(031) 3195-0580
4infra

Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!

Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!

Diariamente, sites e páginas na web estão expostos a inúmeros riscos em relação a sua segurança e privacidade. Uma prática usada por criminosos virtuais são os ataques DDoS, um dos desafios de gestores de TI.

A prática, que também é conhecida como ataques distribuídos de negação de serviços, pode comprometer a segurança do sistema da sua empresa. Entenda como acontece esses ataques e de que maneira podem afetar sua empresa na publicação. 

Como funciona um ataque DDoS?

A partir de uma sobrecarga, acontece o ataque DDoS. Com várias requisições de acesso ao mesmo tempo a um site, essa ação tem a finalidade de abalar ou até mesmo de impossibilitar a entrada em uma página na web. 

Essa ação acontece da seguinte forma. Um criminoso faz inúmeras solicitações simultâneas para um site. Ou seja, se antes havia apenas 100 usuários acessando uma página, esse volume salta para as dezenas de milhares. 

Devido ao grande volume de entradas na página, alguns recursos do site são afetados. Por exemplo, o site tem problemas no processamento do servidor e até a obstrução da conexão com a rede. 

Esse grande volume de acessos coordenados nem sempre está associado a máquinas com bom funcionamento. Em muitos casos, são usados computadores infectados por algum programa malicioso, o que torna a máquina um zumbi. 

Assim, é preciso apenas que o criminoso escolha qual será a página atacada para, a partir disso, ordenar os milhares de acessos simultâneos. Os alvos comuns desses criminosos são cassinos online, lojas virtuais ou empresas que dependem de serviços online. 

O ataque acontece porque os servidores possuem uma quantidade limitada de solicitações de acesso ao mesmo tempo. Quando esse valor é maior que a capacidade, o site pode ter uma resposta mais lenta ou ignorar as solicitações dos usuários.

Os perigos do ataque DDoS

Essa ação criminosa já foi mais comum do que você possa imaginar e já fez inúmeras vítimas. Um dos casos famosos envolvendo essa atividade aconteceu na virada para 2016, com a corporação pública British Broadcasting Corporation, a BBC. 

O ataque sofrido pela rede derrubou os servidores do website por quase três horas. Além disso, aconteceram algumas sequelas na página que perdurou por alguns dias. Nesse ataque os websites hospedados pelo portal BBC, como o serviço de televisão, ficaram offline. 

Uma das principais dificuldades desse crime é conseguir identificar o autor dos ataques. Além de derrubar o servidor, a prática de DDoS pode deixar brechas que deixam a página mais vulnerável. 

Várias razões são atribuídas a esse tipo de crime. O sequestro de dados, que podem ser devolvidos apenas após o pagamento, ou até mesmo empresas concorrentes antiéticas. 

Vale destacar que qualquer página na web pode ser vítima desse tipo de crime. Por isso, é fundamental ter pessoas preparadas que saibam lidar com esse tipo de ataque que pode afetar  a segurança do site da sua empresa. 

A 4infra oferece serviços voltados para a segurança da sua empresa. Saiba mais e comece agora a proteger o site do seu negócio. 


23 de agosto de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down