(031) 3195-0580
4infra

O que é DevOps e quando usá-lo?

O que é DevOps e quando usá-lo?

O termo DevOps deriva da combinação das palavras “desenvolvimento” e “operações”. Significa uma mudança cultural que preenche a lacuna entre as equipes de desenvolvimento e operação em TI. Antes, era comum que elas funcionassem em departamentos diferentes.

A mudança de paradigma começou com as críticas ao modelo tradicional de desenvolvimento de software. Nele, pedia-se que os que escrevem o código ficassem separados dos que implantam e dão suporte a esse código.

Nesse sentido, o DevOps surgiu como a união entre as equipes de desenvolvimento, operações e também de apoio - como, por exemplo, o time de controle de qualidade. E essa mudança afeta, em geral, positivamente, a colaboração e integração entre as áreas em todas as partes de um projeto.

Como funciona o DevOps

O DevOps constitui um conjunto de práticas usadas para automatizar e integrar os processos entre o desenvolvimento de software e as equipes de TI. Dessa forma, podem criar, testar e liberar softwares de maneira bem mais rápida e confiável.

Ele se sustenta a partir de três pilares. O primeiro é a integração contínua, que traz facilidade à transferência de conhecimento e experiência entre as áreas agora integradas e envolvidas. 

O segundo é a implantação contínua, que propõe a liberação, de forma rápida e contínua, de novas versões de software ou serviços. Por fim, o terceiro é o feedback contínuo das equipes envolvidas em todas as etapas do ciclo de vida do produto.

Há quem defenda que o DevOps deve ser usado sempre, já que promete oferecer muitas vantagens, principalmente ao departamento de TI. As principais delas são: 

Redução de custos

Com o DevOps, vários aspectos do processo de desenvolvimento de software são otimizados, tais como a comunicação e o feedback entre as equipes. Há redução no tempo de execução das tarefas e da própria entrega, além de mais qualidade no produto final.

Essa característica afeta diretamente nos custos, pois os erros diminuem significativamente e recursos são poupados e redirecionados a outros projetos.

Mais segurança

Outra possibilidade do DevOps é rastrear e garantir a conformidade de código e manter o padrão de qualidade esperado dentro da segurança da informação. Quando isso ocorre, é certo que o processo está mais protegido contra ataques e invasões cibernéticas.

Mais confiabilidade

O DevOps também possibilita o registro e armazenamento de logs de desenvolvimento, com todas as alterações realizadas em código. A partir disso, quando um erro é identificado em uma produção, rapidamente pode-se rastreá-lo verificando os logs e, por fim, aplicar as correções. 

Além disso, algumas etapas e testes passam a ser automatizadas, garantindo a minimização de riscos com erros em produção. 

Maior colaboração entre equipes

O DevOps propõe uma integração que revoluciona a comunicação entre as equipes. Esse contato é fundamental para o sucesso do desenvolvimento de software, já que os times são formados por profissionais de áreas e conhecimentos diferentes.

Assim, os problemas gerados por falta de comunicação e envolvimento entre times são significativamente minimizados pela cultura do DevOps. Os colaboradores de departamentos diferentes desfazem barreiras, se aproximam e organizam melhor suas atividades, acompanhando as responsabilidades dos colegas e o andamento das atividades.

Em suma, o DevOps pode ser um grande passo para melhorar o desenvolvimento do produto final e aliviar problemas enfrentados pela área de TI. Se você quer saber como implementar essa cultura no setor da sua empresa, entre em contato com a 4Infra e acesse nosso blog para mais conteúdos interessantes.


17 de junho de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down