(031) 3195-0580
4infra

Data Protection Officer: você sabe o que é?

Data Protection Officer: você sabe o que é?

Você sabe o que é Data Protection Officer? Com novas regulações, é preciso se adaptar e garantir que a empresa atue em conformidade com as leis vigentes. Por isso, alguns cargos podem ser criados e alguns servidores podem ficar responsáveis por fiscalizar as novas leis.

É o caso do Data Protection Officer, responsável por colocar em vigor a LGPD (Lei Geral de Proteção aos Dados) na sua empresa. A lei foi criada no Brasil inspirada na GDPR (General Data Protection Regulation), primeira regulamentação criada para normatizar o tratamento de dados.

Para se adequar a LGPD, a empresa brasileira deve fazer due diligence sobre dados pessoais, possuir boas práticas de governança do tratamento, adotar medidas de segurança dos dados, ser certificada por auditoria especializada em LGPD e possuir um Data Protection Officer.

O que é Data Protection Officer?

Mas afinal, o que é Data Protection Officer? O DPO é o profissional responsável pela guarda dos dados da organização. Ele será responsável por aplicar boas práticas no tratamento dos dados e criar a estratégia das diretrizes empresariais. 

Esse profissional também será responsável por educar a organização em relação às necessidades da conformidade da lei, realizar auditorias internas e ser o ponto de contato entre a empresa e as autoridades da Agência Nacional de Proteção, que fiscalizam as boas práticas da organização.

O DPO deve ter como base a transparência e responsabilidade em sua atuação. Por lidar com muitos dados, é essencial que as práticas sejam guiadas de maneira ética e que os dados estejam alocados de maneira segura. 

Também é necessário que o DPO trabalhe de maneira integrada, de forma a entender os desafios da empresa e criar mecanismos que eliminem todas as brechas de segurança. 

Qual a importância de um DPO?

Hoje em dia, a segurança dos dedos empresariais é muito importante. Com diversos escândalos de vazamentos acontecendo no Brasil e no mundo, os clientes estão cada vez mais atentos com as consequências pessoais de um vazamento de dados.

Dados alocados de maneira insegura e com complicações éticas podem trazer crise para a empresa, prejudicar a imagem do negócio, afastar clientes e envolver a empresa em conflitos jurídicos possíveis de serem evitados.

Por isso, a presença de um DPO na empresa facilita com que o cliente sinta mais confiança nos serviços e entenda que há transparência e segurança nos processos do negócio. 

Como contratar um DPO?

Para atuar nesse cargo, o profissional precisa ter conhecimentos avançados sobre proteção de dados, compliance, legislação, visão geral e estratégica.

O DPO pode ser especializado em TI ou em compliance, mas algumas certificações podem ser exigidas, como o Privacy & Data Protection Essentials (PDPE)

A atuação é ampla, mas é necessário que o funcionário tenha habilidades complementares de direito, tecnologia, gestão de processos e administração, além de uma boa comunicação. 

O Data Protection Officer, entretanto, não precisa ser necessariamente um funcionário da empresa. A função pode ser terceirizada sem maiores problemas, já que pode ser difícil encontrar ou treinar um funcionário para que ele seja capacitado para a função.

Garantir a segurança de dados empresariais e processos transparentes e éticos é essencial, e para atingir esse objetivo, a presença de um DPO na empresa é uma boa ideia. 

Para diminuir os custos e manter a qualidade dos serviços, é possível terceirizar a posição. A 4infra pode te ajudar nesse momento. Oferecemos Consultoria em TI com qualidade e ajudamos nossos clientes a otimizar a performance e reduzir os riscos com vazamentos de dados. 

Agende seu contato e nossos profissionais estarão prontos para te ajudar!


24 de maio de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down