Diante das diversas responsabilidades a serem cumpridas em uma empresa, a TI se mostra extremamente importante e agregadora. Graças ao avanço das tecnologias, é possível renovar os processos de gestão e torná-los mais produtivos aliando-os à TI, pois são as tecnologias que, ao permitirem a automatização dos processos, simplificam as tarefas necessárias.
Além disso, tais processos diminuem as chances de erros e, consequentemente, aumentam a produtividade e rendimento da empresa ou marca. Isso também contribui para que as tomadas de decisão dentro da organização sejam feitas de maneira assertiva.
Esses pontos mostram o valor da TI na gestão de empresas, além de seus benefícios evidentes. E, pensando nisso, reunimos neste post algumas considerações para deixar ainda mais clara essa importância.
No processo de gestão da empresa, em primeiro lugar, há a responsabilidade de se adequar a instituição às políticas e regulamentações. Como muitas organizações estão submetidas a tais normas, principalmente em relação à proteção e ao uso das informações, é preciso ter controle dos processos.
Isso é possível a partir de recursos de TI que tornam os procedimentos mais simples, como o próprio controle de dados, e garantem chances maiores de atender a todos os requisitos exigidos.
Além do controle dos processos, outro aspecto em que as tecnologias podem colaborar é na própria proteção dos dados. Serviços de TI, como implantação de firewall e proxy, colaboram na segurança, protegendo e monitorando os dados com os quais a empresa lida.
Atrelar-se à TI no momento de estabelecer estratégias de administração do negócio permite a gestão do tempo das atividades da empresa. E, com isso, também se pode melhorar seu rendimento. Isso fica bem nítido quando analisamos as empresas que precisam bater metas para garantir o sucesso dentro do seu mercado, comoempresas na área de vendas, por exemplo.
Para que cumpram as metas, é preciso que uma boa gestão do tempo seja realizada. Através dela é possível vislumbrar bom rendimento - e, consequentemente, lucro. Isso pode ser controlado por ferramentas tecnológicas que ofereçam funcionalidades como, por exemplo, as plataformas de gestão de tarefas. A solução torna viável acompanhar o andamento dos processos, o tempo gasto para a conclusão de cada um deles e, ainda, monitorar as metas que devem ser cumpridas.
Além disso, algumas ferramentas oferecem relatórios que disponibilizam o acompanhamento da produtividade e, até mesmo, das finanças. É sobre isso o nosso próximo tópico:
Aliando a TI à gestão de empresas, também se pode ter acesso a métricas e estatísticas que serão analisadas, e que também vão auxiliar o gestor na elaboração de novas estratégias para o sucesso do negócio. Por meio das tecnologias, utiliza-se os recursos que geram relatórios e dados automaticamente, facilitando o processo de acompanhamento e avaliação.
Dessa forma, é possível avaliar o desempenho de forma a otimizar a elaboração de novos métodos, o alinhamento de estratégias e as tomadas de decisões.Toda essa mensuração permite que os gestores acompanhem o desenvolvimento da sua equipe individual e coletivamente, monitorando suas atividades com o objetivo de trabalharem pontos de melhoria para garantir maior proveito.
Para mais, com essas análises e avaliações também se pode efetuar uma gestão de riscos. Então, além de elaborar novas estratégias, há o desenvolvimento de certa cautela que orientam as próximas decisões da empresa, evitando os riscos.
Um bom exemplo dessa cautela pode ser visto no momento de fazer novos investimentos. Com a visão geral do funcionamento da empresa e seu desenvolvimento, é possível entender onde exatamente se precisa investir e, assim, não correr o risco de gastos desnecessários.
Muitas empresas lidam com o gerenciamento de leads. Estes são vistos como oportunidades de negócios. Em algum momento, eles ofereceram informações em troca de algo, como um conteúdo em ebook, e são clientes potenciais, porque, de alguma forma, demonstraram interesses nos serviços ou produtos da empresa.
Controlar os leads é indispensável para a eficiência das estratégias da empresa. A ação permite à empresa não só gerar mais prospecções, como, também, recuperar potenciais clientes que foram perdidos.
Essa ação também é uma possibilidade que as tecnologias oferecem. Aliando-as à gestão, torna-se viável o registro dos leads e também a identificação dos canais especificamente dos quais eles foram encaminhados.
Com o controle, consegue-se criar campanhas assertivas, voltadas especificamente para os perfis de pessoas que realmente tem interesse no seu serviço ou produto. Além disso, também é possível identificar abandonos com os recursos de registro e, com isso, pode-se elaborar estratégias para recuperar leads perdidos.
As tecnologias aplicadas à gestão da empresa permitem que o relacionamento com os clientes seja aperfeiçoado, uma vez que estes procuram diferentes canais para entrar em contato com a organização. Assim, com a procura por contato diversificada, é fundamental que a empresa forneça aos clientes multicanais, ou seja, redes sociais, e-mail, telefone, entre outras possibilidades.
Para que se tenha o controle de todos os canais, as tecnologias podem oferecer ferramentas que tornam possível a gestão de todos eles. Dessa forma, a empresa melhora seu relacionamento com os clientes e também garante a ele uma experiência diferenciada e excelente no momento de estabelecer contato.
Além disso, o uso de diferentes canais também oferece à empresa novas possibilidades para expandir seu negócio e se destacar diante da concorrência.
Para garantir que a TI seja ainda mais eficiente no processo de gestão de empresas, um serviço de consultoria pode colaborar no aperfeiçoamento do departamento. Ele poderá melhorar o desempenho do setor, garantir todas as vantagens das tecnologias utilizadas e identificar outras soluções que, porventura, podem ser aplicadas.
Na consultoria, há o contato direto com especialistas que conseguem enxergar onde e quais ferramentas de TI devem ser substituídas ou aprimoradas. A terceirização de TI também pode dar uma mãozinha para que a organização garanta o eficiente e correto desenvolvimento do setor, fazendo com que ele auxilie corretamente na gestão da empresa.
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