Errado quem pensa que está totalmente livre de erros na segurança de TI. Mesmo com a instalação de antivírus e outras ferramentas de proteção, o perigo está presente, tornando aconselhável manter o monitoramento da segurança.
A proteção dos dados e arquivos é um hábito que deve ser zelado pelo utilizador. E, para isso, existe uma área específica da tecnologia da informação.
Ela trabalha com o desenvolvimento de hardwares e softwares que protegem e evitam que as informações do usuário sejam invadidas e deletadas por invasores.
O que são os erros na segurança de TI?
Geralmente, os erros na segurança de TI são falhas cometidas pelos usuários – na maioria das vezes sem o devido conhecimento dos perigos – que fazem com que as informações fiquem mais vulneráveis a invasões e perdas.
Portanto, para evitar que esses casos aconteçam e comprometam a segurança do seu PC, nós separamos 5 dicas que podem te ajudar.
Veja a seguir:
#1 Tenha conhecimento básico sobre a segurança de TI
Garantir a proteção dos dados é muito mais do que ter um armazenamento extra ou um antivírus. É interessante, também, reconhecer os potenciais perigos e como garantir a proteção para o seu aparelho.
Então, busque ser claro ao expressar para toda a equipe a importância de proteger os dados e como, de fato, fazer isso. Além disso, pontue a quais riscos a empresa estará exposta caso o vazamento e perda de dados aconteça.
A segurança de TI dentro de uma corporação depende de uma colaboração conjunta, desde a conscientização até a execução dos procedimentos necessários.
#2 Crie políticas de proteção para os dados
Como nós já falamos, todo usuário corre o risco de perder dados em ciberataques. Levando isso em consideração, é indispensável o desenvolvimento de políticas de proteção. Mas, como fazer isso?
Definir uma política de proteção de dados consiste em concentrar o máximo de ferramentas da tecnologia da informação na melhoria da segurança – desde a proteção de fotos e vídeos até a armazenagem de dados e senhas. Depois disso, é só executar os requerimentos.
#3 Faça backup de arquivos regularmente
Quando o assunto é segurança da informação, realizar um backup – em outras palavras, armazenar e fazer uma cópia de arquivos importantes – é uma ação que precisa ser praticada periodicamente.
Nesse contexto, imagens, documentos, vídeos, banco de dados e senhas podem ser guardadas e em HDs externos e internos ou em serviços de armazenamento em nuvem.
O backup em nuvem, em especial, é um tipo de armazenamento que pode ser feito via internet e que, diferentemente do HD, não corre risco de quebra e perda total.
Com isso, as informações consideradas primordiais, tanto por usuários quanto pelas empresas, podem ser recuperadas com muito mais tranquilidade – e facilidade – caso haja ameaça de perda.
#4 Faça o monitoramento dos programas e softwares
A instalação de programas e softwares pode, muitas das vezes, vir acompanhada de ameaças cibernéticas. Entre essas ameaças se destaca o vírus de computador.
Eles agem de forma rápida e têm grande capacidade de diminuir a velocidade de execução dos programas e de vulnerabilizar o sistema operacional, além de deixar exposto dados particulares e importantes.
Por isso, é importante exercer o monitoramento dos programas e buscar sempre atualizá-los. Vale a pena, também, fazer uso de um antivírus.
#5 Contrate um serviço de TI terceirizado
Por fim, mas não menos importante, uma ótima solução para garantir a segurança de dados é contratar um serviço de TI terceirizado.
Às vezes, contratar especialistas em TI pode pesar no bolso, afetando principalmente o orçamento de pequenas e médias empresas.Mediante essa limitação, terceirizar a segurança de informação pode ser a luz que você precisava. Mas por que?
A terceirização de TI disponibiliza uma grande parte dos serviços que atuam e ajudam na proteção e otimização dos dados.
Para sua alegria e tranquilidade, a 4infra oferece o trabalho de terceirização de TI! Focando principalmente em core business, nós estamos inteiramente dispostos para ajudar a sua empresa no que precisar.
E aí, gostou das nossas dicas? Não se esqueça que é sempre importante ficar de olho na segurança dos dados.
Em caso de dúvidas, não deixe de nos consultar, entrando em contato com a nossa equipe!