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5 erros de TI para não cometer de jeito nenhum

5 erros de TI para não cometer de jeito nenhum

A tecnologia é grande aliada no desenvolvimento das empresas, graças à promoção da melhoria nos processos, produtos, comunicação e diversos outros benefícios do meio. A TI está diretamente ligada à essa transformação digital. É por intermédio dela que as mudanças podem ser pensadas e colocadas em prática, do modo mais benéfico para o sucesso da companhia.

Alguns erros podem acontecer durante esse percurso, o que é comum em uma organização. O mais importante, nesse caso, é estar disposto a mapear as falhas e comprometer-se em mudar o rumo das coisas. Investir tempo e dinheiro é fundamental, garantindo que o potencial da empresa possa ser utilizado do modo correto.

Para encontrar os erros de TI que podem atrasar o crescimento da empresa, é preciso capacitar-se sobre o tema ou contar com o auxílio de profissionais capacitados para a tarefa. A boa gestão de um negócio também envolve o convite de profissionais para assumirem campos desconhecidos.

Para começar, conheça os 5 erros de TI que devem ser evitados no meio corporativo, garantindo que a empresa continue avançando. Caso esteja incorrendo em alguma dessa falhas, não se preocupe, também apresentamos alternativas por aqui.

1. Ausência de planejamento

Não apenas na TI, a falta de planejamento dificulta o andamento dos negócios, principalmente porque não há um rumo definido, processos, responsáveis e metas a serem atingidas. Na Tecnologia da Informação, todos os passos precisam ser cuidadosamente estabelecidos, poupando tempo, investimento financeiro e esforço dos profissionais.

A rotina de trabalho de um profissional da TI deve ser criada de acordo com o problema mais urgente a ser resolvido, fornecendo meios para que a tarefa seja realizada do modo mais seguro e rápido possível. Defina um planejamento de processos e estipule prazos de cumprimento, garantido o mínimo de interrupção possível.

O planejamento deve abranger os impactos do projeto na empresa, calculando os ganhos e perdas que a ação traz à companhia, diminuindo o risco de perdas e prevendo lucros. Assim, os investimentos podem ser melhor dimensionados e o período de treinamento é previsto com mais facilidade.

2. Não ter bons KPIs

O TI, assim como as áreas de vendas e marketing também precisam ter metas estabelecidas e bons medidores de resultados. Os KPIs (Key Performance Indicator ou Indicadores Chave de Desempenho) são usados para medir o desempenho dos profissionais e da companhia, criando meios para colaborar com o alcance dos objetivos em comum.

Saber mensurar os resultados é fundamental. Para isso, é preciso ter uma base de comparação entre os meses, criando metas alcançáveis, de acordo com a realidade do negócio.

Quanto mais automatizados forem os processos, melhor será. O ideal é que cada colaborador tenha metas claras e visíveis. Sempre que um resultado for obtido, ele deve ser registrado, dando um embasamento cada vez mais seguro do que é possível realizar na companhia e em quanto tempo.

3. Não manter o controle das atividades

Fazer não é sinônimo de estar bem feito. Gerenciar as tarefas diárias sem planejamento, com definição de atuação e tempo de duração é um grande problema da gestão no geral, que prefere realizar as atividades sem pensar nos  gargalos futuros que podem ser gerados a partir dali.

Profissionais de TI não devem ser vistos como apagadores de incêndios, atuando sempre de modo emergencial quando algo dá errado dentro da empresa. Planejar envolve a previsão dos problemas, corrigindo falhas previamente identificadas.

Controlando a execução das tarefas, o gerenciamento fica mais leve, uma vez que o uso das ferramentas já foi definido, assim como o papel dos profissionais envolvidos.

4. Segurança Ineficiente

A segurança também precisa ser encarada como assunto prioritário na empresa. É importante que os profissionais de TI atuem de modo a fechar brechas de possíveis ataques de hackers e vírus, além de aumentar a segurança dos dados, criando regras de compartilhamento e acesso.

Investir tempo em fortalecer a segurança das informações da companhia colabora para o aumento da sensação de confiança dos clientes junto à empresa. Assim, sentem-se seguros em compartilhar questões confidenciais ao prestador serviços, sem temer a desorganização dos dados. 

Sem dúvida, tentar recuperar arquivos extraviados e resolver ataques cibernéticos é muito mais complexo que agir preventivamente, atualizando senhas com frequência e ativando os dispositivos de segurança que a empresa possui.

5. Não contar com auxílio profissional

Mesmo que algum familiar ou conhecido mostre certa familiaridade em assuntos da computação, mas não tenha formação na área, isso não quer dizer que seja o mais indicado para ocupar um cargo tão crucial para o sucesso da empresa. Para preencher a vaga, procure sempre por profissionais experientes e que se dedicaram ao estudo da matéria.

A TI colabora para o crescimento do empreendimento, mas incorrendo em erros frequentes, pode ter efeito contrário. Encontrar bons profissionais e estruturar o local de trabalho é tarefa complexa, além dos altos custos que a ação requer. Dificilmente empresas menores conseguem arcar com a folha de pagamento de toda uma estrutura de TI, o que pode ser solucionado com a terceirização do time.

Já pensou na hipótese de contar com profissionais qualificados e dispostos a colaborar com o crescimento da empresa, pagando menos por isso? Há mais de 20 anos no mercado, a 4Infra fornece a terceirização de TI há empresas de diversos segmentos. Entre em contato conosco e vamos conversar.


4 de setembro de 2020

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