Como melhorar a segurança em ambiente multinuvem?

Como melhorar a segurança em ambiente multinuvem?

A inovação tecnológica tem criado recursos cada vez mais sofisticados de forma a proteger os dados da empresa. A segurança em nuvem, utilizada amplamente pelas organizações, já atua nesse sentido, bloqueando ataques e violações de hackers e preservando a disponibilidade, integridade e confidencialidade das redes.

Devido aos avanços dos incidentes computacionais, como invasão, roubo de informações e sequestro de dados, a prática é utilizar ambiente multinuvem. Trata-se de uma estratégia um pouco mais robusta, mas que vai impactar positivamente o seu negócio.

O que é ambiente multinuvem?

A cloud computing oferece uma série de serviços remotos que podem ser compartilhados, incluindo servidores, armazenamento, aplicativos, redes e outros recursos de computação. Em outras palavras, as empresas não precisam mais instalar programas manualmente e manter uma estrutura tecnológica local. 

Com a nuvem, todos os recursos são inseridos nas máquinas remotamente, aumentando a agilidade do processo e diminuindo a necessidade de técnicos nos escritórios.

O ambiente multinuvem se refere ao uso de múltiplos serviços em nuvem. Ou seja, sua empresa não vai depender de um único provedor, mas vai estar ligada a dois ou mais ou mais provedores em nuvem, envolvendo serviços públicos e privados.

Quando se tem a prática de armazenar e compartilhar o seu serviço em apenas uma nuvem, corre-se o risco de todos seus dados serem perdidos, já que  o sistema pode falhar, estar preso às funcionalidades de apenas um provedor ou ser invadido por hackers.

Nesse sentido,  a multicloud ou multinuvem é uma arquitetura heterogênea, em que todas as aplicações, recursos e serviços são distribuídos em vários ambientes de nuvem.

Desafios da segurança multinuvem

O fato dos dados estarem espalhados em duas ou mais nuvens não significa que os problemas não existirão. Na verdade, migrar de uma plataforma de nuvem única para uma multicloud aumenta a complexidade do processo, justamente por operar com inúmeros provedores ao mesmo tempo.

Nesse sentido, para cada nuvem adicionada é necessária manutenção individual e contínua. 

Além disso, existe a necessidade de integrar e gerenciar todos os serviços nas diversas plataformas cloud, de modo que as ferramentas  e sistemas possam puxar os mesmos dados em cada uma das nuvens contratadas.

Como se não bastassem os problemas sistêmicos e operacionais que podem acontecer na implementação da multinuvem, os erros de usuários também é uma preocupação nesse processo, já que ele representa, de acordo com a Gartner, 99% das falhas em cloud.

Embora a multinuvem venha apresentando muitas vantagens e sua adoção no mercado corporativo só tem aumentado, os desafios ainda são grandes, necessitando de práticas para melhorar a segurança desse ambiente, como sugerimos abaixo:

Descreva políticas claras de segurança

As políticas de segurança em nuvem devem ser descritas de forma a nortear a aceitação de riscos e responsabilidades para cada plataforma cloud. Com isso, padrão e planos de monitoramento vão atingir todo ambiente multinuvem, mesmo que os provedores sejam diferentes.

Definições de segurança

Se você trabalha com com dois ou mais provedores em nuvem que habilitam a mesma as mesmas ferramentas operacionais, o ideal é manter as mesmas definições de segurança para todos os serviços cloud para que mantenham a sincronização dos dados, ajudando na conformidade das tarefas.

Automatize o maior número de tarefas

Como já dissemos, o erro humano é uma das principais causas para furar o bloqueio de segurança do ambiente multinuvem. Uma ação que ajuda na eliminação desse risco é automatizar o máximo de tarefas que puder, como atualização de sistemas e aplicativos. 

Essa pode ser inserida como parte do processo de segurança em TI, uma forma também de garantir velocidade e agilidade no desenvolvimento das atividades.

Ferramenta de monitoramento

Ter uma ferramenta que monitora os eventos ocorridos em todo ambiente multinuvem auxilia na resolução de muitos problemas, já que ele apresenta registros e alertas, podendo guiar a área de TI nas estratégias de correção após um evento de segurança.

Proteger um ambiente multinuvem pode ser uma tarefa complexa, principalmente para empresas que não contam com uma área de TI exclusiva para auxiliá-la nesses assuntos. Por isso, te apresentamos a 4Infra, uma consultoria em TI focada em empreendimentos de pequeno e médio portes e que necessitam de um apoio profissional nos processos tecnológicos.

Entre em contato com a gente e vamos conversar!

#multinuvem #SegurancadaInformacao #ProtecaodeDados

Esse texto foi criado pela redação da 4infra.
28 de março de 2022

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Voip: o que é e como funciona | Telefonia VoIP | 4infra
30 de novembro de 2023
Conceitos fundamentais de banco de dados
29 de novembro de 2023
Wi-Fi 6 vs. Wi-Fi 6E: entendendo as diferenças
27 de novembro de 2023
Protocolos de segurança Wi-Fi: o que precisamos saber sobre isso?
24 de novembro de 2023
1 2 3 153

chevron-down