(031) 3195-0580
4infra

Diferenças entre antivírus grátis ou pago: qual a melhor versão?

Diferenças entre antivírus grátis ou pago: qual a melhor versão?

Escolher entre antivírus grátis ou pago para a proteção de computadores pessoais ou corporativos é uma necessidade urgente, pois pegar um vírus de computador não é algo raro. E, em meio ao risco iminente de ataques cibernéticos, torna-se essencial optar por uma solução tecnológica  que seja capaz de proteger sua rede. 

A principal vantagem do antivírus grátis é, realmente, o fato dele ser gratuito. Nas demais características, é perceptível que essa versão acaba apresentando apenas algumas funções básicas de proteção.

Apesar disso, para os usuários experientes, o antivírus grátis pode ser um grande recurso. Afinal, os "escolados" já conhecem os riscos e formas de infecção mais comuns, e sabem a maneira certa de aproveitar as funcionalidades da ferramenta, de modo que ela atue efetivamente na verificação e proteção da máquina. 

Para além dessas vantagens, muitos dos antivírus gratuitos também oferecem versões premium, pacotes adicionais, entre outras funcionalidades pagas.

Se o antivírus grátis funciona, por que optar por um pago?

Esse recurso de antivírus grátis, com vendas dentro do sistema, é conhecido como freemium (free + premium). Através desse modelo, em que a empresa libera apenas algumas funções gratuitas, há um indicador do óbvio: enquanto não são pagos, os antivírus grátis oferecem apenas a proteção mínima

Isso, claro, pode gerar um risco enorme ao seu aparelho, seja ele de uso pessoal ou corporativo. 

Além disso, por ser uma versão grátis e, posteriormente, acabar oferecendo versões pagas, muitas vezes o antivírus vai apresentar anúncios e propagandas vendendo essas outras opções. A publicidade também acontece pela necessidade de outras formas de monetização. Mesmo a curto prazo, isso pode ser uma grande desvantagem para seu uso. O aparecimento de pop-ups, por exemplo, pode ser um fator irritante - e conduzir ao erro de clique.

Dessa forma,  quem opta pelo antivírus grátis precisa observar as particularidades da situação, e da situação do seu aparelho, antes de bater o martelo. Isso porque em alguns computadores, devido ao sistema operacional desatualizado ou mais antigo, as versões gratuitas podem não ter o rendimento ideal para proteção. 

Então, é relevante verificar tais características. Para o checklist que pode te levar a tomar a melhor decisão, confira algumas dicas de especialistas!

Vantagens do antivírus pago

O antivírus pago oferece mais soluções em comparação à versão gratuita do programa. Como preza por proteger a privacidade em níveis avançados, se mostra uma ferramenta mais completa tanto para o hardware pessoal quanto para o corporativo.

Se, por um lado, a segurança pode até ser igual nos dois tipos de antivírus, no caso das opções pagas há muito mais recursos incluídos no pacote. O investimento também se paga através da garantia de proteção absoluta pela empresa fornecedora do serviço. 

O antivírus pago é normalmente utilizado em empresas ou grandes corporações, justamente por ofertar muito mais funcionalidades. Em suma, em lugares onde há uso de muitos computadores em uma mesma rede, a versão gratuita pode ser uma escolha suicida.

Nesse caso, ter antivírus pago é o ideal.  Afinal, trata-se de um contexto que necessita de mais segurança e recursos adequados - características não contempladas pelas ferramentas gratuitas. 

As vantagens do antivírus pago também podem ser vistas na atualização automática - o que, consequentemente, garante uma proteção mais consistente - e na usabilidade facilitada. Além de um suporte mais robusto, o antivírus pago também não enche a tela de pop-ups ou publicidade, fazendo com que a navegação pela ferramenta ocorra sem interrupções

Fica claro, portanto, que é preciso avaliar a sua situação específica de forma detalhada para encontrar as ferramentas de segurança adequadas. Com a persistência de uma indecisão, o ideal é que você realize uma consultoria personalizada com especialistas que  podem fornecer a melhor assistência e mostrar o caminho para a efetiva prevenção de riscos. 

 Em resumo, com a consultoria em TI, é possível ter um suporte mais rápido para a resolução das suas dúvidas, indecisões ou problemas. 

Está pronto para descobrir de vez a melhor versão para proteger seu aparelho? Então clique aqui e agende uma consultoria!


11 de março de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down