(031) 3195-0580
4infra

Dicas para evitar erros na segurança de TI

Dicas para evitar erros na segurança de TI

Errado quem pensa que está totalmente livre de erros na segurança de TI. Mesmo com a instalação de antivírus e outras ferramentas de proteção, o perigo está presente, tornando aconselhável manter o monitoramento da segurança.

A proteção dos dados e arquivos é um hábito que deve ser zelado pelo utilizador. E, para isso, existe uma área específica da tecnologia da informação. 

Ela trabalha com o desenvolvimento de hardwares e softwares que protegem e evitam que as informações do usuário sejam invadidas e deletadas por invasores.

O que são os erros na segurança de TI? 

Geralmente, os erros na segurança de TI são falhas cometidas pelos usuários - na maioria das vezes sem o devido conhecimento dos perigos - que fazem com que as informações fiquem mais vulneráveis a invasões e perdas. 

Portanto, para evitar que esses casos aconteçam e comprometam a segurança do seu PC, nós separamos 5 dicas que podem te ajudar. 

Veja a seguir:

#1 Tenha conhecimento básico sobre a segurança de TI 

Garantir a proteção dos dados é muito mais do que ter um armazenamento extra ou um antivírus. É interessante, também, reconhecer os potenciais perigos e como garantir a proteção para o seu aparelho.

Então, busque ser claro ao expressar para toda a equipe a importância de proteger os dados e como, de fato, fazer isso. Além disso, pontue a quais riscos a empresa estará exposta caso o vazamento e perda de dados aconteça. 

A segurança de TI dentro de uma corporação depende de uma colaboração conjunta, desde a conscientização até a execução dos procedimentos necessários. 

#2 Crie políticas de proteção para os dados

Como nós já falamos, todo usuário corre o risco de perder dados em ciberataques. Levando isso em consideração, é indispensável o desenvolvimento de políticas de proteção. Mas, como fazer isso?

Definir uma política de proteção de dados consiste em concentrar o máximo de ferramentas da tecnologia da informação na melhoria da segurança - desde a proteção de fotos e vídeos até a armazenagem de dados e senhas. Depois disso, é só executar os requerimentos.

#3 Faça backup de arquivos regularmente

Quando o assunto é segurança da informação, realizar um backup - em outras palavras, armazenar e fazer uma cópia de arquivos importantes - é uma ação que precisa ser praticada periodicamente. 

Nesse contexto, imagens, documentos, vídeos, banco de dados e senhas podem ser guardadas e em HDs externos e internos ou em serviços de armazenamento em nuvem.

O backup em nuvem, em especial, é um tipo de armazenamento que pode ser feito via internet e que, diferentemente do HD, não corre risco de quebra e perda total. 

Com isso, as informações consideradas primordiais, tanto por usuários quanto pelas empresas, podem ser recuperadas com muito mais tranquilidade - e facilidade - caso haja ameaça de perda. 

#4 Faça o monitoramento dos programas e softwares

A instalação de programas e softwares pode, muitas das vezes, vir acompanhada de ameaças cibernéticas. Entre essas ameaças se destaca o vírus de computador. 

Eles agem de forma rápida e têm grande capacidade de diminuir a velocidade de execução dos programas e de vulnerabilizar o sistema operacional, além de deixar exposto dados particulares e importantes.

Por isso, é importante exercer o monitoramento dos programas e buscar sempre atualizá-los. Vale a pena, também, fazer uso de um antivírus. 

#5 Contrate um serviço de TI terceirizado

Por fim, mas não menos importante, uma ótima solução para garantir a segurança de dados é contratar um serviço de TI terceirizado.

Às vezes, contratar especialistas em TI pode pesar no bolso, afetando principalmente o orçamento de pequenas e médias empresas.Mediante essa limitação, terceirizar a segurança de informação pode ser a luz que você precisava. Mas por que?

A terceirização de TI disponibiliza uma grande parte dos serviços que atuam e ajudam na proteção e otimização dos dados.

Para sua alegria e tranquilidade, a 4infra oferece o trabalho de terceirização de TI! Focando principalmente em core business, nós estamos inteiramente dispostos para ajudar a sua empresa no que precisar.

E aí, gostou das nossas dicas? Não se esqueça que é sempre importante ficar de olho na segurança dos dados.

Em caso de dúvidas, não deixe de nos consultar, entrando em contato com a nossa equipe!


20 de março de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down