(031) 3195-0580
4infra

Virtualização de servidores: entenda o que é e quais os benefícios

Virtualização de servidores: entenda o que é e quais os benefícios

Em um cenário dinâmico de desenvolvimento de tecnologia e a Tecnologia da Informação ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas, a virtualização de servidores aparece como opção para oferecer vantagens ao seu negócio.

A virtualização de servidores oferece mais praticidade aos processos, além de reduzir custos e aumentar o retorno sobre o investimento. 

O que é virtualização de servidores?

A virtualização de servidores é a criação de uma versão virtual de um sistema operacional, servidor ou sistema de armazenamento.

Consiste, basicamente, em dividir os recursos de um servidor físico (hardware) em servidores virtuais.

Isso permite a execução de muitos sistemas operacionais a partir de apenas um hardware, trazendo praticidade às operações.

Quais são os tipos de virtualização de servidores?

Existem três tipos de virtualização de servidores. São eles:

#1. Virtualização completa

O sistema de virtualização completa utiliza um hypervisor (um software que se comunica diretamente com o espaço em disco e a CPU do servidor físico). 

Com a virtualização completa, o hypervisor monitora os recursos do servidor físico e mantém os servidores virtuais de maneira independente e desconhecida pelos outros servidores.

A desvantagem, porém, é que a virtualização completa depende dos recursos de processamento do próprio hypervisor. Isso pode acabar desacelerando o desempenho do servidor.

#2. Paravirtualização

Ao contrário da virtualização completa, o sistema de paravirtualização de servidores envolve toda a rede como uma unidade coesa. Na paravirtualização, os servidores não são desconhecidos pelos outros servidores.

#3. Virtualização no nível do sistema operacional

Já na virtualização no nível do sistema operacional, o servidor não utiliza um hypervisor para executar tarefas.

O sistema funciona da seguinte maneira: o recurso de virtualização que faz parte do sistema operacional do servidor físico faz o papel do hypervisor e executa todas as tarefas. 

Para que a virtualização no nível do sistema operacional funcione, entretanto, todos os servidores virtuais precisam utilizar o mesmo sistema operacional. 

Quais são os benefícios da virtualização de servidores?

Utilizar um sistema virtualizado oferece alguns importantes benefícios para a empresa. O primeiro deles são os custos operacionais mais baixos, inclusive de energia elétrica.

Além disso, a virtualização reduz o tempo de inatividade do sistema. Isso evita perdas de produção, paradas não planejadas e perdas de dados. 

A virtualização também facilita o gerenciamento e a melhor utilização dos recursos disponíveis, otimizando os processos empresariais. 

Por fim, a virtualização oferece mais segurança nos dados, permitindo backups de maneira facilitada e mais seguros. Hoje em dia, a segurança dos dados empresariais é de extrema importância e pode tirar o negócio de enrascadas.

Por isso, investir em sistemas que facilitem o trabalho de armazenamento de dados é uma vantagem importante no ambiente de TI atual.

Por onde começar a investir em virtualização de servidores?

As vantagens são muitas, mas para quem ainda está aprendendo sobre o assunto implementar a virtualização de servidores no ambiente empresarial pode se confundir. 

O primeiro passo é analisar, conjuntamente com funcionários em posição de liderança, em como a virtualização pode ser útil no contexto do negócio.

Traçar um diagnóstico da situação atual e de quais objetivos pretendem ser atingidos com a virtualização também pode ajudar nesse momento. Afinal, para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve! 

Decisão feita, é hora de implementar. Quem tem dificuldades de lidar com a virtualização de servidores pode contar com ajuda especializada!

A 4infra Consultoria em TI oferece suporte de TI para sua empresa. Por meio de planos personalizados de infraestrutura em TI, a 4infra trabalha na assistência e prevenção de riscos. É melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? 

Agende um horário com um de nossos especialistas aqui e comece já a traçar as mudanças no ambiente virtual de sua empresa!

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down