Wifi para empresas: como nunca mais ter dor de cabeça com isso

Wifi para empresas: como nunca mais ter dor de cabeça com isso

O Wifi para empresas é uma tecnologia que revolucionou o ambiente corporativo. Porém, sem os cuidados adequados, ataques cibernéticos e vazamento de informações estratégicas se tornam comuns.

É uma grande dor de cabeça quando incidentes como esses acontecem, e os gestores devem estar cientes de que devem investir para evitá-los. Veja como utilizar o Wifi corporativo sem problemas!

Priorize a segurança

O Wifi para empresas exige medidas de segurança eficientes para funcionar bem e proteger os dados empresariais. Nunca é demais lembrar que as informações são ativos estratégicos, que devem ser guardados a 7 chaves. Por isso, é importante que a equipe de TI avalie o ambiente e implemente soluções seguras.

A primeira delas é manter o firewall ativado. Esse dispositivo de segurança de rede monitora todo o tráfego de entrada e saída, podendo permitir ou bloquear tráfegos específicos conforme definição das regras internas de segurança. Quando ele está desativado, os equipamentos ligados ao Wifi corporativo estão expostos a ameaças da rede. No mesmo sentido, é fundamental ter o antivírus atualizado.

Outra medida importante no Wifi para empresas é utilizar os protocolos de segurança, como o WAP (Wireless Application Protocol), para criptografar o tráfego de dados entre a empresa e o Acess Point. Trabalhar com dados criptografados é imprescindível para que terceiros não consigam acesso aos dados.

Una segurança e eficiência

O Wi-fi para empresas possui recursos mais robustos, que auxiliam na eficiência da proteção do ambiente corporativo. A rede não pode estar vulnerável, deixando as portas abertas para ransomwares e hackers. Existem algumas formas de ser eficiente no Wifi corporativo sem esquecer a segurança.

Manter o Wifi desligado fora do horário de trabalho, por exemplo, evita que terceiros não autorizados entrem na rede, acessem e explorem os dados corporativos. Existe outra prática que evita dor de cabeça, apesar de incomum.

Desabilitar o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) dificulta a ação de hackers, já que ele teria que decifrar o IP da rede, a máscara de rede e outros parâmetros de TCP/IP.

Estabelecer senhas e listas de acesso também é uma medida importante e eficiente. É possível saber quais os usuários acessaram determinadas informações, o que evita que outras pessoas se conectem ao Wifi corporativo.

A propósito, sua empresa estabelece níveis de acesso? Lembre-se de que nem todos os funcionários podem saber informações estratégicas.

Por fim, automatizar processos, além de contribuir para a produtividade e eficiência da equipe, contribui para a segurança do Wifi para empresas. O backup automático é uma boa forma de manter os dados da rede corporativa seguros e disponíveis.

Escolha o equipamento WIFI correto

Uma das práticas muito importantes na hora de evitar dores de cabeça com o Wifi para empresas é escolher o equipamento mais adequado para o ambiente corporativo. É preciso levar em conta o número de usuários internos e de usuários visitantes (externos) que se conectarão simultaneamente no mesmo dispositivo. É uma forma de aumentar a eficiência.

Além disso, é importante isolar a rede corporativa da rede de visitantes para garantir a segurança da rede interna. Um bom dimensionamento garante um sinal de qualidade e a internet rápida para todos os usuários.

Muitas vezes, são encontrados roteadores de nível residencial em ambientes corporativos, o que justifica a lentidão do acesso. Somente com equipamentos projetados para suportar vários dispositivos conectados ao mesmo instante é possível ter um bom Wifi na empresa.

Conte com um suporte técnico

Como garantir segurança e eficiência no Wifi para empresas? Com um consultoria de TI, que fornece profissionais especializados para instalar e configurar a melhor rede corporativa possível, além de fazer a manutenção mensal.

A consultoria é preparada para ajudar a sua empresa a aprimorar grande parte dos seus processos, indicando e implantado sistemas em todas as frentes do seu negócio.

É ela também que proporcionará um ganho de produtividade da equipe interna de TI, que não precisará se preocupar com as questões do Wifi corporativo. Os profissionais da sua empresa poderão focar no negócio ao invés de realizar backups, atualizações, antivírus e configurações de rede.

Não ter o auxílio de uma consultoria é um dos erros que pode prejudicar a escalabilidade do seu negócio, já que a segurança do ambiente de TI fica comprometida.

O Wifi para empresas modificou positivamente os fluxos de trabalho no ambiente corporativo. Com segurança e eficiência, os gestores podem usufruir dos inúmeros benefícios de utilizar uma rede corporativa estável e disponível.

Com o auxílio de uma consultoria de TI, você terá o melhor Wifi corporativo para seu ambiente!

Precisa de ajuda? Entre em contato conosco!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
3 de abril de 2018

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Conceitos fundamentais de banco de dados
29 de novembro de 2023
Wi-Fi 6 vs. Wi-Fi 6E: entendendo as diferenças
27 de novembro de 2023
Protocolos de segurança Wi-Fi: o que precisamos saber sobre isso?
24 de novembro de 2023
Como instalar e Configurar Antena UniFi | 4infra
22 de novembro de 2023
1 2 3 153

chevron-down