Wireless é um termo em inglês que significa "sem fio" e descreve um tipo de rede bem conhecida entre os brasileiros. Grande parte da população utiliza, com frequência, essa tecnologia, seja por meio de um controle remoto de televisão ou recursos mais avançados, como smartphones, notebooks e dispositivos inteligentes.
Trata-se de uma rede que transmite dados para inúmeros aparelhos sem fazer o uso de cabo. Assim, o usuário pode se conectar à internet e aplicativos, buscar arquivos na nuvem e realizar uma série de operações por meio de radiação infravermelha, sinais de radiofrequência e satélites.
Todo o processo da rede wireless se dá por meio do Access Point (Ponto de Acesso). O objetivo desse equipamento é enviar dados na forma de ondas de rádio para serem captadas por antenas e, assim, transmitir o sinal para todos os recursos que estiverem conectados à rede.
É fato que existem outras maneiras de se conectar à rede corporativa, mas, na atualidade, muitas organizações preferem a rede wireless, justamente por ser mais prática e abranger mais aparelhos. E isso não vale apenas para funcionários: clientes e visitantes podem se beneficiar de uma rede wireless de qualidade e ter a melhor experiência do usuário possível dentro da sua organização.
O wireless é um recurso dinâmico, com várias opções de instalação, a depender da infraestrutura pretendida. A tecnologia se divide em quatro tipos e pode ser aplicada de acordo com as demandas e necessidades de cada negócio.
Veja:
Wpan é a rede de área pessoal utilizada para interligar dispositivos eletrônicos próximos ao usuário. Voltada para uso doméstico, elimina cabos que conectam teclados, telefones móveis, computadores de mão, agendas eletrônicas, mouses, câmeras e muito mais.
O alcance da rede WPAN depende dos recursos do roteador sem fio, do ponto de acesso ou do próprio dispositivo. Sua principal característica é que o sinal se restringe a um ambiente reduzido.
As redes WLAN - wireless local area network - tem o alcance maior que a WLAN, chegando a dezenas de metros de distância com qualidade e estabilidade de sinal.
Esse tipo de rede, também é conhecida como WiFi, usa um modem ou roteador conectado diretamente ao sinal da operadora por meio de um cabo, seja de cobre ou fibra óptica. A partir daí, o roteador retransmite o sinal para os dispositivos conectados através de ondas de rádio.
A rede de área metropolitana sem fio é semelhante a WLAN, mas tem um alcance ainda maior. Assim, enquanto o WiFi chega até a alguns metros nas categorias anteriores, com a Wman o sinal pode alcançar quilômetros de distância.
A WMAN normalmente utiliza luz vermelha ou ondas de rádio para transmitir dados de um ponto a outro.
A rede de longa distância é uma tecnologia usada apenas por operadoras de telecomunicações para fornecer conexões móveis para residências e empresas.
Diferentemente das outras redes wireless, a WWAN não utiliza sinais de radiofrequência comuns, para evitar falhas de segurança. O método usado é a criptografia 3G UMTS, que fornece uma camada robusta de proteção aos dados que trafegam na rede.
A rede sem fio Wireless está por todas as partes, mesmo que a gente não perceba. Ela agiliza o trabalho até de quem está em trânsito, dando ao usuário flexibilidade, velocidade e segurança.
Quer entender mais sobre essa tecnologia e saber como ela pode ser aplicada no seu ambiente de trabalho? Entre em contato com a 4Infra e converse com um de nossos consultores!
#TecnologiaWireless #WiFi5g #RoteadorWireless #RedeSemFio