(031) 3195-0580
4infra

Vantagens da terceirização de TI para PMEs

Vantagens da terceirização de TI para PMEs

Terceirização de TI é o termo do momento. A maioria das empresas busca por essa solução com o objetivo de reduzir custos gerais. Mas, quando se trata de tecnologia, os benefícios vão muito além da economia financeira.

O setor de tecnologia da informação é a base para qualquer organização. Praticamente tudo passa por ali: infraestrutura de rede, cabeamento, servidores, softwares, aplicações, e-mail, suporte remoto e segurança da informação são apenas alguns exemplos da atuação da TI no meio corporativo.

Contudo, nem sempre as pequenas e médias empresas conseguem manter uma equipe interna de TI, com profissionais especializados e toda a infraestrutura que acompanha as inovações do mercado. O fato é que as PMEs não dispõem de orçamento para arcar com uma estrutura tão robusta e complexa. Por isso, a terceirização de TI é a melhor forma de gerenciar os recursos destinados a essa área.

O que é terceirização de TI para PMEs?

A terceirização de TI é uma subcontratação de serviços e mão de obra especializada nas atividades do setor. Ou seja, é contratar uma empresa que vai trabalhar e gerar resultados para você, sem vínculo empregatício.

A modalidade pode atuar em duas frentes nas PMEs: a primeira é na execução de atividades auxiliares que não fazem parte da atividade-fim da organização, como manutenção de equipamentos, call center, suporte técnico ou desenvolvimento de softwares.

Já a segunda possibilidade está na atuação estratégica da terceirizada, assumindo responsabilidades significativas nos processos de tomada de decisão, como gerenciamento de dados e determinação dos níveis de segurança do ambiente digital.

As vantagens da terceirização de TI nas pequenas e médias empresas são muitas. Abaixo citamos algumas para que você possa começar a assimilar a ideia – mas não leve muito tempo pensando se você deve ou não ter uma TI terceirizada, pois a concorrência pode te deixar para trás...

Redução considerável dos custos

Embora essa não seja a única vantagem ao optar pela terceirização de TI, ela é uma das mais desejadas pelos empresários. Afinal, reduzir custos é objetivo primário em quase 100% das organizações.

Ao contratar serviços de terceirização de TI, a empresa não precisa mais onerar seu orçamento com compras de notebooks, servidores e softwares. Isso passa a ser responsabilidade da empresa que presta o serviço de outsourcing. Só aqui o custo já teve uma redução considerável.

Além disso, a equipe contratada pode realizar as atividades do setor de TI, tais como treinamentos, compra de equipamentos, monitoramento do servidor, acompanhamento das falhas nos sistemas e resolução de problemas.

Inovação

Uma das vantagens de terceirizar o setor de TI nas PMEs é a inovação constante da área. Muitos gestores, talvez por falta de informação, trabalham com ferramentas obsoletas, prejudicando as operações e os trabalhos administrativos.

Mesmo diante de tantas soluções inovadoras proporcionadas pela tecnologia, é compreensível que a empresa não consiga decidir em qual contexto utilizar o que. A parceria com uma terceirizada torna essas escolhas muito mais fáceis. Os especialistas vão orientar as PMEs na adoção de novas tecnologias conforme necessidade.

Além de garantir que tudo esteja funcionando, a terceirizada atualiza as ferramentas e garante que sua empresa esteja utilizando recursos modernos, como virtualização de servidores.

Serviço sob demanda

Na terceirização, as PMEs não precisam adquirir um pacote fechado com todas as soluções incluídas e, às vezes, pagar por uma solução que não será usada. O que acontece é que a empresa pode contar com todos os recursos avançados, mas a contratada só irá fornecer o produto/serviço de acordo com as demandas.

Suporte especializado

Gestores de pequenas empresas podem pensar que, pelo menor porte da organização, qualquer profissional do escritório pode executar as funções de um técnico de TI. Mas essa não é a melhor maneira de economizar. Por mais boa vontade que esse colaborador tenha, ele não é especialista e, talvez, não vai conhecer as novidades do mercado.

A terceirização de TI permite que a empresa tenha à sua disposição profissionais experientes, a partir de uma equipe composta por técnicos das mais diversas áreas da tecnologia. Eles são capazes de montar estratégias, propor soluções viáveis e implantar recursos inovadores e atualizados – sem contar que os serviços vão ser realizados de maneira ágil e eficiente.

 

Se sua empresa tinha dúvidas quanto às vantagens da terceirização de TI, apresentamos nessa postagem uma pequena amostra do que ela pode fazer pelo seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto ou fazer um orçamento? Entre em contato com a 4Infra e nossos consultores vão te ajudar no que for preciso.


3 de março de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down