O estilo de trabalho home office vêm ganhando um grande destaque nas formas de trabalho atuais. Essa prática oferece benefícios tanto para os colaboradores quanto para a empresa em questão. Já conhece esses benefícios? Então confira!
O termo “home office” em tradução literal significa escritório em casa. Assim, a jornada de trabalho home office nada mais é que trabalhar de um computador dentro da sua própria casa.
Essa é uma modalidade de trabalho que proporciona uma alta flexibilidade, traz diversos benefícios e principalmente ajuda as empresas a economizarem financeiramente.
Não é preciso, necessariamente, que o funcionário em questão tenha um escritório completo dentro de casa. Dependendo da sua função, apenas um computador em boas condições e uma conexão de internet pode permitir que ele trabalhe do conforto de sua casa.
Muitas empresas optam por disponibilizar a opção de seus colaboradores trabalharem de casa pois trazem diversas vantagens, tanto para si mesmas quanto para os seus colaboradores.
Esses são os dos pontos principais do trabalho home office. Trabalhar assim traz flexibilidade, permitindo o colaborador a organizar seu tempo e suas atividades da forma que preferir, lidando melhor com imprevistos e compromissos do dia a dia.
Também permite que ele trabalhe da forma que lhe proporciona maior conforto, evitando dores e fazendo pausas para sua qualidade de vida, por exemplo.
Com essa prática, a empresa economiza custos com transporte dos funcionários, alimentação, produtos de escritório e manutenção de equipamentos. Além de outras vantagens fiscais.
Para os colaboradores, há uma economia do tempo gasto no trajeto até a empresa ou em filas, por exemplo.
Uma empresa que oferece a modalidade de trabalho home office não está restrita a contratar apenas pessoas daquela região. Isso permite alcançar talentos em outros estados ou até mesmo em outros países do globo.
Ou seja, é possível contratar especialistas na área que precisa de qualquer lugar e trazendo diversas outras vantagens com isso.
Um estudo realizado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, constatou que trabalhar home office leva a um aumento significativo na produtividade. Isso se dá pelo fato de que em casa as pessoas tendem a fazer menos pausas e trabalhar mais, além de que essa prática também beneficia a concentração e o contentamento dos funcionários, melhorando seu desempenho.
Antes de disponibilizar a opção de trabalho home office para seus colaboradores é preciso se atentar a alguns pontos.
Em primeiro lugar, essa prática não isenta a empresa de obedecer às leis trabalhistas, de pagar os benefícios, oferecer férias e 13°, por exemplo. É preciso se atentar à forma de contrato, CLT ou PJ.
Um contrato PJ pode trazer economias e maior flexibilidade, porém o salário combinado geralmente é maior. Na CLT, existem as normas reguladoras.
Também é preciso estabelecer as condições em contrato, pagamento, horas de trabalho e como será feita essa contagem, atividades a serem realizadas, como funcionarão as horas extras e quem será responsável por arcar com os custos de TI.
A TI é o último ponto que merece extrema atenção. Um computador em bom funcionamento e uma rede de internet são fundamentais para que qualquer trabalho seja realizado. Por esse motivo, além de ter suas condições estabelecidas no contrato, é fundamental também contratar uma boa empresa de TI.
Quer ajuda para implementar o trabalho home office na sua empresa e aproveitar esses benefícios? Então entre em contato e solicite uma consultoria especializada com a 4 infra!