Na era digital, tudo o que temos está protegido por senha: e-mail, redes sociais, acesso a conta bancária, sites de compra e outros serviços online. Além da dificuldade de memorizar um emaranhado de números e letras, ainda existe um grande risco de que essas informações confidenciais sejam roubadas.
Questões relacionadas à segurança na web tem sido assunto de discussão entre os usuários. Não é incomum vermos relatos de casos de compras que foram feitas de maneira ilegal, com o cartão de crédito da vítima, ou roubo de identidade em redes sociais, onde o cibercriminoso se passa pelo titular para pedir dinheiro ou extorquir informações.
Como lidar com tudo isso?
A solução para melhorar a segurança do usuário na internet pode estar na identificação biométrica. Ela é capaz de liberar acessos em vários ambientes apenas com o reconhecimento físico. Ou seja, apenas o dono da senha será realmente capaz de acessar os dados, porque a senha é, digamos, ele mesmo.
Características físicas ou comportamentais das pessoas se tornaram um eficiente mecanismo de identificação, reconhecendo o indivíduo por meio de características únicas, com olhos, palma da mão, digitais do dedo, voz ou íris.
Muitos negócios já aderiram a esse tipo recurso por conferir maior segurança, autorizando o acesso a inúmeros serviços online e também aos físicos, como catracas e acionamento de portas.
Atualmente, o uso de smartphones tem superado o do computador e notebook para conexão a web. Através dos dispositivos móveis é possível realizar, praticamente, todos os tipos de serviços em um único aparelho, que registra senhas e informações pessoais.
Muitas organizações já utilizam a biometria para a identificação de funcionários, colaboradores e clientes: caixas eletrônicos liberam transações financeiras reconhecendo a digital do dedo, estabelecimentos corporativos controlam o fluxo de pessoas com esse mesmo recurso. Alguns convênios médicos fazem uso da biometria para que pacientes tenham acesso a consultas e exames, impedindo que terceiros utilizem os serviços.
Os exemplos não param por aí. A possibilidade de utilizar o reconhecimento da íris já não é mais ficção. Alguns celulares, como o Galaxy S8 e S9 e os iPhone X, XR e XS, utilizam esse sistema biométrico para desbloquear o aparelho.
Com base nisso podemos observar a importância da biometria na identificação e controle de acesso na vida das pessoas. No futuro, muitos usuários não precisarão mais digitar login e senha para verificar seus e-mails. A permissão para utilizar a ferramenta se dará por meio de reconhecimento de voz.
Os dados biométricos substituem com mais segurança sistemas de autenticação convencionais, como senhas com letras e números, código PIN e cartões codificados.
Ok, sabemos que um cibercriminoso vai sempre buscar maneiras de violar bloqueios. Contudo, a biometria é única, ou seja, ninguém tem as mesmas características que você, tornando difícil sua reprodução e roubo.
Veja algumas vantagens da aplicação biométrica no mundo dos negócios:
O uso da identificação biométrica impede que pessoas mal intencionadas tenham acesso a dados importantes da companhia. O recurso contribui para a redução de ataques de hackers e malwares, eliminando as senhas, uma das portas de entrada de vírus, bots e outros.
O uso da biometria ajuda na diminuição de roubos de identidade, assegurando a privacidade de usuários e empresas.
As autenticações digitais podem ser utilizadas em várias funcionalidades na organização: controle de acesso, log-in em máquinas e computadores e uso de programas de transações financeiras. Todas essas atividades são monitoradas, dificultando que o funcionário burle os protocolos de segurança.
A biometria permite checar a produtividade dos colaboradores, informando quanto tempo foi gasto em assuntos relacionados a trabalho e quanto foi atribuído a outras finalidades.
Com o método da identificação biométrica é possível controlar os acessos a máquinas e serviços utilizados por cada usuário. Com isso é mais fácil gerenciar os investimentos em compra e manutenção de equipamentos.
É importante lembrar que, quanto mais controle de segurança a companhia tiver, menos despesas terá para combater e solucionar problemas.
Você tem interesse em implantar a identificação biométrica em sua empresa? Então, conte com a parceria da 4infra. Nossos consultores irão avaliar a solução mais adequada para o seu negócio.
Entre em contato com a gente!