(031) 3195-0580
4infra

A importância da TI na gestão de empresas

A importância da TI na gestão de empresas

Diante das diversas responsabilidades a serem cumpridas em uma empresa, a TI se mostra extremamente importante e agregadora. Graças ao avanço das tecnologias, é possível renovar os processos de gestão e torná-los mais produtivos aliando-os à TI, pois são as tecnologias que, ao permitirem a automatização dos processos, simplificam as tarefas necessárias.

Além disso, tais processos diminuem as chances de erros e, consequentemente, aumentam a produtividade e rendimento da empresa ou marca. Isso também contribui para que as tomadas de decisão dentro da organização sejam feitas de maneira assertiva.

Esses pontos mostram o valor da TI na gestão de empresas, além de seus benefícios evidentes. E, pensando nisso, reunimos neste post algumas considerações para deixar ainda mais clara essa importância.

Proteção de dados e adequação à regulamentação

No processo de gestão da empresa, em primeiro lugar, há a responsabilidade de se adequar a instituição às políticas e regulamentações. Como muitas organizações estão submetidas a tais normas, principalmente em relação à proteção e ao uso das informações, é preciso ter controle dos processos. 

Isso é possível a partir de recursos de TI que tornam os procedimentos mais simples, como o próprio controle de dados, e garantem chances maiores de atender a todos os requisitos exigidos. 

Além do controle dos processos, outro aspecto em que as tecnologias podem colaborar é na própria proteção dos dados. Serviços de TI, como implantação de firewall e proxy, colaboram na segurança, protegendo e monitorando os dados com os quais a empresa lida.

Gestão do tempo e rendimento da empresa 

Atrelar-se à TI no momento de estabelecer estratégias de administração do negócio permite a gestão do tempo das atividades da empresa. E, com isso, também se pode melhorar seu rendimento. Isso fica bem nítido quando analisamos as empresas que precisam bater metas para garantir o sucesso dentro do seu mercado, comoempresas na área de vendas, por exemplo. 

Para que cumpram as metas, é preciso que uma boa gestão do tempo seja realizada. Através dela é possível vislumbrar bom rendimento - e, consequentemente, lucro. Isso pode ser controlado por ferramentas tecnológicas que ofereçam funcionalidades como, por exemplo, as plataformas de gestão de tarefas. A solução torna viável acompanhar o andamento dos processos, o tempo gasto para a conclusão de cada um deles e, ainda, monitorar as metas que devem ser cumpridas.

Além disso, algumas ferramentas oferecem relatórios que disponibilizam o acompanhamento da produtividade e, até mesmo, das finanças. É sobre isso o nosso próximo tópico: 

Acompanhar métricas e avaliar o desempenho

Aliando a TI à gestão de empresas, também se pode ter acesso a métricas e estatísticas que serão analisadas, e que também vão auxiliar o gestor na elaboração de novas estratégias para o sucesso do negócio. Por meio das tecnologias, utiliza-se os recursos que geram relatórios e dados automaticamente, facilitando o processo de acompanhamento e avaliação.

Dessa forma, é possível avaliar o desempenho de forma a otimizar a elaboração de novos métodos, o alinhamento de estratégias e as tomadas de decisões.Toda essa mensuração permite que os gestores acompanhem o desenvolvimento da sua equipe individual e coletivamente, monitorando suas atividades com o objetivo de trabalharem pontos de melhoria para garantir maior proveito.

Para mais, com essas análises e avaliações também se pode efetuar uma gestão de riscos. Então, além de elaborar novas estratégias, há o desenvolvimento de certa cautela que orientam as próximas decisões da empresa, evitando os riscos. 

Um bom exemplo dessa cautela pode ser visto no momento de fazer novos investimentos. Com a visão geral do funcionamento da empresa e seu desenvolvimento, é possível entender onde exatamente se precisa investir e, assim, não correr o risco de gastos desnecessários.

Controlar e recuperar leads

Muitas empresas lidam com o gerenciamento de leads. Estes são vistos como oportunidades de negócios. Em algum momento, eles ofereceram informações em troca de algo, como um conteúdo em ebook, e são clientes potenciais, porque, de alguma forma, demonstraram interesses nos serviços ou produtos da empresa. 

Controlar os leads é indispensável para a eficiência das estratégias da empresa. A ação permite à empresa não só gerar mais prospecções, como, também, recuperar potenciais clientes que foram perdidos. 

Essa ação também é uma possibilidade que as tecnologias oferecem. Aliando-as à gestão, torna-se viável o registro dos leads e também a identificação dos canais especificamente dos quais eles foram encaminhados. 

Com o controle, consegue-se criar campanhas assertivas, voltadas especificamente para os perfis de pessoas que realmente tem interesse no seu serviço ou produto. Além disso, também é possível identificar abandonos com os recursos de registro e, com isso, pode-se elaborar estratégias para recuperar leads perdidos.

Aprimorar a relação com os clientes

As tecnologias aplicadas à gestão da empresa permitem que o relacionamento com os clientes seja aperfeiçoado, uma vez que estes procuram diferentes canais para entrar em contato com a organização. Assim, com a procura por contato diversificada, é fundamental que a empresa forneça aos clientes multicanais, ou seja, redes sociais, e-mail, telefone, entre outras possibilidades.  

Para que se tenha o controle de todos os canais, as tecnologias podem oferecer ferramentas que tornam possível a gestão de todos eles. Dessa forma, a empresa melhora seu relacionamento com os clientes e também garante a ele uma experiência diferenciada e excelente no momento de estabelecer contato. 

Além disso, o uso de diferentes canais também oferece à empresa novas possibilidades para expandir seu negócio e se destacar diante da concorrência. 

Para garantir que a TI seja ainda mais eficiente no processo de gestão de empresas, um serviço de consultoria pode colaborar no aperfeiçoamento do departamento. Ele poderá melhorar o desempenho do setor, garantir todas as vantagens das tecnologias utilizadas e identificar outras soluções que, porventura, podem ser aplicadas.

Na consultoria, há o contato direto com especialistas que conseguem enxergar onde e quais ferramentas de TI devem ser substituídas ou aprimoradas. A terceirização de TI também pode dar uma mãozinha para que a organização garanta o eficiente e correto desenvolvimento do setor, fazendo com que ele auxilie corretamente na gestão da empresa. 


Ficou interessado em conhecer os serviços da consultoria para entender como - e o que - aprimorar nas tecnologias da sua empresa? Conheça a 4Infra e agende a sua consultoria agora mesmo clicando aqui.


27 de março de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down