(031) 3195-0580
4infra

Usando a consultoria de TI para aumentar desempenho de equipamentos

Usando a consultoria de TI para aumentar desempenho de equipamentos

Não é novidade: a tecnologia da informação deixou de ser coadjuvante na gestão empresarial e passou ter papel fundamental na tomada de decisões. Ignorar a importância desse setor dentro do planejamento estratégico do seu negócio pode se tornar uma decisão fatal a longo prazo. Por outro lado, contar com uma consultoria de TI tem o potencial de gerar o efeito inverso.

A consultoria de TI tem sido uma opção cada vez mais complementar à infraestrutura de gerenciamento de dados de uma organização. A razão é simples: o serviço envolve tanto o fornecimento de aconselhamento especializado e competências profissionais ao setor de TI de uma empresa e sua gestão quanto, em casos específicos, a própria execução de tarefas.

De forma geral, podemos dizer que a consultoria é um serviço que tem como objetivo melhorar o desempenho do departamento como um todo, a partir de aspectos específicos. Assim, pode colaborar significativamente na tomada de decisões e soluções de problemas. 

Vale lembrar que, uma vez que manter uma boa performance dos equipamentos não é uma tarefa fácil, principalmente nas pequenas empresas, contar com uma consultoria de TI pode ser a diferença entre a sobrevivência e a morte da organização em um mercado competitivo. Afinal, a consultoria especializada de TI também serve como um guia para o planejamento estratégico do setor. 

Por serem especialistas em tecnologia da informação, os consultores conseguem avaliar a estrutura do departamento e auxiliar os gestores na tomada de decisões - e por um valor de investimento inferior ao que é necessário para montar uma estrutura de TI dentro da própria empresa.

Em outras palavras, a consultoria é uma fábrica de vantagens.

Relação entre consultoria de TI e desempenho dos equipamentos

Não é só a parte de gestão que ganha a partir da contratação de uma consultoria de TI: com a ajuda especializada, os equipamentos podem ter a vida útil prolongada. Isso porque o uso correto da infraestrutura de TI vai ocasionar em maior eficiência, redução de erros e manutenção mais assertiva.

Veja os itens que merecem atenção no desempenho de equipamentos:

  • Atualização: um ponto crucial na manutenção de equipamentos são os sistemas operacionais atualizados. Contudo, manter todos eles em dia pode ser mais trabalhoso do que pensamos. Então, que tal repassar essa tarefa para a consultoria de TI? A ajuda terceirizada pode ficar responsável pela atualização dos seus sistemas e programas;
  • Monitoramento: já falamos aqui no blog sobre os desafios do monitoramento de TI - e essa é mais uma tarefa que pode ser executada por uma consultoria especializada. O monitoramento em tempo real gera diversos benefícios ao desempenho de equipamentos no TI, dentre eles a observação e notificação de possíveis ocorrências, evitando que você perca tempo e dinheiro;
  • Backup: fazer backup é essencial, e um importante item na manutenção e desempenho dos equipamentos. A realização efetiva do armazenamento e sincronização de dados permite a exclusão de arquivos que podem prejudicar o funcionamento das máquinas. Para não deixar o backup de lado, peça ajuda à consultoria de TI. Além de manter seu backup em dia, a consultoria pode auxiliar no tempo de vida dos arquivos e restauração em caso de perda;
  • Treinamento: a falta de treinamento para o manuseio de equipamentos e sistemas pode se tornar um grande problema e diminuir o desempenho da sua infraestrutura. A maioria das empresas não contrata treinamento frequente para os colaboradores, o que é um erro. Por isso, é importante identificar parceiros para suprir essa necessidade. A consultoria de TI pode ser uma grande aliada no treinamento e implantação de softwares e sistemas operacionais;
  • Segurança: outro item que pode custar o bom desempenho de uma estrutura de TI é a (in)segurança de dados. Pequenas empresas podem sofrer frequentes baixas nesse sentido, ataques à rede, perda de dados e máquinas sobrecarregadas. Esse combo de situações pode ocasionar problemas de segurança e afetar o desempenho de equipamentos. A consultoria de TI pode ajudar nesse sentido, a partir da construção de um bom sistema de segurança de informação, e monitorando possíveis ataques à rede para garantir e aumentar o desempenho de equipamentos.

Em resumo, a consultoria de TI não é apenas um serviço de aconselhamento: ela pode otimizar tarefas e garantir a eficácia do departamento de TI como um todo. Como? Auxiliando na tomada de decisões, monitoramento e planejamento da infraestrutura de TI de uma organização.

Quer saber no que mais uma consultoria especializada em TI pode te ajudar? Entre em contato com a 4Infra!


1 de janeiro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down