(031) 3195-0580
4infra

A importância da assinatura digital para PMEs

A importância da assinatura digital para PMEs

O universo conectado é a realidade que permeia quase todas as empresas. Em um cenário cada vez mais tecnológico, a não adoção de ferramentas digitais inviabiliza completamente o negócio – e, aqui, estamos falando também da importância da assinatura digital, principalmente para pequenas e médias empresas.

É considerável o número de documentos gerados pelas PMEs. Diariamente elas recebem uma série de dados, transformando-os em informações valiosas e legais, são relatórios, orçamentos, certidões, notas fiscais e contratos, entre outras formas de registros corporativos.

O que acontece normalmente é que os gestores reservam um tempo, todos os dias, para assinar a documentação e enviar aos destinatários. Mas, cá entre nós, isso talvez seja uma perda tempo: com a assinatura digital a equipe pode se ocupar com outras atividades.

A assinatura digital é um instrumento indispensável para as organizações. Ela é criada a partir da combinação de um certificado digital a uma chave privada criptografada, sendo uma forma segura de assinatura de documentos.

Entenda a importância da assinatura digital

A assinatura digital equivale a feita pelo próprio punho, só que de forma virtual. É um processo bastante simples, já adotado por muitas empresas, que elimina a necessidade manual de remessa de documentos, coleta de assinaturas e reconhecimento de firma em cartório, por exemplo.

Um dos maiores benefícios da assinatura digital é a sua validade legal, desde que devidamente certificada. Com isso é possível reduzir custos, simplificar processos e eliminar a documentação física.

Para que a assinatura digital tenha validade jurídica, ela precisa estar certificada por um serviço confiável, através das Autoridades Certificadoras, que emita a certificação. Após esse procedimento, é necessário que o documento seja registrado pela ICP-Brasil, instituto ligado ao governo federal que vai validar a assinatura.

Todos esses trâmites são necessários para evitar possíveis fraudes e comprovar que determinado documento recebido foi o mesmo enviado pelo emissor, garantindo a autenticidade e integridade da assinatura.

Vale lembrar que a certificação digital é obrigatória desde 2017 a todas as empresas com mais de 3 funcionários.

Vantagens da assinatura digital para pequenas e microempresas

Em um mundo cada vez mais competitivo, em especial para as PMEs, que precisam lidar com um número alto de concorrentes e baixo orçamento, possuir assinatura digital deixou de ser um diferencial e passou a ser uma obrigação. Afinal, o recurso oferece uma série de facilidades aos microempreendedores.

Vamos a elas:

Praticidade

Quando comparada ao meio tradicional, a assinatura digital é um pulo de inovação e praticidade. Vivemos em uma época em que tudo é muito ágil, e ficar esperando que todos leiam a documentação para depois passar de mão em mão colhendo assinaturas torna o processo lento e contraditório com o ambiente tecnológico em que vivemos.

Com a assinatura digital, a coleta da rubrica dura alguns minutos, mesmo entre pessoas que residem em outros estados e até países. Esse mecanismo economiza tempo e aumenta a produtividade da empresa.

Economia

Já parou para calcular quanto você gasta com impressão de cópias e mais cópias de documentos para assinatura?

Com a assinatura digital você economiza com papel, remessas de documentos e arquivamento, além de economizar com cartório, já que não há necessidade de reconhecimento de firma.

Sustentabilidade

Além de gerar economia para a empresa ao evitar o uso de papel, a assinatura digital ainda contribui com práticas sustentáveis. Há muito vem se falando da degradação ambiental e de inúmeras maneiras de diminuir o uso de certos insumos.

Uma tecnologia como a assinatura digital pode ajudar na economia de recursos hídricos. Como isso é possível? Segundo informações da organização mundial Water Footprint Network, uma folha de papel A4 utiliza cerca de 10 litros de água para sua fabricação.

Segurança

Fraudes em assinaturas perseguem as empresas há séculos, inclusive as PMEs. Quantos casos já ouvimos contar de pessoas mal intencionadas que imitavam as assinaturas dos responsáveis, causando prejuízos incalculáveis para as organizações?

Nesse contexto, a assinatura digital pode ser até mais confiável que a física, pois tem autoria incontestável e asseguradas pela chave privada do autor, além de as informações serem criptografadas.

 

Se você é empreendedor e ainda não tem assinatura digital, pode estar deixando de fechar muitos contratos por conta disso. A 4Infra se coloca à sua disposição para tirar dúvidas e te ajudar nessa transição tão importante. Entre em contato com a gente e vamos conversar.


12 de março de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down