TI é um recurso ou uma despesa?

TI é um recurso ou uma despesa?

O investimento em tecnologia ainda é visto por muitas empresas como um gasto e um atraso. Os gestores que pensam dessa forma entendem que, se o negócio cresceu até o momento com os recursos tradicionais, não seria preciso gastar com a inovação na área de TI.

Mas a verdade é que a era digital demanda uma adequação cada vez maior das empresas que querem se manter competitivas.

Diante desse fato, certo é que TI não é uma despesa, mas um investimento necessário. Veja o porquê!

TI facilita o uso de informações

Machine Learning (aplicativos de aprendizado de máquina), inteligência artificial, computação em nuvem são tecnologias que passaram a ser acessíveis para empresas de qualquer porta.

Todas essas soluções tecnológicas facilitam o uso de informações de forma estratégica, o que antes só era possível em grandes empresas. Esse é um dos motivos pelos quais TI não é uma despesa, mas um investimento importante.

De acordo com um estudo da Deloitte, as pequenas e médias empresas que usam a tecnologia da nuvem cresceram 26% mais rapidamente e têm lucros 21% maiores. Tudo porque essa solução traz pontos de dados exclusivos para executivos de pequenas empresas e isso pode oferecer uma vantagem.

Pensar fora da caixa com novos conjuntos de dados permite que os empreendedores façam mudanças rápidas na estratégia, o que pode aumentar as vendas ou resolver um problema antes que seja tarde demais.

Ferramentas analíticas preditivas ajudam a determinar o que os clientes podem querer na próxima semana ou no próximo mês, enquanto as ferramentas analíticas sociais fornecem feedback imediato sobre a mentalidade dos consumidores.

TI garante o diferencial do negócio

Sua ideia está bem protegida? Se você entende que TI não é uma despesa, certamente investiu na tecnologia para ter segurança da informação.

A proteção de dados é uma prioridade nas empresas, porque ela guarda o próprio segredo de um negócio. Em um mercado competitivo, a inovação pode fazer uma empresa se destacar frente à outra.

Mas se a novidade se torna pública por algum motivo, a chance de sucesso se torna muito menor. Quando a organização não investe em TI, pode estar correndo risco em relação a seus dados, e isso pode lhe custar muito caro.

TI integra os sistemas e a gestão

Os sistemas digitais utilizados por uma empresa são fundamentais para uma boa gestão. Como é possível manter todos os departamentos trabalhando de forma conjunta e produtiva? Por meios das soluções de TI que organizam todo o fluxo de trabalho dos profissionais através da integração.

Um CRM (Customer Relationship Manager), por exemplo, quando integrado com o ERP (Enterprise Resource Planning - Sistema Integrado de Gestão Empresarial), confere mais dados estratégicos para o gestor adotar uma ou outra ação de marketing.

No mesmo sentido, um negócio, qualquer que seja o seu segmento, deve ter uma infraestrutura de TI capaz de manter a estabilidade e a continuidade das atividades. E isso só é possível com sistemas adequados à necessidade.

Essa avaliação é feita pela equipe de tecnologia da informação, que deve entender a demanda da empresa e apresentar soluções coerentes. TI não é uma despesa, portanto, mas uma necessidade.

TI cria valor para a empresa

Considerando que a TI facilita o uso de informações, garante o diferencial do negócio e integra os sistemas e a gestão, não é difícil imaginar o valor que ela cria para uma empresa.

Sem destinar recursos à tecnologia da informação, é muito difícil criar novos produtos e soluções para o mercado, se manter competitivo e ter sucesso. TI não é uma despesa, mas um investimento.

Ela fortalece toda a cadeia de uma organização, desde a gestão interna da alta cúpula até o relacionamento com o cliente e a oferta de produtos e serviços.

O gestor que entende que TI não é uma despesa é aquele que já consegue avaliar os benefícios que esse investimento traz para sua empresa. Porém, é preciso ter em mente que destinar recursos à tecnologia da informação demanda um alinhamento correto entre o investimento e o negócio.

A ideia de que basta investir em TI para ter mais resultados e crescimento é errada. É preciso ver a qualidade, e não a quantidade do recurso. Para ser catalisadora do negócio, a TI deve atender à demanda empresarial da melhor forma. Isso só é possível com o auxílio de profissionais competentes e qualificados para avaliar a infraestrutura.

Precisa de ajuda para definir seus investimentos em TI? Fale conosco!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
12 de junho de 2018

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Conceitos fundamentais de banco de dados
29 de novembro de 2023
Wi-Fi 6 vs. Wi-Fi 6E: entendendo as diferenças
27 de novembro de 2023
Protocolos de segurança Wi-Fi: o que precisamos saber sobre isso?
24 de novembro de 2023
Como instalar e Configurar Antena UniFi | 4infra
22 de novembro de 2023
1 2 3 153

chevron-down