Como fazer implementação do Mitrotik passo a passo

Como fazer implementação do Mitrotik passo a passo

O firewall Mikrotik é uma das ferramentas importantes para uma empresa, já que seu objetivo é garantir a segurança das informações que trafegam em sua rede, evitando os ataques de hackers à sua rede de computadores.

O que é Mikrotik?

Mikrotik é uma empresa com sede da Letônia que fabrica equipamentos para redes de computadores, especialmente produtos wireless e roteadores, que são muito utilizados por provedores de banda larga e empresas dos diversos segmentos.

Uma das funções exercidas pelos produtos Mikrotik é a de firewall. O firewall é um dispositivo de segurança de rede responsável por monitorar todo o tráfego de entrada e saída, podendo permitir ou bloquear tráfegos específicos conforme definição das regras internas de segurança. A grosso modo, ele é um filtro.

Um firewall pode ser baseado em hardware ou software. O firewall baseado em hardware é um equipamento específico para o monitoramento do tráfego. Por isso, é o modelo mais utilizado no ambiente empresarial, por ser dedicado e por não haver necessidade de compartilhar recursos com outros aplicativos. Isso faz com que ele consiga dar conta de maior demanda e aplique filtros de maneira rápida.

Já o firewall baseado em software é um programa instalado nos computadores.

O Mikrotik vem ganhando espaço no mercado de TI por possuir inovadoras e simplificadas funcionalidades, estabilidade e facilidade de uso, especialmente pela interface de configuração que permite a implantação de complexas regras de firewall. Falando nisso, como fazer a implementação de Mikrotik?

Como fazer a implementação de Mikrotik?

A implementação de Mikrotik depende de alguns fatores, como política de segurança da empresa, tamanho da rede, regras que autorizam o fluxo de entrada e saída de dados e grau de segurança requerido. Todos eles devem ser considerados, uma vez que influenciam diretamente na eficiência e segurança do firewall.

Aliás, em alguns casos pode ser necessário a contratação de uma consultoria especializada em TI, que irá não somente fazer a implementação como também personalizar o firewall Mikrotik de acordo com os parâmetros da sua empresa.

Mas, em linhas gerais, podemos afirmar que a implementação do firewall Mikrotik pode ser feita nos seguintes passos:

  1. Configurar o endereço IP (adress): endereço IP (Internet Protocol Adress) é um rótulo atribuído a cada dispositivo que se conecta a uma rede de computadores para se comunicar. Para configurar o firewall, é preciso descobrir o endereço IP padrão (gateway padrão) do roteador.
  2. Configurar rota de saída (router): o IP possui rotas que devem ser configuradas.
  3. Configurar o DNS: servidores DNS (sistema de nomes de domínios) localizam e “traduzem” endereços eletrônicos. Quando se digita um site, o computador consulta um dos servidores DNS, que retorna com o endereço verdadeiro (uma sequência numérica).
  4. Configurar o NAT: a configuração do NAT ou Network Adress Translation é o que permite a comunicação entre o cliente e o server. No Mikrotik, o NAT funciona como src-nat (modifica o endereço da origem no cabeçalho do IP dos pacotes) e como dst-nat (modifica o endereço do destino).
  5. Configurar um MK com ADSL (modem em bridge): Asymmetric Digital Subscriber Line ou ADSL (Linha Digital Assimétrica para Assinante) é uma tecnologia utiliza uma linha telefônica comum para permitir que o usuário transfira digitalmente dados em alta velocidade. É possível configurá-lo no Mikrotik, caso deseje.

Como saber se está tudo funcionando corretamente?

A implementação de Mikrotik pode parecer complicada para quem não está familiarizado com essas tecnologias. Porém, há uma forma de saber se tudo está funcionando corretamente. É um pouco técnica, mas vamos lá.

O Mikrotik possui um terminal de comando, chamado “new terminal”. Essa opção está no winbox. Esse terminal possui vários comandos. Para testar se o firewall Mikrotik está funcionando, basta colocar um endereço qualquer da internet e visualizar se há resposta. Se sim, o servidor está conectado à internet. Se não houver resposta, é possível que tenha algum problema na configuração. Caso haja, siga novamente os passos de implementação para verificar onde está o erro.

O ideal é contar com o auxílio de uma consultoria de TI para que não haja problemas na implementação de Mikrotik. Precisa de ajuda? Entre em contato conosco!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
3 de julho de 2018

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Voip: o que é e como funciona | Telefonia VoIP | 4infra
30 de novembro de 2023
Conceitos fundamentais de banco de dados
29 de novembro de 2023
Wi-Fi 6 vs. Wi-Fi 6E: entendendo as diferenças
27 de novembro de 2023
Protocolos de segurança Wi-Fi: o que precisamos saber sobre isso?
24 de novembro de 2023
1 2 3 153

chevron-down