(031) 3195-0580
4infra

Perigos de se trabalhar em home office

Perigos de se trabalhar em home office

A tecnologia trouxe inúmeras possibilidades para o mundo moderno, dentre elas o de poder trabalhar remotamente. Hoje em dia, isso é visto como um privilégio, já que é muito mais cômodo aproveitar a estrutura da sua própria residência e ter flexibilidade de horário, além de evitar locomoções e o estresse do trânsito.

Essa situação já faz parte da realidade de muitos brasileiros que, por inúmeras razões, optaram pelos benefícios do serviço home office. Atuando como freelancers ou ligados a contrato de trabalho de alguma empresa, é preciso ter condições mínimas que permitam ao profissional executar todas as tarefas com qualidade e segurança.

O modelo remoto é muito inovador e, até mesmo, econômico. No entanto, muitos colaboradores apontam os riscos dessa forma de atividade, como misturar a vida profissional com a pessoal, não ter o controle das horas de trabalho ou postergar as tarefas que precisam ser feitas.

Contudo, um dos maiores perigos em home office é a segurança dos dispositivos. Muitos profissionais pensam que, só porque trabalham em casa, não precisam se preocupar com a proteção das informações. Na verdade, o cuidado com os equipamentos conectados à internet precisa ser considerado para evitar ataques e  perda de dados.

 

Prevenção no trabalho home office

 

Independentemente do seu tipo de negócio, se você utiliza uma rede remota, saiba que suas informações empresariais podem correr risco. É preciso estar atento a todos os detalhes para que nada seja perdido ou desviado.

Imagine que você precisa transmitir um recado para um colega que fica no mesmo prédio, mas em andar diferente. Você pode passar a mensagem pessoalmente, ligando ou indo até a pessoa. A chance de interceptação ou extravio da informação é praticamente zero. Por outro lado, os outros meios, como o e-mail ou a carta, podem ser lentos ou não chegar ao destino.

Assim acontece com a transmissão remota de dados por meios tecnológicos: se não houver um planejamento em segurança de TI, a informação pode não cumprir o seu objetivo.

Para que não haja roubos, sequestros de dados, vírus e outros ataques maliciosos em sua home office é preciso tomar algumas medidas que possam garantir a segurança do seu negócio.

 

Política de segurança

Se sua empresa não tem política de segurança, é hora de pensar nessa possibilidade. É preciso estabelecer regras claras para o uso de equipamentos de hardware e softwares, além de permissões e utilizações de senhas, entre outras práticas que possam blindar possíveis incidentes.

 

Trabalho de conscientização

Usuários com nenhum ou pouco conhecimento sobre a política de segurança da organização, e os perigos de trabalhar home office, abrem as portas para todos os tipos de ameaças.

Por isso é preciso conscientizar colaboradores sobre os riscos e as formas de proteger as informações dos ataques de hackers e outros cibercriminosos.

 

Controle dos dispositivos móveis

É comum termos vários dispositivos na empresa e todos devem estar igualmente protegidos. No entanto, se você precisa sair de sua home office levando um desses equipamentos, escolha aquele que tenha ferramentas de segurança mais adequadas e atualizadas.

 

Monitoramento do tráfego de rede

Já que a empresa vai permitir que celulares e laptops acessem a rede de fora da organização, o ideal é monitorar o tráfego para checar e identificar a localização de conexões com atividades maliciosas.

 

Proteção contra códigos maliciosos

Todo dispositivo utilizado pelo colaborador deve conter uma solução que detecta a ameaça de códigos maliciosos. Se o equipamento móvel, utilizado para acessar os dados corporativos, não pertence à empresa, existe um alto risco de contaminação do aparelho.

O recomendado é a utilização de um bom firewall. Ele cria uma barreira de defesa que bloqueia tráfegos indesejados, permitindo apenas a comunicação de usuários e aplicações autorizadas. Toda circulação de dados vinda da internet passa pelo filtro da ferramenta que assegura que nada que seja suspeito entre na rede interna da empresa.

Mesmo com tantos benefícios do home office, a questão da segurança não deve ser deixada de lado. Para evitar eventuais ataques oportunistas é importante ter uma rede de firewall bem desenvolvida por uma equipe técnica especializada em segurança digital.A equipe de consultores da 4infra pode te ajudar nessa questão. Entre em contato com a gente!


31 de maio de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down