essa pergunta é necessário conhecer e avaliar ambas as opções e também conhecer o perfil da empresa em que será implementada a solução de TI.

Em geral, atendimentos terceirizados são recomendados para comércios em franquias (onde se é possível realizar planos para todas as sedes, por exemplo), consultórios e escritórios em que a tecnologia não faz parte do produto final, é apenas usada para tarefas básicas do dia a dia; profissionais autônomos e pequenas e médias empresas.

A contratação de um técnico deve ser considerada principalmente para empresas de grande porte, com uma demanda tecnológica maior, para projetos contínuos.

Depois de saber sobre os benefícios de cada opção, para escolher entre terceirizar ou contratar um técnico de TI é preciso também considerar outros pontos. Qual a importância da tecnologia para o funcionamento da empresa e para a entrega do produto final? Qual o número médio de chamadas de TI durante determinado período? Qual o tempo médio gasto para solucionar determinado problema? Qual o nível de satisfação com a solução de TI atual? Quanto é possível investir atualmente para estruturar a equipe?

Responder essas perguntas pode te ajudar a ter mais clareza na hora de tomar essa decisão. Porém, caso ainda esteja na dúvida pode contar com o apoio dos profissionais da 4infra!


17 de julho de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down