(031) 3195-0580
4infra

Dicas de especialistas para escolher antivírus

Dicas de especialistas para escolher antivírus

Ter um programa de antivírus é essencial para proteger seus dispositivos de vírus, malwares e arquivos maliciosos. Esse programa faz uma varredura completa na máquina, detectando e removendo os itens que podem ser prejudiciais ao seu bom funcionamento. Em meio a tantas opções, para escolher antivírus, atente-se à licença de uso e ao número de equipamentos em que o programa pode ser instalado.

Geralmente, o melhor antivírus é aquele que oferece proteção eficiente - e preventiva - para as máquinas. Contudo, vale ressaltar que citar marcas não é relevante, já que existem dezenas de antivírus que podem ser ideais em cada caso.

Por isso, para se decidir sobre o programa que mais atende às suas necessidades de proteção de dados, faça a leitura de todas as informações disponíveis de cada marca e atente-se às críticas dos usuários sobre elas. Além disso, procure saber sobre o desempenho do antivírus, para evitar que os dispositivos fiquem sobrecarregados, e se o software é fácil de ser interpretado, configurado e se disponibiliza treinamento para seu time de TI.

O que os especialistas dizem sobre antivírus

Sites como AV-ComparativesAV-TestDennis Technologies Lab e ICSA Labs, por exemplo, produzem relatórios que analisam de forma geral e detalhada diversos antivírus. Além disso, disponibilizam informações e novidades sobre os vírus existentes e sobre a capacidade dos programas.

Portanto, ficar de olho no que essas empresas têm a dizer sobre as marcas que você pleiteia é uma forma excelente de conhecer melhor todas as suas opções.

Vale lembrar que escolher antivírus não pode ser uma decisão baseada no "mais barato": o programa deve estar de acordo com suas necessidades e atender ao objetivo desejado. Em alguns casos, o uso de um programa gratuito pode não ser tão eficaz, visto que a versão paga pode oferecer alguns bônus e funcionar de forma completa.

A escolha também deve levar em consideração do uso dos dispositivos, em caso de uso doméstico ou empresarial. Os computadores corporativos merecem uma atenção redobrada, pois, no geral, têm dados sigilosos, estratégicos e indispensáveis ao crescimento da organização. 

Além disso, a versão paga disponibiliza a proteção em outros dispositivos, podendo ser instalado em outros computadores e em celulares ou tablets.

As principais funções do antivírus são: analisar, verificar, remover e reparar todos os danos causados pelos vírus em seu equipamento. Dito isso, existem alguns critérios que devem ser levados em consideração antes da decisão final: 

Tempo de licença

Cada programa possui uma especificação em relação ao tempo de assinatura, que pode variar entre meses ou anos. Quando a compra é efetuada, o usuário recebe uma chave de acesso que é responsável pela duração da licença de uso.

Versão

As marcas geralmente lançam diferentes versões do mesmo programa ao longo do tempo. Mesmo que, ao instalar, a versão seja do ano anterior, o programa ainda terá as mesmas vantagens e funções.

Quantidade de dispositivos

Alguns antivírus podem ser instalados em outros aparelhos a partir de uma única licença. A regra se aplica a até mesmo a celulares e tablets.

Benefícios extras

Alguns programas podem oferecer vantagens ao comprador. Suporte técnico, firewalls específicos e customização das configurações são alguns exemplos de serviços que os desenvolvedores podem apresentar.

Preço

O preço de um antivírus é, geralmente, um dos principais critérios de compra. Contudo, aquela velha máxima do "barato que sai caro" também se aplica aqui.

O comprador deve levar em consideração a sofisticação, usabilidade, duração e disponibilidade do antivírus. E, no final das contas, decidir se o preço compensa ou não.


Ainda tem dificuldade em escolher antivírus? Conte com os especialistas da 4Infra para essa tarefa! Atuamos em parceria com os principais antivírus do mercado e priorizamos a solução de melhor custo-benefício para você ou sua empresa. Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe.


28 de dezembro de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down