Muitas empresas se perguntam por que ter uma Política de TI, acreditando que ela não viável ou mesmo necessária para o andamento do negócio. Porém, a falha de muitos gestores é exatamente não perceber que ter uma é a solução para diversos problemas operacionais.
Seja com os colaboradores operando no ambiente de trabalho, em home office ou em modalidade híbrida, a Política de TI é uma estratégia capaz de fazer com que exista um padrão de uso e de controle das tecnologias.
Dessa forma, além da empresa ganhar com vários benefícios, é possível ter fluxos de trabalho mais organizados na utilização das tecnologias, tanto quanto obter otimização do cotidiano.
Porém, é também preciso entender que a criação de uma Política de TI exige planejamento e cuidado na sua elaboração. Contudo, também podemos dizer que será um trabalho muito recompensado na dinâmica da empresa.
Por isso, vamos analisar a fundo o tema e conhecer seus benefícios e aplicação.
Quando falamos em política, neste sentido, estamos nos referindo a um conjunto de práticas e regras que são destinadas a determinar as melhores formas de utilização de uma plataforma ou ferramenta.
Assim, a Política de TI diz respeito às restrições, normas e regulamentos que indicam as formas adequadas e os limites de uso dos sistemas internos de uma empresa.
Afinal, a pergunta que norteia tudo isso é: você sabe como seus colaboradores utilizam, de fato, os sistemas de comunicação e demais serviços disponibilizados para o trabalho?
Se não existe uma Política de TI que regulamenta essa questão, a resposta para essa pergunta com certeza será não.
A ausência de uma Política de TI pode afetar desde a segurança das informações da empresa e de seus clientes, até mesmo diversas áreas da empresa, como a danificação de maquinário por mau uso.
Por isso, o foco central é exatamente esse: orientação dos colaboradores e usuários da empresa para o bom e mais proveitoso funcionamento dos sistemas, ferramentas e equipamentos dos fluxos de trabalho.
Dessa forma, além de permitir que a rotina não seja impactada por usos indevidos e não seguros, a Política de TI também será responsável por definir questões como:
Fica claro, então, que a relevância da Política de TI se estende também para a proteção e uso adequado de equipamentos, de segurança em níveis de dados de terceiros e prevenção a ataques cibernéticos e demais ameaças virtuais.
A seguir, elencamos as principais vantagens e benefícios alcançáveis através da instituição de uma Política de TI para o seu negócio:
A estruturação da política permite que a empresa administre de forma mais proativa os riscos à segurança da informação e digital.
Isso porque será possível trabalhar em ações de prevenção e elaborar planos de contingência de danos efetivos.
A segurança será trabalhada aqui em três pilares:
A política também permite que os processos e fluxos de trabalho se tornem mais claros e de amplo conhecimento dentro da empresa.
Afinal, além de estabelecer as formas de uso, limites e regras aos usuários, também dá o direcionamento para os colaboradores de acordo com a organização ou otimização que a empresa deseja.
Uma das principais consequências positivas no estabelecimento de uma Polícia de TI é o ganho em produtividade e agilidade dos fluxos de trabalho.
Através dela é possível eliminar ruídos de comunicação e o desalinhamento entre formas de trabalho entre os diversos setores do empreendimento.
Questões técnicas e operacionais do cotidiano que costumam andar desajustadas serão otimizadas, evitando problemas desnecessários, interrupções e atraso nas demandas dos colaboradores.
Todas essas vantagens são apenas uma parte dos benefícios de possuir uma Política de TI em seu negócio.
A amplitude de sua aplicação acaba por abraçar outros campos, como, por exemplo, a previsão de manutenção preventiva de equipamentos, que pode evitar que colaboradores ou setores inteiros fiquem impedidos de trabalhar.
Por isso, é essencial para a produtividade, segurança e bom andamento do seu negócio instituir uma Política de TI.
Sabemos que não é uma tarefa fácil, que demanda uma análise pormenorizada do negócio, tanto quanto das suas necessidades e especificidades.
Por essa razão, a recomendação é que você conte com o serviço terceirizado em TI da 4Infra. Enquanto a sua energia e a dos seus colaboradores executam tarefas essenciais, nossa equipe elabora sua Política de TI e presta todo o apoio e suporte necessários.
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