O investimento em tecnologia ainda é visto por muitas empresas como um gasto e um atraso. Os gestores que pensam dessa forma entendem que, se o negócio cresceu até o momento com os recursos tradicionais, não seria preciso gastar com a inovação na área de TI.
Mas a verdade é que a era digital demanda uma adequação cada vez maior das empresas que querem se manter competitivas.
Diante desse fato, certo é que TI não é uma despesa, mas um investimento necessário. Veja o porquê!
Machine Learning (aplicativos de aprendizado de máquina), inteligência artificial, computação em nuvem são tecnologias que passaram a ser acessíveis para empresas de qualquer porta.
Todas essas soluções tecnológicas facilitam o uso de informações de forma estratégica, o que antes só era possível em grandes empresas. Esse é um dos motivos pelos quais TI não é uma despesa, mas um investimento importante.
De acordo com um estudo da Deloitte, as pequenas e médias empresas que usam a tecnologia da nuvem cresceram 26% mais rapidamente e têm lucros 21% maiores. Tudo porque essa solução traz pontos de dados exclusivos para executivos de pequenas empresas e isso pode oferecer uma vantagem.
Pensar fora da caixa com novos conjuntos de dados permite que os empreendedores façam mudanças rápidas na estratégia, o que pode aumentar as vendas ou resolver um problema antes que seja tarde demais.
Ferramentas analíticas preditivas ajudam a determinar o que os clientes podem querer na próxima semana ou no próximo mês, enquanto as ferramentas analíticas sociais fornecem feedback imediato sobre a mentalidade dos consumidores.
Sua ideia está bem protegida? Se você entende que TI não é uma despesa, certamente investiu na tecnologia para ter segurança da informação.
A proteção de dados é uma prioridade nas empresas, porque ela guarda o próprio segredo de um negócio. Em um mercado competitivo, a inovação pode fazer uma empresa se destacar frente à outra.
Mas se a novidade se torna pública por algum motivo, a chance de sucesso se torna muito menor. Quando a organização não investe em TI, pode estar correndo risco em relação a seus dados, e isso pode lhe custar muito caro.
Os sistemas digitais utilizados por uma empresa são fundamentais para uma boa gestão. Como é possível manter todos os departamentos trabalhando de forma conjunta e produtiva? Por meios das soluções de TI que organizam todo o fluxo de trabalho dos profissionais através da integração.
Um CRM (Customer Relationship Manager), por exemplo, quando integrado com o ERP (Enterprise Resource Planning - Sistema Integrado de Gestão Empresarial), confere mais dados estratégicos para o gestor adotar uma ou outra ação de marketing.
No mesmo sentido, um negócio, qualquer que seja o seu segmento, deve ter uma infraestrutura de TI capaz de manter a estabilidade e a continuidade das atividades. E isso só é possível com sistemas adequados à necessidade.
Essa avaliação é feita pela equipe de tecnologia da informação, que deve entender a demanda da empresa e apresentar soluções coerentes. TI não é uma despesa, portanto, mas uma necessidade.
Considerando que a TI facilita o uso de informações, garante o diferencial do negócio e integra os sistemas e a gestão, não é difícil imaginar o valor que ela cria para uma empresa.
Sem destinar recursos à tecnologia da informação, é muito difícil criar novos produtos e soluções para o mercado, se manter competitivo e ter sucesso. TI não é uma despesa, mas um investimento.
Ela fortalece toda a cadeia de uma organização, desde a gestão interna da alta cúpula até o relacionamento com o cliente e a oferta de produtos e serviços.
O gestor que entende que TI não é uma despesa é aquele que já consegue avaliar os benefícios que esse investimento traz para sua empresa. Porém, é preciso ter em mente que destinar recursos à tecnologia da informação demanda um alinhamento correto entre o investimento e o negócio.
A ideia de que basta investir em TI para ter mais resultados e crescimento é errada. É preciso ver a qualidade, e não a quantidade do recurso. Para ser catalisadora do negócio, a TI deve atender à demanda empresarial da melhor forma. Isso só é possível com o auxílio de profissionais competentes e qualificados para avaliar a infraestrutura.
Precisa de ajuda para definir seus investimentos em TI? Fale conosco!