O firewall Mikrotik é uma das ferramentas importantes para uma empresa, já que seu objetivo é garantir a segurança das informações que trafegam em sua rede, evitando os ataques de hackers à sua rede de computadores.
Mikrotik é uma empresa com sede da Letônia que fabrica equipamentos para redes de computadores, especialmente produtos wireless e roteadores, que são muito utilizados por provedores de banda larga e empresas dos diversos segmentos.
Uma das funções exercidas pelos produtos Mikrotik é a de firewall. O firewall é um dispositivo de segurança de rede responsável por monitorar todo o tráfego de entrada e saída, podendo permitir ou bloquear tráfegos específicos conforme definição das regras internas de segurança. A grosso modo, ele é um filtro.
Um firewall pode ser baseado em hardware ou software. O firewall baseado em hardware é um equipamento específico para o monitoramento do tráfego. Por isso, é o modelo mais utilizado no ambiente empresarial, por ser dedicado e por não haver necessidade de compartilhar recursos com outros aplicativos. Isso faz com que ele consiga dar conta de maior demanda e aplique filtros de maneira rápida.
Já o firewall baseado em software é um programa instalado nos computadores.
O Mikrotik vem ganhando espaço no mercado de TI por possuir inovadoras e simplificadas funcionalidades, estabilidade e facilidade de uso, especialmente pela interface de configuração que permite a implantação de complexas regras de firewall. Falando nisso, como fazer a implementação de Mikrotik?
A implementação de Mikrotik depende de alguns fatores, como política de segurança da empresa, tamanho da rede, regras que autorizam o fluxo de entrada e saída de dados e grau de segurança requerido. Todos eles devem ser considerados, uma vez que influenciam diretamente na eficiência e segurança do firewall.
Aliás, em alguns casos pode ser necessário a contratação de uma consultoria especializada em TI, que irá não somente fazer a implementação como também personalizar o firewall Mikrotik de acordo com os parâmetros da sua empresa.
Mas, em linhas gerais, podemos afirmar que a implementação do firewall Mikrotik pode ser feita nos seguintes passos:
A implementação de Mikrotik pode parecer complicada para quem não está familiarizado com essas tecnologias. Porém, há uma forma de saber se tudo está funcionando corretamente. É um pouco técnica, mas vamos lá.
O Mikrotik possui um terminal de comando, chamado “new terminal”. Essa opção está no winbox. Esse terminal possui vários comandos. Para testar se o firewall Mikrotik está funcionando, basta colocar um endereço qualquer da internet e visualizar se há resposta. Se sim, o servidor está conectado à internet. Se não houver resposta, é possível que tenha algum problema na configuração. Caso haja, siga novamente os passos de implementação para verificar onde está o erro.
O ideal é contar com o auxílio de uma consultoria de TI para que não haja problemas na implementação de Mikrotik. Precisa de ajuda? Entre em contato conosco!