A tecnologia evolui a passos largos, com novidades constantes, tornando difícil, para quem não é da área, acompanhar tanta transformação. Só que a evolução é uma faca de dois gumes. Assim como as redes melhoram a cada dia, os meios de explorar a sua vulnerabilidade também crescem na mesma proporção.
Não é segredo para ninguém os inúmeros ataques cibercriminosos que ocorrem em todas as partes do mundo. Tais ameaças não param de se sofisticar, causando danos aos sistemas, falhas de configuração, roubo de informações e prejuízos incalculáveis, tanto financeiros quanto de imagem.
Uma rede corporativa é vulnerável quando apresenta algum tipo de brecha para que o invasor entre nos sistemas e provoque uma série de ameaças à segurança dos dados.
Em 2017, o caso do Bad Rabbit ficou famoso no mundo todo. Trata-se de um malware que infecta computadores por meio de um instalador do Adobe Flash, e que conseguiu bloquear e roubar dados em diversos países do Leste Europeu.
Só para se ter ideia do estrago, a invasão, que começou na Rússia e na Ucrânia, causou atrasos no aeroporto ucraniano de Odessa e afetou os meios de comunicação da Rússia, como agências de notícias. Em fração de horas, o sistema do metrô em Kiev também foi impactado, gerando alerta em outras empresas e, também, no sistema financeiro.
Nesse caso, o próprio usuário foi o responsável por todos os transtornos, já que baixou um arquivo falso do Flash Player.
A boa notícia é que a maioria das formas de vulnerabilidade emitem sinais claros para que sejam identificadas.
Veja quais são os principais:
Problemas com servidor podem causar consequências negativas na produtividade da empresa. Ninguém consegue desenvolver suas atividades porque tudo fica muito lento e instável, interrompendo o andamento de diversos tipos de serviços.
As causas podem ser muitas, como hardware ultrapassado, tráfego elevado ou baixa performance do processador. Contudo, malwares não estão descartados, sendo um dos principais motivos do servidor ficar lento.
Esse tipo de software elaborado intencionalmente para danificar o computador, servidor e toda a rede infecta máquinas e consome toda a memória e capacidade de processamento, gerando demora nas respostas das atividades e muitos outros problemas.
Por isso, certifique-se de implementar um bom antivírus que consiga bloquear os malwares antes da sua instalação nos sistemas.
Um erro bastante comum nas organizações, e que gera vulnerabilidade na rede, é o uso de hardwares defasados. Computadores, impressoras e scanners antigos afetam não só a produtividade devido a lentidão, como também abrem brechas para a entrada de vírus e outras violações, já que a atualização dos programas nesses equipamentos não é dimensionada corretamente.
Os hardwares devem ser trocados com certa periodicidade para acompanhar a evolução da tecnologia. Ou seja, não adianta ter programas de primeira linha se o equipamento não consegue rodar os softwares.
Mas, normalmente, essas aquisições não são realizadas em função dos custos, principalmente em pequenas empresas, que costumam ter o orçamento mais baixo. Nesse caso, o ideal é partir para a terceirização, em que você consegue ter equipamentos novos e com manutenção periódica.
Configuração inadequada de firewall e antivírus e a ausência de atualizações dos softwares tornam a sua rede vulnerável. Sistemas e programas não são estáticos. De tempos em tempo, o fabricante faz algumas melhorias que são rapidamente repassadas ao cliente.
O papel do firewall é detectar ameaças evasivas, atuando como a primeira linha de defesa da sua rede. Ou seja, ele inspeciona os dados que passam dentro e fora da rede corporativa, garantindo assim um tráfego seguro.
Quando atualizações não são realizadas, a ferramenta pode não conhecer um possível invasor, deixando sua empresa suscetível a ataques de todas as espécies.
Não deixe sua rede corporativa vulnerável e sujeita a todos os tipos de ameaças. O trabalho de averiguação de rede é complexo, sistêmico e necessita de averiguação constante.
Para que você possa se concentrar no que é mais importante, conte com uma parceria especializada em assuntos de TI, como a 4Infra. Nossos consultores estão preparados para realizar o trabalho necessário para deixar a sua rede corporativa segura. Entre em contato com a gente!