(031) 3195-0580
4infra

A Internet das Coisas para os investidores

A Internet das Coisas para os investidores

Para quem ainda não conhece o termo IoT(Internet of Things), vamos brevemente explicar o significado. A Internet das Coisas é o poder de interação que os dispositivos possuem, através da internet, para comunicarem entre si. O objetivo desses dispositivos é automatizar as tarefas realizadas e facilitar as atividades que têm que ser feitas pelo ser humano.

Quando falamos de revolução tecnológica, estamos falando de IoT; até porque é o tema mais comentado deste assunto.

Um relógio smartwatch que se comunica com o celular é um exemplo destes aparelhos. Outro exemplo são os aparelhos de medicina que monitoram a saúde do paciente e enviam os dados em tempo real para o médico. Informando de qualquer problema que possa ocorrer antes mesmo de acontecer.

As finalidades da Internet das Coisas são as mais variadas, principalmente na indústria é de grande valor e só tem espaço a ganhar com a evolução dos aparelhos e dispositivos inteligentes. O ser humano vai ter, cada vez mais, facilidades com o mínimo de intervenção física necessária.

Segurança tecnológica

Muita gente tem medo que as máquinas passem a representar um perigo ao ser humano, através da aquisição de Inteligência Artificial. No caso dos dispositivos não é necessário ter esse medo, estamos muito longe desta situação. O cuidado que se deve ter é com os hackers que podem invadir um aparelho e controlá-lo contra a vontade de uma empresa ou residência. Teoricamente, esse mesmo invasor pode escutar conversas entre pessoas e até ativar a câmera remotamente.

Uma rápida solução contra toda esta gama de problemas é não deixar nenhum aparelho conectado à internet aberta e sim conectar todos através de uma VPN ou Rede Privada Virtual; mesma rede fechada utilizada em grandes empresas. Além de criptografar todos os dados e comunicações, esta rede mascara a localização dos aparelhos.

A IoT para os investidores do Brasil

A Internet das Coisas será um instrumento muito preciso para os investidores que buscam números em tempo real sobre aonde investir. Principalmente para quem deseja investir em empresas produtoras de produtos IoT; estas empresas estão em crescente ascensão no mundo.

Para a indústria da Medicina, os profissionais de saúde terão aparelhos para monitorar vários tipos de pacientes, incluindo os mais idosos e diabéticos. O número de mortes por falta de assistência médica preventiva será reduzido drasticamente.

Empresários já estão apostando em uma pulseira eletrônica com um serviço de assistência telefônica para idosos e já abriram até franquias ao redor do Brasil.

Eletrodomésticos inteligentes já existem e haverá um momento em que todos estarão integrados. Geladeiras com internet e tela, robôs aspiradores de pó, televisão que pode ser ligada através do celular,... São apenas alguns exemplos do mundo de coisas que ainda podem ser inventadas para o lar. Vale investir nas ideias novas relacionadas à Internet das Coisas e empreender.

Pensa em investir no Marketing Digital? Este é outro ramo que vai crescer absurdamente através de aparelhos IoT. Imagine uma vitrine que reconhece os gostos pessoais do visitante e mostra na entrada produtos que ele tem a intenção de comprar. Parece ficção científica mas é a realidade que estamos prestes a viver.

O Brasil pode passar a ser um polo tecnológico para produtos inteligentes. É necessário investir nas ideias de pessoas que estão criando voltadas para a tecnologia e inteligência artificial. O carro que dirige sozinho já é uma realidade, e com o surgimento desses carros, surge a necessidade de criar componentes para por nas ruas e fazer os carros funcionarem com perfeição.

Quem imaginaria que hoje em dia nem precisaríamos mais encostar o cartão de crédito na máquina e que poderíamos pagar uma conta com o celular?


13 de setembro de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down