(031) 3195-0580
4infra

Razões para implantar TI híbrida na sua PME ainda em 2021

Razões para implantar TI híbrida na sua PME ainda em 2021

A TI pode ajudar com o controle de dados e incentivar o crescimento sustentável da  pequena e média empresa. Se seu negócio busca agilidade e flexibilidade nos processos, pode se beneficiar da TI híbrida. 

A TI híbrida é uma junção dos dois principais modelos para uso de tecnologia. A abordagem e requerimento dos serviços da empresa é armazenada parte em infraestrutura própria de hardware, parte em serviço de cloud computing (nuvem). 

A infraestrutura local, também chamada de On Premise, armazena e organiza todos os dados da empresa localmente, enquanto a infraestrutura em nuvem oferece escalabilidade e elasticidade, permitindo alterar, aumentar ou remanejar os serviços de maneira prática. 

A infraestrutura em nuvem tem três modelos possíveis: Saas (Software as a Service), IaaS (Infrastructure as a service) e PaaS (Platform as a service). A diferença de um modelo para o outro é que, no SaaS, o software de nuvem é vendido como um serviço que inclui infraestrutura e licenças, 

No modelo Infrastructure as a service, toda infraestrutura pode ser também contratada. Já o PaaS é uma plataforma completa, pronta para criar e gerenciar o aplicativo de controle de dados.  

Não importa qual seja o modelo de infraestrutura em nuvem escolhido. Com a junção da nuvem e da infraestrutura local é possível escolher manter informações sensíveis mais próximas da equipe de TI enquanto dados de processos produtivos podem ser armazenados em nuvem. 

Por que implantar TI híbrida? 

Segurança nunca é demais. Por isso, a junção de dois modelos de estrutura é uma boa opção para otimizar os processos. As principais vantagens do modelo híbrido são:

Flexibilidade de infraestrutura

O modelo híbrido oferece a infraestrutura On Premise juntamente com o serviço de nuvem. Como resultado, a estrutura fica maleável e pode ser adaptada às necessidades de cada negócio. 

Custo baixo

Além de não possuir custo elevado, a TI híbrida ainda oferece previsibilidade: é possível prever quais serão os custos da operação, alocando melhores recursos e garantindo um planejamento orçamentário eficaz. 

Automatização de processos

Automatizar a estrutura de TI fornece tempo extra para os servidores. Menos tarefas operacionais, mais ganho estratégico. Investir em um modelo que concentre os esforços no essencial gerencia tempo, dinheiro e energia. 

Modelo adaptado a home office

A estrutura em nuvem permite que o trabalho possa ser feito em home office sem perdas, já que é possível acessar os dados empresariais em qualquer lugar do planeta. 

Essa vantagem é especialmente importante em tempos de pandemia, que intensificou o fenômeno do anywhere office. Ainda assim, mantém o que é essencial alocado em um sistema físico, garantindo também mais segurança ao negócio.

Escalabilidade

O modelo em nuvem permite o aumento e remanejamento de armazenamento em poucos cliques. A TI híbrida não será uma barreira ao crescimento de sua PME - pelo contrário. 

Organização

Manter o controle de dados em On Premise local facilita a segurança e controle dos dados. 

Hoje não é mais preciso escolher apenas algumas vantagens de um modelo de TI. Com o modelo de TI híbrida é possível reunir mais benefícios em um só sistema e focar no desenvolvimento estratégico da empresa.

Para garantir o sucesso da estratégia, não esqueça de treinar os funcionários e escolher fornecedores de qualidade, com serviços eficientes e escaláveis. Converse com a 4infra e busque opções competitivas para sua PME!


30 de abril de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down