A tecnologia é grande aliada no desenvolvimento das empresas, graças à promoção da melhoria nos processos, produtos, comunicação e diversos outros benefícios do meio. A TI está diretamente ligada à essa transformação digital. É por intermédio dela que as mudanças podem ser pensadas e colocadas em prática, do modo mais benéfico para o sucesso da companhia.
Alguns erros podem acontecer durante esse percurso, o que é comum em uma organização. O mais importante, nesse caso, é estar disposto a mapear as falhas e comprometer-se em mudar o rumo das coisas. Investir tempo e dinheiro é fundamental, garantindo que o potencial da empresa possa ser utilizado do modo correto.
Para encontrar os erros de TI que podem atrasar o crescimento da empresa, é preciso capacitar-se sobre o tema ou contar com o auxílio de profissionais capacitados para a tarefa. A boa gestão de um negócio também envolve o convite de profissionais para assumirem campos desconhecidos.
Para começar, conheça os 5 erros de TI que devem ser evitados no meio corporativo, garantindo que a empresa continue avançando. Caso esteja incorrendo em alguma dessa falhas, não se preocupe, também apresentamos alternativas por aqui.
Não apenas na TI, a falta de planejamento dificulta o andamento dos negócios, principalmente porque não há um rumo definido, processos, responsáveis e metas a serem atingidas. Na Tecnologia da Informação, todos os passos precisam ser cuidadosamente estabelecidos, poupando tempo, investimento financeiro e esforço dos profissionais.
A rotina de trabalho de um profissional da TI deve ser criada de acordo com o problema mais urgente a ser resolvido, fornecendo meios para que a tarefa seja realizada do modo mais seguro e rápido possível. Defina um planejamento de processos e estipule prazos de cumprimento, garantido o mínimo de interrupção possível.
O planejamento deve abranger os impactos do projeto na empresa, calculando os ganhos e perdas que a ação traz à companhia, diminuindo o risco de perdas e prevendo lucros. Assim, os investimentos podem ser melhor dimensionados e o período de treinamento é previsto com mais facilidade.
O TI, assim como as áreas de vendas e marketing também precisam ter metas estabelecidas e bons medidores de resultados. Os KPIs (Key Performance Indicator ou Indicadores Chave de Desempenho) são usados para medir o desempenho dos profissionais e da companhia, criando meios para colaborar com o alcance dos objetivos em comum.
Saber mensurar os resultados é fundamental. Para isso, é preciso ter uma base de comparação entre os meses, criando metas alcançáveis, de acordo com a realidade do negócio.
Quanto mais automatizados forem os processos, melhor será. O ideal é que cada colaborador tenha metas claras e visíveis. Sempre que um resultado for obtido, ele deve ser registrado, dando um embasamento cada vez mais seguro do que é possível realizar na companhia e em quanto tempo.
Fazer não é sinônimo de estar bem feito. Gerenciar as tarefas diárias sem planejamento, com definição de atuação e tempo de duração é um grande problema da gestão no geral, que prefere realizar as atividades sem pensar nos gargalos futuros que podem ser gerados a partir dali.
Profissionais de TI não devem ser vistos como apagadores de incêndios, atuando sempre de modo emergencial quando algo dá errado dentro da empresa. Planejar envolve a previsão dos problemas, corrigindo falhas previamente identificadas.
Controlando a execução das tarefas, o gerenciamento fica mais leve, uma vez que o uso das ferramentas já foi definido, assim como o papel dos profissionais envolvidos.
A segurança também precisa ser encarada como assunto prioritário na empresa. É importante que os profissionais de TI atuem de modo a fechar brechas de possíveis ataques de hackers e vírus, além de aumentar a segurança dos dados, criando regras de compartilhamento e acesso.
Investir tempo em fortalecer a segurança das informações da companhia colabora para o aumento da sensação de confiança dos clientes junto à empresa. Assim, sentem-se seguros em compartilhar questões confidenciais ao prestador serviços, sem temer a desorganização dos dados.
Sem dúvida, tentar recuperar arquivos extraviados e resolver ataques cibernéticos é muito mais complexo que agir preventivamente, atualizando senhas com frequência e ativando os dispositivos de segurança que a empresa possui.
Mesmo que algum familiar ou conhecido mostre certa familiaridade em assuntos da computação, mas não tenha formação na área, isso não quer dizer que seja o mais indicado para ocupar um cargo tão crucial para o sucesso da empresa. Para preencher a vaga, procure sempre por profissionais experientes e que se dedicaram ao estudo da matéria.
A TI colabora para o crescimento do empreendimento, mas incorrendo em erros frequentes, pode ter efeito contrário. Encontrar bons profissionais e estruturar o local de trabalho é tarefa complexa, além dos altos custos que a ação requer. Dificilmente empresas menores conseguem arcar com a folha de pagamento de toda uma estrutura de TI, o que pode ser solucionado com a terceirização do time.
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