Você já parou para pensar nos benefícios que a fibra óptica traz para a vida? Isso, claro, sem contar as pequenas facilidades diárias que estão disponíveis a um toque de distância.
Ainda não pensou? Bem, nunca é tarde para fazer isso. 😉
Pessoas e empresas de diferentes setores estão adotando soluções inovadoras que melhoram a segurança, produtividade e o modo de se relacionar com o trabalho. Só pra ficar em alguns conceitos “do momento”, temos computação em nuvem, big data, tecnologia 5G e internet das coisas.
Parece maravilhoso, mas nada disso funcionaria se as conexões não fossem estáveis e velozes.
Com o avanço a passos largos dos serviços de telecomunicações, a tecnologia precisa se expandir no mesmo ritmo. O objetivo é garantir que sua expansão e seus processos de digitalização se conectem de forma mais inovadora. É aí que entra a fibra óptica.
Tecnicamente, as fibras ópticas são filamentos flexíveis produzidos em materiais transparentes. Muito fina, a ferramenta pode ter vários quilômetros de comprimento, sendo muito utilizada para transmitir dados.
Ué, mas a internet a cabo não faz a mesma coisa?
Sim e não. As duas modalidades têm a função de conectar equipamentos e trocar informações entre si. No entanto, a principal diferença está na estrutura, que pode influenciar na confiabilidade e na qualidade do serviço.
Enquanto a ligação convencional, feita com cabos de cobre, alumínio e revestimento de plástico, pode ligar sua TV, telefone e internet através de um modem e um decodificador, a fibra óptica vai transmitir luz modulada com informações digitais por longas distâncias.
Por ser de vidro ou plástico, a fibra óptica é estrutura que permite que uma fonte de luz seja transmitida de um lado a outro de maneira contínua, garantindo navegação rápida e segura para o usuário.
A cada ano o mercado tecnológico propõe tantas novidades que até perdemos a conta do que queremos ou devemos fazer para melhorar nossa infraestrutura de TI – seja para escritórios ou residências. Mas uma coisa é constante: a fibra óptica é sempre uma das formas mais interessantes de dar o primeiro passo rumo à atualização dos seus conectores.
Além disso...
Por ser feita de fios muito finos, a falta de espaço para instalações e novas conexões não é um problema. Na instalação convencional, os cabos de cobre utilizam tubulações e armários de distribuição. Já a fibra óptica é mais leve e flexível, podendo ser instalada, inclusive, em rotas já existentes.
A vantagem da fibra óptica em relação ao modelo tradicional é a segurança. O acesso aos cabos de cobre é mais frágil às invasões, possibilitando a invasão de contas, dados furtados e prejuízos.
Em contrapartida, a fibra óptica, por sua natureza, dificulta o ataque de invasores. Afinal, se quiser invadir a conexão, o hacker precisaria cortar o cabo que a gera, o que faz que o sinal da internet desapareça.
Outro ponto importante está relacionado à velocidade dos dados emitidos. Isso quer dizer que, ao assistir um filme no streaming, por exemplo, não haverá atraso ou lentidão de carregamento. A fibra óptica ameniza todas as interferências que prejudicam a qualidade da transmissão, pois o envio de dados chega a altíssima velocidade de até 200.000km/h.
Esse benefício é um mega diferencial para o bolso de quem investe em fibra óptica, já que a quantidade de energia para transmitir dados é relativamente menor. Assim, o consumo é diminuído, já que a ferramenta utiliza menos equipamentos para dar continuidade na transmissão de dados.
Uma das reclamações dos usuários em relação ao uso do Wi-Fi é a redução da qualidade do sinal quando o aparelho está longe do roteador. Com a fibra óptica isso dificilmente acontece.
Aliás, essa é a opção ideal para ambientes com vários cômodos e andares, pois a cobertura do sinal com fibra óptica é bem maior.
A interferência eletromagnética é um dos problemas nas instalações do cabo de cobre. Isso ocorre quando é gerado um campo magnético através da eletricidade que, com o passar do tempo, pode causar danos nos aparelhos elétricos e interferir na comunicação dos dispositivos.
Como a transmissão de dados da fibra óptica é realizada através da luz, tais interferências acabam sendo nulas.
E, pra completar, a instalação da fibra óptica é simples e fácil. Por ser mais flexível ela consegue aproveitar os espaços existentes, mesmo que sejam bem estreitos.
Você acha que a fibra óptica é a solução adequada para sua realidade? Para saber mais benefícios que ela pode trazer para sua infraestrutura de TI, entre em contato com a gente e fale com os nossos consultores.