(031) 3195-0580
4infra

Vantagens de usar file server na nuvem

Vantagens de usar file server na nuvem

A computação em nuvem conquistou a afeição de muitos usuários, principalmente no meio empresarial. Independentemente do porte da companhia, a solução é utilizada como um facilitador de processos com foco no file server corporativo, para armazenar dados importantes em um espaço não físico.

As vantagens dessa tecnologia são muitas, mas entre elas podemos destacar a sobra de espaço em disco nos computadores. O trabalho desse servidor é justamente organizar todos esses arquivos em um Data Center, um espaço físico que recebe os dados por meio do salvamento em nuvem.

Assim, os softwares, programas e arquivos grandes não precisam pesar sua máquina local, ficando hospedados a distância, em um outro equipamento muito maior e dedicado à função. Sempre que precisar localizar os documentos e acessar uma ferramenta, basta enviar uma requisição ao Data Center contratado.

Flexibilidade em processos de TI

Antigamente, mesmo que muitos jovens leitores nunca tenham pensado em uma realidade como essa, era comum ter um computador específico dentro da empresa reservado ao salvamento de arquivos, sem que outras máquinas fossem prejudicadas pela ocupação de memória. 

Com o surgimento de hospedagem em nuvem, não apenas os dispositivos tiveram menos peso de arquivos, como outros colaboradores puderam acessar o mesmo documento em notebooks e smartphones diferentes.

Facilidades como essa aceleraram todo o processo de trabalho em equipe, além de oferecer maior comodidade aos colaboradores, que agora podem trabalhar de dentro de duas casas. O acesso aos arquivos pode ser feito em qualquer lugar do mundo, sem que o computador precise realizar o download do documento, o que costuma sobrecarregar a capacidade de memória da máquina.

Segurança interna

A proteção dos dados da companhia também teve um aumento considerável com a implementação da tecnologia de salvamento em nuvem. Para acessar os arquivos, é necessário passar por uma série de autenticações que barram possíveis invasores.

A criptografia é um dos meios de segurança de dados mais utilizado no ambiente corporativo. Com ela, alguns níveis de acesso são estabelecidos, concedendo permissões que vão até certo ponto para determinado tipo de usuário. Assim, os dados delicados dificilmente estarão sob risco de caírem em mãos erradas.

Mesmo para empresas menores ou as de grande porte, o file service pode ser amplamente empregado. Isso porque o sistema é adaptável a necessidade da companhia, o que é excelente para negócios em ascendente expansão, já que não há limites para a extensão da ferramenta.

Economia (de tempo e dinheiro)

O file server também é sinônimo de mais economia para as empresas, já que a necessidade de computadores dedicados apenas a servirem de armazenamento dos arquivos não são mais necessários. Essa ação também reflete na diminuição de gastos com manutenção especializada de máquinas e de pessoal.

Em um cálculo realizado, é até dez vezes mais barato a opção em nuvem do que a criação de um espaço físico cheio de máquinas para o cumprimento da tarefa de salvamento. Entretanto, alguns investimentos devem ser feitos para implementação do sistema de cloud computing.

De início, você deve contratar um bom provedor. Contudo, o preço é compensado à medida que as despesas diminuem com o uso do file server. Até mesmo a conta de luz recebe barateamento, uma vez que, agora, serão menos máquinas trabalhando.

File server na nuvem dá foco ao que realmente interessa

Ainda ressaltando os benefícios da funcionalidade, o file server desocupa a equipe de Tecnologia da Informação dos assuntos relacionados a backup e compra de novas unidades de discos rígidos. Assim, a TI se ocupa do que pode fazer sua companhia crescer, como o aprimoramento de Chatbot no site da empresa e melhoria nos processos operacionais dos colaboradores.

Todo a função de gerenciar as atualizações e servidores fica a cargo do provedor do sistema contratado. Esse é um ponto importante para o crescimento da empresa, uma vez que a TI pode passar a dedicar-se à melhoria da estrutura de vendas da sua empresa! 

 


29 de julho de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down