(031) 3195-0580
4infra

Azure: conheça a nuvem da Microsoft e seus benefícios

Azure: conheça a nuvem da Microsoft e seus benefícios

O Azure é o serviço de computação em nuvem da Microsoft voltado para diferentes modelos de negócios. Já conhece os benefícios da plataforma? Então continue lendo!

 

Computação em nuvem

A computação em nuvem, ou cloud computing, é o termo referente às atividades e sistemas desenvolvidos sem a necessidade de um armazenamento local, ou seja, feito de maneira remota.

A partir dessa prática é possível trabalhar e executar diferentes atividades por meio da internet, em qualquer dispositivo e em qualquer lugar do mundo, bastando apenas se conectar à internet.

Essa tecnologia está cada vez mais desenvolvida e além de páginas da web, aplicativos ou arquivos é possível até armazenar servidores de empresas inteiras na nuvem, trazendo diversos benefícios para seus usuários.

 

Os principais benefícios da computação em nuvem

Quando se fala em “nuvem” um dos primeiros benefícios considerados é o armazenamento, afinal aplicativos como o próprio Azure, Dropbox ou Google Drive, por exemplo, ganharam popularidade permitindo salvar diversos tipos de arquivos na nuvem. Economizando espaço no dispositivo e podendo acessar em qualquer lugar.

Outros benefícios dessa tecnologia que podemos citar são: a segurança em caso de perda e mesmo dentro do próprio sistema, a possibilidade de colaboração entre usuários, economia com servidores e técnicos, flexibilidade de serviços e até mesmo sustentabilidade.

 

Azure: a nuvem da Microsoft

O Azure é uma plataforma com diversos serviços de computação em nuvem a partir de planos abertos e flexíveis, ou seja, o usuário só paga pelo que usar.Ela foi pensada de forma a se adaptar conforme a necessidade de diversos tipos de empresas e organizações, independentemente do tamanho ou dos serviços oferecidos.

É o serviço de nuvem com maior número de regiões geográficas, permitindo assim uma maior segurança dos dados e possibilitando a oferta de serviços em todo o mundo de maneira rápida e eficiente. Por esse motivo, diversas empresas de grande porte utilizam esse serviço e para proteger esses clientes, a Microsoft investe cerca de 1 bilhão de dólares mensais em segurança.

Devido a essa segurança o Azure se tornou o primeiro servidor de nuvem a ser aprovado na União Europeia, dentro dos padrões de privacidade de nuvem internacional ISSO 27018.

Por meio dos serviços oferecidos é possível criar aplicativos, páginas e jogos, hospedar websites e e-commerce, armazenar e realizar backup de dados, gerenciar dispositivos, transmitir mídias e muito mais!

O Azure também conta com o uso de inteligência artificial, possibilitando o uso de machine learning para realizar tarefas ou oferecer insights em tempo real, por exemplo.

São mais de 100 serviços disponíveis dentro da plataforma, permitindo o uso por desenvolvedores de diversos mercados e se adaptando conforme a necessidade de cada negócio. Os valores para a utilização dessa plataforma variam justamente conforme a quantidade de serviços utilizados durante determinado período, ou seja, o cliente paga apenas pelo que usar.

Além disso, o cliente também pode escolher acrescentar ou diminuir serviços conforme a sua necessidade, gerando uma economia ainda maior.

 

Como saber se o Microsoft Azure é para a minha empresa?

Pelo site da Azure é possível ter uma visão mais detalhada sobre a quantidade de serviços e funcionalidades da plataforma. Também é possível criar uma conta gratuita, onde o usuário pode aproveitar 12 meses de serviços populares gratuitos e ainda ganha um crédito para explorar serviços extras durante 30 dias.

Após a versão teste, é possível escolher entre atualizar para serviços pagos e funcionalidades extras ou continuar com os gratuitos.

Quer saber mais sobre a computação em nuvem e sobre os sistemas disponíveis no mercado atual? A 4infra está aqui para te ajudar!

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down