(031) 3195-0580
4infra

Backup em nuvem: Google Drive é uma opção?

Backup em nuvem: Google Drive é uma opção?

O backup em nuvem é a solução criada para armazenar a cópia de segurança de todos os arquivos e sistemas de uma organização. Resumindo: tudo que era arquivado fisicamente passa a ser salvo em um servidor remoto.

Essa é uma prática bastante utilizada por pessoas físicas e empresas para o backup de suas atividades, já que as informações estão sempre disponíveis ao acesso de qualquer dispositivo.

Hoje as opções de ferramentas com essa funcionalidade são muitas, mas por ser uma marca bastante conhecida no mercado, a gente sempre se lembra do Google Drive na hora de escolher o serviço de armazenamento de arquivos em nuvem. Além disso, existe a facilidade de utilizar a conta do Google para fazer os arquivamentos, o que pode descomplicar a vida de muita gente.

Embora o Google Drive tenha alguns facilitadores, ele pode não ser é a melhor opção de backup em nuvem para as empresas. Veja os motivos:

Sincronização

É possível ver inúmeras reclamações dos usuários do Google Drive em virtude dos defeitos de sincronização. Se sua conta estiver parada há mais tempo, pode apresentar muitos erros.

Além disso, o sistema tem problemas com o uso da memória, processamento e acesso ao disco.  Com todos esses fatores, realizar a sincronização no Google Drive acaba se tornando um desafio para as organizações que precisam coordenar as informações o tempo todo.

Incompatibilidade

Embora o Google seja uma marca referência em tecnologia, seu sistema de backup em nuvem não garante, exatamente, uma boa experiência ao usuário. Isso porque o Google Drive, com seu sistema operacional próprio, limita a ação dos concorrentes, como Linux, MAC ou Windows.

O acesso de dados de dispositivos “concorrentes” pode ser feito através de aplicativos, mas nem sempre a dinâmica neles é rápida ou intuitiva.

Compartilhamento do espaço

Por uma questão estratégica do Google, o espaço do Google Drive é dividido com o Gmail. A princípio, pode até parecer uma solução assertiva da empresa, para deixar tudo no mesmo ambiente. Mas, com a utilização diária da ferramenta, dá pra perceber que isso colabora para que o espaço fique desorganizado.

Para uma empresa que lida com inúmeros documentos diariamente, entrar em uma plataforma com informações em andamento e dados armazenados pode gerar muita confusão.

Pouco espaço

Quanto de informação sua empresa produz diariamente? É difícil calcular: são documentos, relatórios, planilhas, fotos, desenhos, plantas e uma infinidade de dados.

O Google Drive é um serviço freemium – ou seja, começa gratuito e tem funcionalidades pagas, incluindo o espaço de memória. Ele oferece gratuitamente apenas 15 GB; caso a empresa precise de mais, terá que aderir a algum plano disponível na plataforma.

Os preços variam conforme a quantidade oferecida, que são de 100GB, 200GB e 2TB.

Backup em nuvem corporativo

Para o backup corporativo, é imprescindível que ele seja escalável, ou seja, aumentar ou diminuir o espaço, sem a necessidade de a empresa ficar presa a um plano específico. Isso porque, muitas vezes, não há como controlar a produção de dados, deixando para o gestor a tarefa complicada de definir o espaço necessário para o armazenamento.

Hoje, o mercado dispõe de diversos tipos de backup em nuvem para as mais variadas organizações, e um deles certamente vai atender às necessidades da sua empresa. A melhor escolha é baseada no conhecimento dos critérios básicos para a contratação desse tipo de serviço.

Não sabe por onde começar? Tudo bem; a 4Infra está aqui para te ajudar. Venha conversar com a gente e vamos, juntos, descobrir qual é a melhor opção de backup em nuvem para o seu negócio.


5 de março de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down