(031) 3195-0580
4infra

Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet

Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet

Uma boa comunicação é fundamental para as empresas que desejam mais sucesso nos negócios. Justamente por isso, a escolha da rede de comunicação entre as empresas faz toda a diferença. Hoje, dois sistemas de comunicação empresarial são muito usados por usuários: a Rede Corporativa e a Intranet. 

Para compreender as vantagens de desvantagens de cada um e saber qual é o ideal para a sua empresa, continue lendo essa publicação. Antes de compará-las, é importante entender a atuação de cada rede.

Como funciona a Intranet e a Rede Corporativa

A Intranet é um tipo de rede exclusiva, ou seja, apenas colaboradores de uma empresa específica conseguem acessar esse sistema. Em alguns casos, a rede é liberada apenas para computadores registrados pelo empreendimento. 

Dessa forma, uma das principais características dessa rede é o fato de ser restrita. Portanto, apenas um grupo ou parcela específica do negócio consegue acessá-la. 

Ou seja, a Intranet é como uma internet particular. Nela, acontece o armazenamento de documentos e informações, além de também ser um ambiente onde há troca de dados e arquivos. 

Já a Rede Social Corporativa funciona como uma plataforma voltada para comunicação interna dos funcionários de forma mais vertical. Semelhantes às redes sociais, seu objetivo é unir pessoas que possuam algo em comum. 

Dessa forma, a Rede Social Corporativa é baseada na interação, que possui a finalidade de tornar as conexões dentro do ambiente de trabalho mais fáceis. Por isso, nesse ambiente os colaboradores conseguem se conectar com diversas pessoas. 

Ou seja, os funcionários que fazem parte dessa rede corporativa conseguem entrar em contato com colegas de trabalho e fornecedores. Em alguns casos, é também possível entrar em contato com clientes.

Conheça as vantagens de cada rede

Cada um dos sistemas de comunicação apresenta vantagens. Para escolher que tipo de comunicação sua empresa irá adotar, é importante levar em consideração as dinâmicas de trabalho do negócio. 

Por que usar a Intranet? 

Como já foi dito anteriormente, a Intranet possui um sistema semelhante à Internet e, isso se estende até a arquitetura aberta. Devido a essa característica, nesse sistema de comunicação o usuário consegue publicar dados muito antigos da organização. 

Além disso, vale destacar que a Intranet utiliza a linguagem universal da web, o HTML. Por isso, é possível acessá-la de forma fácil em diferentes sistemas operacionais, como o Mac ou o Windows

A digitalização de documentos importantes é um dos grandes avanços que a Intranet proporciona. Além de ser mais ecológico e evitar o uso excessivo de papel, no sistema da empresa o usuário consegue armazenar documentos. 

O sistema amplia o compartilhamento de informações ao permitir diferentes formatos de arquivos. Na Intranet podem ser salvo textos, imagens, vídeos e áudios. Além disso, documentos podem ser atualizados dentro do sistema. 

Assim, uma das principais vantagens é o armazenamento de informações importantes da empresa, o que facilita a comunicação entre setores. 

Por que usar a Rede Social Corporativa?

Sistema mais amplo, a rede social corporativa possibilita a adição de diversos setores e até filiais de outras cidades em um mesmo espaço. Dessa forma, grandes corporações que atuam em várias partes do país, por exemplo, conseguem manter contato. 

Além disso, a rede impacta de forma positiva ao diminuir o volume de reuniões da empresa. As pautas, por exemplo, podem ser discutidas dentro da rede em fóruns de discussão. Essa característica melhora aspectos ligados à produtividade e otimização do tempo. 

Outra redução que esses espaços de interação proporciona é em relação a troca de e-mails. Em vez de enviar vários e-mails para solucionar um problema, por exemplo, os colaboradores podem pensar em ações práticas no correio eletrônico. 

Hoje, com a pandemia, o trabalho remoto aumentou. A rede social corporativa também traz benefícios para esses sistema de trabalho. Nela, superiores conseguem entrar em contato com funcionário de qualquer lugar de forma interativa. 

Nesse mesmo espaço, as empresas podem adicionar os clientes. Esse processo agiliza a troca de informações sobre um projeto ou até mesmo proporciona um espaço mais rápido para os clientes solicitarem alterações, por exemplo. 

Essa comunicação com o cliente pode também ser uma forma de fechar contratos. Com um diálogo mais direto, o consumidor pode até mesmo ser fidelizado. 

De forma geral, cada um dos sistemas apresentam inúmeras vantagens para as empresas. Para escolher qual sistema adotar na empresa, é importante levar em consideração quais são as demandas atuais de comunicação da empresa. 

Uma estratégia que pode ajudar o seu negócio a fazer uma boa escolha e ter o contato com profissionais da área da tecnologia da informação. A 4infra te ajudará a fazer a escolha certa nesse momento. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais!


25 de agosto de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down